Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Predicado

4,071 views

Published on

Conceito de predicado.

Published in: Business

Predicado

  1. 1. Predicado Prof. Diego José Prezia
  2. 2. Uma oração, geralmente, é dividida em duas partes, veja: O estranho armário foi comprado pela cliente da loja. Sujeito Predicado Estes termos são chamados de termos essenciais da oração.
  3. 3. O predicado se relaciona principalmente ao verbo, portanto de acordo com as características que a ação verbal assume, o predicado adquire classificações diferentes. Estas classificações são: Predicado Verbal Nominal Verbo- nominal
  4. 4. Predicado Verbal. O predicado verbal é constituído por um verbo de ação, chamado também de verbo significativo ou nocional. Veja: Clarissa ontem. verbo de ação. correu Portanto: Predicado Verbal: correu ontem.
  5. 5. Núcleo do Predicado Verbal. Como o predicado verbal, possui um verbo de ação, seu núcleo seria o próprio verbo. Todos os presentes da sala pensaram sobre assunto. Predicado. núcleo do predicado verbal.
  6. 6. Relembrando: Para identificar um verbo de ação, a dica é retirá-lo de uma frase/oração, geralmente, se a frase não continuar com um sentido básico, o verbo será classificado como verbo de ação. Afinal, o verbo de ação é o “vocábulo” que guia a maioria do sentido de uma oração. Veja: Carlos caiu ontem. Ao retirarmos o verbo de ação da oração, teríamos: Carlos ontem. Portanto, concluímos que “caiu” é um verbo de ação. verbo. Ou seja, a oração perde seu sentido total. Ou seja, a frase ao lado possui uma estrutura com sentido completo, possuindo sujeito, ação e um adicional de tempo.
  7. 7. Predicado Nominal O predicado nominal possui um verbo de ligação (chamado de verbo copulativo ou não-nocional) e, como o próprio nome diz, relaciona-se com o nome (substantivo, adjetivo, numeral, pronome), sendo o verbo apenas um acessório. No predicado nominal, também existe o predicativo, a palavra que completa o sentido de um verbo de ligação e que, geralmente, funciona como uma característica. Veja: O dia foi ótimo hoje. Predicado nominal verbo de ligação predicativo.
  8. 8. Núcleo do predicado nominal. O núcleo do predicado nominal é a própria característica, ou seja, o predicativo. O jardineiro permaneceu imóvel durante o exame físico. Predicado nominal. núcleo do predicado nominal
  9. 9. Predicativo O predicativo é a palavra que completa um verbo de ligação e funciona como uma característica, porém, localiza-se no predicado. Veja: Ana Maria está realmente feliz hoje. Predicado. predicativo (característica, qualidade ou defeito, no predicado).
  10. 10. Predicativo O predicativo pode ser: Advérbio: Ela estava bem. Adjetivo Antônia permanecia compreensiva. Numeral Eu sou o terceiro da fila. Pronome O chefe aqui sou eu. Substantivo Aquele homem ficou uma porta.
  11. 11. O predicativo somente pode ocorrer de duas formas: • PREDICATIVO DO SUJEITO (Quando a característica, qualidade ou defeito, refere-se ao sujeito da oração). Veja: Clara considerou-se muito amada. O terrorista explodiu a bomba preocupado. • PREDICATIVO DO OBJETO (Quando a característica refere-se ao objeto direto ou indireto da oração). Veja: Jennhypher comprou chocolate amargo. verbo transitivo direto O terrorista explodiu a bomba antiga. verbo transitivo direto
  12. 12. Relembrando Para identificar um verbo de ligação, a dica é retirá-lo de uma frase/oração. Geralmente, se a frase continuar com um sentido básico, o verbo será classificado como verbo de ligação. Afinal, o verbo de ligação é o “vocábulo” que apenas conecta o sujeito ao predicativo (característica). Veja: Carlos ficou aliviado com a notícia.  Ao retirarmos o verbo de ligação da oração, teríamos: Carlos aliviado com a notícia. Portanto, concluímos que “ficou” é um verbo de ligação. Ou seja, a oração ainda mantém parte de seu sentido original.
  13. 13. Verbos de ligação Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, andar, tornar-se, parecer, continuar etc. CUIDADO: Um verbo de ligação pode transformar-se em um verbo de ação, dependendo da oração. Exemplo: Maria andava feliz. (verbo de ligação). Laura andava na praça. (verbo de ação).
  14. 14. Predicado Verbo-nominal. O predicado verbo-nominal possui duas características dos tipo de predicados anteriores; neste predicado encontramos um verbo de ação (característica do predicado verbal) e um predicativo (característica de um predicado nominal). Clarissa correu apressada ontem. verbo de ação predicativo do sujeito Neste caso, os núcleos do predicado são dois: o verbo de ação e o predicativo.

×