Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Numerais

5,633 views

Published on

Numerais, sétimos.

Published in: Government & Nonprofit

Numerais

  1. 1. Numerais
  2. 2. NUMERAL Classe gramatical variável
  3. 3. Numeral X Algarismo Numeral : dez Algarismo: romano – X arábico - 10
  4. 4. Classificação: Tenho dez amigos íntimos. CARDINAL Indica quantidade Sou o primeiro aluno da classe. ORDINAL Indica ordem
  5. 5. Tomei meio copo de leite. (1/2) Fracionário Indica divisão Comi o dobro do que devia. (2 vezes) Multiplicativo Indica multiplicação
  6. 6. UM(artigo) X UM(numeral) Tenho um amigo e você, dois. (=quantidade) Numeral Um dia (qualquer) estava no jardim e avistei uma borboleta Artigo
  7. 7. NUMERAL Numeral é a classe de palavras que da a quantidade, posição, fração e a multiplicação dos substantivos.
  8. 8. Numerais cardinais Numerais cardinais indicam, especificamente, uma quantidade geral. •Três alunos passaram na USP.
  9. 9. Numerais coletivos Numerais coletivos indicam um conjunto, uma quantidade específica, apenas através de uma palavra. •Uma dúzia de ovos. •Uma dupla de alunos.
  10. 10. Numerais fracionários Numerais fracionários indicam uma parte, um pedaço de um todo. •Ele comeu dois terços de sua maçã.
  11. 11. Numerais multiplicativos Numerais multiplicativos indicam um acréscimo à quantidade natural do substantivo. •Havia o dobro de palavras.
  12. 12. Numerais ordinais Numerais ordinais indicam uma sequência, ordem específica. •Recebeu seu primeiro salário após um mês de trabalho duro.
  13. 13. •Assim como as outras classes gramaticais, os numerais possuem, em alguns casos, flexão de gênero.
  14. 14. Flexão do numeral Cardinais: -um, dois e os que indicam centenas a partir de duzentos, variam em gênero. Tenho um (a) amigo (a). Tenho duzentas folhas de papel. -Terminados em ão variam em número. um milhão, seis milhões. Os demais são INVARIÁVEIS
  15. 15. 1. Os numerais cardinais um, dois e as centenas a partir de duzentos são flexionados em gênero. Ex.: Um menino e duas meninas foram premiados. Ex.: Uma menina e dois meninos foram premiados. Ex.: Exportamos quinhentos quilos de minério de ferro. Ex.: Exportamos quinhentas toneladas de minério de ferro.
  16. 16. 2. Ambos, substituindo o cardinal dois, flexiona-se em gênero, concordando com o substantivo. Ex.: Ambos os alunos estavam presentes. Ex.: Ambas as alunas foram premiadas.
  17. 17. Ordinais: Variam em gênero e número A oitava nadadora de nossa equipe chegou em vigésimo terceiro lugar
  18. 18. 3. Todos os numerais ordinais variam em gênero. Ex.: primeiro, primeira / segundo, segunda / oitavo, oitava / vigésimo, vigésima.
  19. 19. Multiplicativos: Flexionam-se em gênero e número quando usados como adjetivo e não se flexionam quando usados como substantivo: O carteador costuma fazer apostas duplas e triplas. (valor de adjetivo) Esta empresa produziu o triplo do ano anterior. (valor de substantivo)
  20. 20. Fracionários: Variam em número de acordo com os cardinais que expressam a quantidade das frações: O rapaz pagou um terço da dívida. cinco quartos
  21. 21. ATENÇÃO!!! •O numeral fracionário MEIO (=1/2) concorda em gênero e número com o substantivo ao qual se refere: O horário do vôo é meio-dia e meia (hora). MEIO (= um pouco) é invariável A menina estava meio insegura.
  22. 22. O fracionário meio concorda em gênero com o substantivo a que se refere. Ex.: Comprou meio quilo de arroz. Ex.: Comprou meia tonelada de arroz. Ex.: Completou a corrida em dois minutos e meio. (dois minutos e meio minuto) Ex.: Completou a corrida em duas horas e meia. (duas horas e meia hora)
  23. 23. OBSERVE: A notícia foi dada em primeiríssima mão. Há numerais que podem se flexionar em grau quando se quer dar ênfase a uma idéia. O Corinthians caiu para a segundona.
  24. 24. Algumas flexões em número
  25. 25. Flexão de Número 1. Os cardinais milhão, bilhão, trilhão, etc. flexionam- se em número. Ex.: um milhão, dois milhões / um trilhão, cinco trilhões. 2. Os ordinais variam em número. Ex.: o primeiro, a oitava / os primeiros, as oitavas. 3. Quando acompanham substantivos, os multiplicativos flexionam-se em número, concordando com o substantivo. Ex.: Ele tomou um suco duplo. Ex.: Ele tomou dois sucos duplos. 4. Os fracionários variam em número, concordando com os cardinais que os acompanham. Ex.: um terço, um quinto / dois terços, três quintos
  26. 26. Emprego dos numerais: Algarismos romanos colocados após as palavras PAPA, SÉCULO, REIS até o dez, serão sempre lidos como ORDINAIS. Do onze em diante, como CARDINAIS: Papa João Paulo VI (sexto) Papa Bento XVI (dezesseis) Obs: Se vierem antes, serão sempre lidos como ORDINAIS. Esse é o XI capítulo (décimo primeiro)
  27. 27. •Na numeração de LEIS, DECRETOS, AVISOS, CIRCULARES, PORTARIAS e outros textos oficiais com algarismos arábicos, são lidos como numerais ORDINAIS até o nono e como CARDINAIS a partir do dez: •O governo baixou a portaria 8ª. (oitava) •Conforme o artigo 15 (quinze), não houve infração.
  28. 28. •Numeração de páginas, folhas, textos, casas, apartamentos são lidos como CARDINAIS: Releiam a página 12. (doze). Moro na casa 4. (quatro). Obs: Se o algarismo vier antes do substantivo, é lido como ORDINAL. Li a 6ª (sexta) folha do jornal.
  29. 29. •Emprego dos Cardinais e Ordinais 1. Quando antepostos ao substantivo, empregam-se os numerais ordinais, que concordarão com esse substantivo. Se estiverem pospostos ao substantivo, usam-se os numerais cardinais, que concordarão com a palavra número (subentendida). Ex.: segunda casa ou casa dois; Ex.: décima quinta cabine ou cabine quinze; Ex.: décima primeira vaga ou vaga onze; Ex.: III Salão do Automóvel (terceiro); Ex.: II Maratona Estudantil (segunda); Ex.: VIII Copa do Mundo (oitava).
  30. 30. