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Curso Links Patrocinados- Intensivo

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Curso Links Patrocinados- Intensivo
Professora: Fernanda Oliveira

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Curso Links Patrocinados- Intensivo

  1. 1. Profª. Fernanda Oliveira @_dp6 Links Patrocinados®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  2. 2. Fernanda Oliveira atua no mercado de Web Analytics há mais de 6 anos, com passagens por grandes empresas como AgênciaClick Isobar e AG2. Possui vasta experiência em métricas, teste multivariável, links patrocinados e e-commerce. É Head de Business Intelligence na dp6. fernanda.oliveira@dp6 com. fernanda.oliveira@dp6.com.br www.linkedin. www.linkedin.com/fernanda.bianca fernanda.®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  3. 3. O que veremos hoje? Introdução Links Patrocinados Rede de Pesquisa x Rede de Display Como funciona o leilão do AdWords? Definição de KPIs e análise de abordagem do produto Estrutura de uma conta de LPs Estruturando uma campanha®2012 dp6 - todos os direitos reservados 3
  4. 4. Os mecanismos de Busca®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  5. 5. Os mecanismos de Busca®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  6. 6. Os mecanismos de Busca®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  7. 7. Os mecanismos de Busca®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  8. 8. Posições mais observadas no Google®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  9. 9. Posições mais observadas no Google LP®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  10. 10. Posições mais observadas no Google LP SEO LP®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  11. 11. Posições mais observadas no Google LP 1 44% 2 13% LP 3 9% Posição na busca 4 6% 5 5% Percentual 6 4% dos Cliques 7 3% 8 3% SEO 9 2% 10 3% >10 9%®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  12. 12. Links Patrocinados Descrição Sistema de anúncios onde a segmentação é feita através de palavras-chave, contexto ou canais e a veiculação é cobrada pelos cliques, definido em forma de leilão. Terminologias comuns SEM: Estratégias de SEO + Links Patrocinados. PPC: Anunciante paga apenas pelo clique. Benefícios Buscadores atingem ~90% dos internautas (Google ~85%), sendo a porta de entrada para a maioria deles. Através da sincronização da intenção de quem está buscando e a oferta do anunciante, uma campanha de links patrocinados bem gerenciada pode atrair tráfego barato aliado a uma ótima taxa de conversão. Nos Estados Unidos 12 estima-se que SEM é responsável por 36% das vendas feitas a novos clientes.®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  13. 13. O que é Search Engine Marketing?SEM É uma técnica de marketing aplicada aos mecanismos de busca que visa aumentar o grau de visibilidade dos websites, melhorando o seu posicionamento no ranking (SERP) para as palavras chaves específicas relacionadas. Inclusão Inclusão SEO Paga na Contextual Busca / PPC Paga/ PPC Principais características: Precisão nos Custo orientado Alto Grau de indicadores de ao resultado Segmentação performance KPI®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  14. 14. Conceitos Básicos • Impressões – quantas vezes os anúncios foram exibidos • Cliques – quantidade de cliques nos anúncios • Orçamento diário - Controla o quanto você quer gastar por dia na campanha • CPC – custo por clique • CTR – Taxa de Cliques (cliques/impressões) • CPM – Custo por Mil Impressões • CPC max – Até quanto estou disposto a pagar • CPC med – Quanto efetivamente paguei • CPA – Custo por Aquisição • Conversões – quantidade de usuários que realizaram ação desejada®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  15. 15. O que veremos hoje? Introdução Links Patrocinados Rede de Pesquisa x Rede de Display Como funciona o leilão do AdWords? Definição de KPIs e análise de abordagem do produto Estrutura de uma conta de LPs Estruturando uma campanha®2012 dp6 - todos os direitos reservados 15
