Advertisement
Advertisement

More Related Content

Slideshows for you(20)

Advertisement

Recently uploaded(20)

Advertisement

O gerenciamento em tempo real da manutenção centrada em confiabilidade mecânica

  1. Faculdade Pitágoras de IpatingaFaculdade Pitágoras de Ipatinga O GERENCIAMENTO EMO GERENCIAMENTO EM TEMPO REAL DA MANUTENÇÃOTEMPO REAL DA MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADECENTRADA EM CONFIABILIDADE Para obtenção do título dePara obtenção do título de Engenheiro MecânicoEngenheiro MecânicoAutor: Douglas Pinho Soares
  2. TEMA DA PESQUISATEMA DA PESQUISA • Manutenção centrada em confiabilidade (MCC) Reliability Centered Maintenance (RCM); • Gestão em tempo real; • Evoluções tecnológicas; • Aplicação das normas; • Trabalho em equipe; • Eliminação das falhas mecânicas.
  3. DELIMITAÇÃO DO TEMADELIMITAÇÃO DO TEMA • O que deve ser feito para aumentar a confiabilidade da manutenção mecânica de forma a aumentar o lucro da empresa? Vivemos em tempos de grande crise econômica em que muitas empresas do ramo metal mecânica têm buscado a redução de custos a fim de sobreviverem no mercado. Grandes partes dessas empresas têm gastos exorbitantes para manterem os equipamentos mecânicos funcionando de forma a aproveitar melhor a vida útil de suas peças. • Investimento na MCC podem reduzir os custos por perda de produção; • Principais conceitos e teoria da ferramenta MMC; • Como manter os equipamentos mecânicos funcionando de forma a aproveitar melhor a vida útil de suas peças;
  4. OBJETIVOSOBJETIVOS OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO:OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO: •Aumentar a confiabilidade da manutenção mecânica utilizando os recursos da gestão em tempo real para aperfeiçoar a produção. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS:OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS: •Aumentar a confiabilidade da manutenção mecânica com o intuito de reduzir o número de paradas de emergência; •Aumentar a precisão e a velocidade em detectar e corrigir as falhas nos equipamentos otimizando os custos com a manutenção mecânica; •Monitorar a produção da empresa em tempo real permitindo acompanhar as mudanças das variáveis do equipamento.
  5. PRESSUPOSTOS TEÓRICOSPRESSUPOSTOS TEÓRICOS Principais conceitos e normas: • Confiabilidade é a capacidade de um item de desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um intervalo de tempo (NBR 5462-1994); • NR-12 : As máquinas e equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva, na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, conforme as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais. Figura 01 – Exemplo de curva da banheira Fonte: BATALHA, 2008 Manutenção corretiva - é feita somente após a peça quebrar; Manutenção preventiva - é feita periodicamente em um prazo estabelecido. Manutenção preditiva - Feita por medições ou por controle estatístico que tentam predizer a proximidade da ocorrência da falha.
  6. PRESSUPOSTOS TEÓRICOSPRESSUPOSTOS TEÓRICOS Década de 80 Prancheta; Morosidade na informação; Maior risco de perda; Manutenção baseada no tempo. Atualmente Computador; Rapidez na informação; Menor risco de perdas; Manutenção baseada no planejamento. Gestão em tempo real A gestão em tempo real da MCC utiliza-se na maior parte do tempo a manutenção preditiva. A tendência é ser instalado nas máquinas um coletor que captura os dados de forma automática em tempo real. Com umas simples instalação utilizando a rede wi fi.
  7. PRESSUPOSTOS TEÓRICOSPRESSUPOSTOS TEÓRICOS Figura 02 – Tela da engenharia Fonte: Simplificando o gerenciamento da manutenção usando o MMS Plataforma virtual Dentro dessa plataforma, é possível se comunicar com outros usuários através de um sistema de colaboração, onde eles recebem alertas por computador e celular, com detalhes sobre os problemas. Desse modo os técnicos recebem orientação de como realizar o trabalho e as direções a serem tomadas. A rede de colaboração permite que eles mandem fotos do problema para outros técnicos e engenheiros auxiliarem na tarefa. (SCIUTOO, 2015)
  8. PRESSUPOSTOS TEÓRICOSPRESSUPOSTOS TEÓRICOS Trabalho em equipe • Deve haver melhorias na estrutura da empresa tanto em termos materiais como em termos humanos ; • A equipe de manutenção não deve esperar as peças quebrarem para poderem ser substituídas; • Todos devem participar da solução de algum problema da empresa. Importantes classificações de causas de falha são: 1. Falhas de projeto; 2. Defeitos de materiais; 3. Deficiências de processos de fabricação; 4. Erros de montagem ou instalação; 5. Condições de operações inadequadas; 6. Manutenção inadequada (procedimentos negligenciados); 7. Operação inadequada. (GEITNER, 2015) Figura 03 – Gráfico dos custos de perda de produção e custos De manutenção em função do nível de manutenção Fonte: Gestão financeira da manutenção. CÉZAR, 2005 Figura 03 – Gráfico dos custos de perda de produção e custos De manutenção em função do nível de manutenção Fonte: Gestão financeira da manutenção. CÉZAR, 2005
  9. CONSIDERAÇÕES FINAIS • A manutenção centrada em confiabilidade e a gestão em tempo real podem aumentar a disponibilidade dos equipamentos mecânicos. • Algumas normas devem ser seguidas e alguns fatores devem ser levados em conta como o trabalho em equipe voltado para a eliminação das falhas mecânicas para aumentar a vida útil das peças. • As boas práticas das técnicas da manutenção mecânica aliadas ao monitoramento em tempo real da produção podem caminhar rumo a excelência da qualidade dos produtos.
  10. REFERÊNCIAS Associação brasileira de normas técnicas. NBR 5462: Confiabilidade e mantenabilidade. Rio de janeiro: ABNT, 1994. BARACHO, Fernando. Gestão da qualidade total. Fundação biblioteca nacional. 2009. BATALHA, Mário Otávio. Introdução à Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. BAZZO, Walter. Introdução a Engenharia mecânica conceitos, ferramentas e equipamentos. Florianópolis: Editora da UFSC ed.2006. CAMPOS , V. F. T.Q.C. Controle da qualidade total (no estilo japonês).5ed. Rio de janeiro: Bloch Editores s.a. 1994. GEITNER, Fred. Análise e solução de falhas em sistemas mecânicos. Rio de Janeiro: Editora Elsevier ed. 2015. VIANA, Herbert. Planejamento e controle da manutenção. Rio de Janeiro: Qualitymark ed. 2002.
  11. MENSAGEM FINAL “A confiança é o maior patrimônio de qualquer empresa. Nada útil pode sobreviver sem ela.” Albert Schweitzer
Advertisement