  16. 16. Mais do que busca...®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  17. 17. Mais do que busca...®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  18. 18. A campanha de AdWords abrange as Redes de Pesquisa e de Display doGoogle. Redes do Google e mídias veiculadas Rede de Pesquisa Rede de Display Mídia de Texto Mídia de Texto Mídia Gráfica Mídia de Vídeo®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  19. 19. Google Adwords - Rede de Display Conjunto de sites pertencentes ao Google, parceiros de canal e todos os afiliados através da rede adSense. Alcance de mais de 85% dos usuários de Internet no Brasil. Dezenas de milhares de sites, alto alcance (escala) e Sites de Nicho (precisão) que exibem anúncios do Google.®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  20. 20. A Rede de Display do Google permite 2 tipos para Segmentação dasCampanhas: Segmentação Contextual e Site Pack. Rede de Display Contextual Targeting Placement Targeting®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  21. 21. O que difere Rede de Pesquisa e Rede de Display? Rede de Pesquisa X Rede de Display O que? Anúncio de texto Anúncio de texto, gráfico e vídeo pago por clique (CPC) paga por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM) Quando? Usuário está Usuário está buscando informações navegando em sites relevantes sobre seu produto / serviço sobre seu produto / serviço Como? Acionado através de Acionado através de palavras-chave contexto ou seleção de canais®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  22. 22. Google Adwords - Rede de Display Estratégias de Segmentação:®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  23. 23. Google Adwords - Rede de Display Segmentação Contextual Direciona anúncios baseados no conteúdo das páginas que estão lendo, utilizando uma poderosa tecnologia contextual.®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  24. 24. Google Adwords - Rede de Display Segmentação de Categorias Direciona seus anúncios para consumidores, baseados na categorização de milhares de sites e páginas.®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  25. 25. Google Adwords - Rede de Display Segmentação Manual de Canais – Site Pack Direciona anúncios para consumidores de acordo com a seleção de sites específicos da Rede de Display®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  26. 26. Google Adwords - Rede de Display YOUTUBE Opções de formato no Youtube®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  27. 27. Google Adwords - Rede de Display Orkut Opções de formato no Orkut®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  28. 28. O que veremos hoje? Introdução Links Patrocinados Rede de Pesquisa x Rede de Display Como funciona o leilão do AdWords? Definição de KPIs e análise de abordagem do produto Estrutura de uma conta de LPs Estruturando uma campanha®2012 dp6 - todos os direitos reservados 28
  29. 29. Como funciona o leilão do AdWords? Vamos começar imaginando um leilão simples, onde quem paga mais caro leva. Nesse formato não estamos garantindo que os anúncios que aparecem serão bons (já que quem estiver pagando mais é que vai veicular). Em função disso o Google criou o Indice de Qualidade, que é basicamente um índice que vai entrar na conta para garantir que sejam exibidos anúncios relevantes. Vamos ver do que é composto o Indice de Qualidade: Landing Page Relevância CTR®2012 dp6 - todos os direitos reservados 29
  30. 30. Como funciona o leilão do AdWords? Relevância (CTR) da palavra-chave e anúncio: Quão relevante é o seu anúncio e palavra-chave para a busca feita? Histórico da Palavra-Chave no Google e na conta do anunciante: Como foi o desempenho dessa palavra-chave no histórico de buscas do Google e na conta do anunciante? Qualidade da Página de Destino (Landing Page): Seu conteúdo é relevante para o usuário? Qual o tempo de carregamento desta página? Landing Page Relevâ ncia CTR Com o sistema que usa o Indice de Qualidade, o Google tenta beneficiar esses 3 caras: O próprio Google – Vai ter anúncios relevantes e atrair mais tráfego Anunciante – Poderá pagar menos se sua campanha for relevante Usuário – Vai encontrar o que está buscando mais facilmente®2012 dp6 - todos os direitos reservados 30
  31. 31. Como funciona o leilão do AdWords? CPC Máx. Indice de AdRank Posição do Qualidade anúncio A1 4 1 4 X 1 A2 3 Leilão Convencional 3 9 2 2 A3 2 6 12 1 3 A4 1 8 8 3 X O que o Google faz é um leilão que vai levar em conta o CPC e o Indice de Qualidade. Vamos multiplicar um pelo outro para obter o AdRank, que é o que será considerado para ver quem “ganha” o leilão. AdRank = CPCmax X Indice de Qualidade E como é calculado o CPC que cada um vai pagar? A Fórmula utilizada pelo Google é: 1 Preço = AdRank(do cara abaixo no leilão) / Indice de Qualidade 2 Veja o exemplo: P3 = 9/6 = R$1,50 P2 = 8/3 = R$2,70 3®2012 dp6 - todos os direitos reservados 31
  32. 32. O que veremos hoje? Introdução Links Patrocinados Rede de Pesquisa x Rede de Display Como funciona o leilão do AdWords? Definição de KPIs e análise de abordagem do produto Estrutura de uma conta de LPs Estruturando uma campanha®2012 dp6 - todos os direitos reservados 32
  33. 33. Definindo os KPIs - Indicadores de Performance FORMULÁRIO ENQUETE ROI PREENCHIDO RESPONDIDA VÍDEOS VENDAS ASSISTIDOS TELEFONE DOWNLOADS LEAD VISTO®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  34. 34. Análise do mercado e seu público®2012 dp6 - todos os direitos reservados 34
  35. 35. Ciclo de Compra®2012 dp6 - todos os direitos reservados 35
  36. 36. O que veremos hoje? Introdução Links Patrocinados Rede de Pesquisa x Rede de Display Como funciona o leilão do AdWords? Definição de KPIs e análise de abordagem do produto Estrutura de uma conta de LPs Estruturando uma campanha®2012 dp6 - todos os direitos reservados 36
  37. 37. Estrutura de uma conta de LPs Conta Campanha Grupo Palavras Anúncios®2012 dp6 - todos os direitos reservados 37
  38. 38. Estrutura de uma conta de LPs Coisas definidas em nível de conta: Conta = Anunciante – Ex: GM • Forma de pagamento • Budget diário • Data de início e fim • Fuso horário • Codificação de Links para Analytics Campanha = Categoria – Ex: Produtos Grupo = Subcategoria Caminhões Automóveis Marcas Náutica&Motor Palavras-Chave: Anúncios • Caminhões Usados • Carro zero • GM Vectra • Celta • Motor de Barco®2012 dp6 - todos os direitos reservados 38
  39. 39. Estrutura de uma conta de LPs O que pode ser definido em cada nível? Campanha Grupo Palavras Anúncios • Gasto diário • Região e Idiomas de Veiculação • Search Google / Search Parceiros / • Palavras chave •Título Conteúdo • Dispositivos • Tipo de • Descrição • Rotação de correspondência • Lance de CPC anúncios • URL de destino • Programação de • Lance de CPC • Status anúncios • URL de exibição • Data final da • URL de destino campanha • Status • Status • Status • Limite de Impressões • Padrão de entrega®2012 dp6 - todos os direitos reservados 39
  40. 40. Estrutura de uma conta de LPs - Configurações da Campanha O que pode ser definido em cada nível? É o valor máximo que cada campanha pode gastar diariamente. Campanha É possível definir o Pais/Território, Região/Cidade e o idioma de veiculação de sua campanha• Gasto diário• Região e Idiomas A segmentação de sua campanha poderá ser por rede pesquisa, porde Veiculação páginas de conteúdo ou por sites da rede Google.• Search Google / É possível definir entre Computadores e Laptops e entre iPhones e outros aparelhosSearch Parceiros / celulares com navegadores de Internet .Conteúdo Você pode mostrar com mais freqüência anúncios com melhor desempenho• Dispositivos ou exibir cada anúncio aproximadamente o mesmo número de vezes.• Rotação deanúncios É possível definir dias e horários específicos para a exibição de seus anúncios.• Programação deanúncios Alguém tem alguma dúvida?• Data final dacampanha O status de uma campanha pode ser Ativa, Pausada, Excluída, Pendente• Status ou Finalizada• Limite de É possível definir um limite de impressões diário, semanal ou mensal por grupo deImpressões anúncios ou por anúncio.• Padrão de entrega Pode ser Padrão (mostrar anúncios de forma uniforme) ou Acelerado (mostrar o mais rápido possível).®2012 dp6 - todos os direitos reservados 40
  41. 41. Estrutura de uma conta de LPs - Configurações de Grupo O que pode ser definido em cada nível? Grupo O lance de CPC se refere ao valor que você deseja pagar por um clique no seu anúncio • Lance de CPC • Status Cada opção de rede é ativada ou desativada. Se as configurações da sua campanha exigirem canais ou palavras-chave e esse grupo de anúncios não incluir canais ou palavras-chave, você verá a mensagem Nenhum selecionado.®2012 dp6 - todos os direitos reservados 41
  42. 42. Estrutura de uma conta de LPs - Configurações de Palavras O que pode ser definido em cada nível? É o termo que está sendo usado para a busca. Palavras Correspondência ampla é a configuração padrão para todas as palavras-chave. Todas as pesquisas feitas usando a sua palavra-chave (em qualquer ordem ou combinação) podem exibir o seu anúncio. Correspondência de frase restringe sua pesquisa, pois exige que as palavras apareçam em uma Ordem exata.• Palavras chave Correspondência exata restringe ainda mais a pesquisa, pois exibe seu anúncio quando a Frase exata é usada na pesquisa - sem nenhuma outra palavra antes, depois ou no meio.• Tipo decorrespondência -Correspondência negativa elimina frases pesquisadas para as quais você não deseja que o seu anúncio apareça, como barato ou grátis.• Lance de CPC O lance de CPC se refere ao valor que você deseja pagar por um• URL de destino clique no seu anúncio• Status URL de destino é para onde os usuários vão ao clicar no seu anúncio. Geralmente é mais eficaz direcionar os usuários imediatamente para uma página de destino na qual eles tenham mais interesse. O status de uma palavra chave pode ser Ativa, Pausada ou Excluída®2012 dp6 - todos os direitos reservados 42
  43. 43. Estrutura de uma conta de LPs - Configurações de Anúncios O que pode ser definido em cada nível? Anúncios A primeira linha do anúncio, que chama a atenção para o que ele trata. A mensagem a ser transmitida, que deve contar os benefícios de seu produto ou serviço. • Título • Descrição Para onde os usuários vão ao clicar no anúncio. Deve ser coerente com a mensagem • URL de destino exibida na descrição e título. • URL de exibição Não precisa ser o mesmo que o URL de destino, mas deve ser um URL real que faça parte do site. • Status Definir o status como Ativo, para que seja exibido, ou Pausado, para que não seja exibido.®2012 dp6 - todos os direitos reservados 43
  44. 44. O que veremos hoje? Introdução Links Patrocinados Rede de Pesquisa x Rede de Display Como funciona o leilão do AdWords? Definição de KPIs e análise de abordagem do produto Estrutura de uma conta de LPs Estruturando uma campanha®2012 dp6 - todos os direitos reservados 44
  45. 45. Planejando a estrutura da campanha Analise o site e veja quais são as categorias de produtos. Crie campanhas e grupos de anúncios para cada categoria.®2012 dp6 - todos os direitos reservados 45
  46. 46. Planejamento estratégico de Links Patrocinados permiteatingir objetivos de alta performance Opções de Veiculação Opções de Anuncio Métricas Rede de pesquisa Anúncio texto ROI X X X Rede de afiliados Anúncio gráfico CPA X X X Rede de conteúdo Anúncio vídeo CPC Gerenciamento Efetividade da mensagem Planejamento Landing Page de palavras Otimização Redação estratégica de orçamento ®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  47. 47. O planejamento pode ser complementado pela segmentaçãogeográfica Segmentação objetiva de links patrocinados: •atingir somente usuários de São Paulo®2012 dp6 - todos os direitos reservados 47
  48. 48. A programação horária e de dias de veiculação também sãoimportantes. Programação horária de links patrocinados: • veicular somente durante os dias úteis das 8h as 18h®2012 dp6 - todos os direitos reservados 48
  49. 49. Google Adwords - Extensões de Anúncios Locais - Torne seus endereços visíveis e leve visitas a suas lojas físicas - Seu endereço pode aparecer nos mapas e nos resultados do Google®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  50. 50. Exemplo de estrutura de conta®2012 dp6 - todos os direitos reservados 50
  51. 51. Palavras-chave Definem-se palavras-chave os termos que as pessoas pesquisam nos buscadores. Determinam quais pesquisas do Google podem acionar a exibição de seus anúncios. Distribui-se estas palavras em grupos específicos e para cada grupo, cria-se um ou mais anúncios. Seu anúncio é exibido quando uma de suas palavras-chave for procurada.®2012 dp6 - todos os direitos reservados 51
  52. 52. Palavras-chave 1- Correspondência ampla: palavra-chavePermite que o anúncio seja exibido em frases semelhantes e variações relevantes. 2- Correspondência de frase: "palavra-chave"Permite que o anúncio seja exibido para pesquisas que correspondam à frase exata. 3- Correspondência exata: [palavra-chave]Permite que o anúncio seja exibido para pesquisas que correspondam exclusivamente àfrase exata. 4- Correspondência negativa: -palavra-chaveImpede que o anúncio seja exibido para todas as pesquisas que incluam esse termo.®2012 dp6 - todos os direitos reservados 52
  53. 53. Palavras-chave - Correspondência ampla Essa é a opção padrão. Se o grupo de anúncios incluir a palavra-chave calçados tipo tênis, o anúncio será exibido quando a pesquisa incluir uma ou ambas as palavras (tênis e calçados), em qualquer ordem e, possivelmente, com outros termos. Os anúncios também podem ser exibidos para formatos no singular e no plural, sinônimos e outras variações relevantes.®2012 dp6 - todos os direitos reservados 53
  54. 54. Palavras-chave - Correspondência de frase Se você inserir a palavra-chave entre aspas, como "tênis esportivos", o anúncio será exibido quando um usuário pesquisar a frase tênis esportivos, com as palavras nessa ordem. Ele também poderá ser exibido para pesquisas que contenham outros termos, desde que incluam a frase exata especificada.®2012 dp6 - todos os direitos reservados 54
  55. 55. Palavras-chave - Correspondência exata Se você colocar as palavras-chave entre colchetes, como [tênis esportivos], o anúncio será exibido quando um usuário pesquisar a frase específica "tênis esportivos", nessa ordem e sem nenhum outro termo na consulta.®2012 dp6 - todos os direitos reservados 55
  56. 56. Palavras-chave - Estratégias Palavras-chave Negativas Negative as palavras-chave que não têm relevância. Palavras-chave Erradas Muitas pesquisas são feitas com erros de português. Use-as! Long Tail®2012 dp6 - todos os direitos reservados 56
  57. 57. Preparação dos anúncios de texto Agora que temos as campanhas, grupos e palavras definidas falta montar os anúncios. Como vimos anteriormente, é necessário que os anúncios sejam pertinentes em relação as palavras do grupo. Palavras Grupo Pertinência Anúncios®2012 dp6 - todos os direitos reservados http://support.google.com/adwords/?hl=pt-BR 57
  58. 58. Preparação dos anúncios de texto Procure utilizar no texto ou no título dos anúncios palavras-chave usadas no grupo de anúncio. Samsung 32’’ • Samsung TV • Tv 32 • [TV Samsung] • Tv 32 Polegadas • Televisão Samsung • Televisor 32 • Preço tv samsung • Comprar televisão 32 • Comprar tv samsung • Preço tv 32 polegadas®2012 dp6 - todos os direitos reservados http://support.google.com/adwords/?hl=pt-BR 58
  59. 59. Dicas Blog da dp6: http://www.dp6.com.br/ Por dentro do Adwords: http://adwords-br.blogspot.com/ Site SEM Brasil: http://www.sembrasil.com.br/ Google Discovery: http://googlediscovery.com/ Blog Google Varejo: http://googlevarejo.blogspot.com/®2012 dp6 - todos os direitos reservados
  60. 60. Fernanda Oliveira fernanda.oliveira@dp6.com.br www.dp6.com.br®2011 - todos os direitos reservados

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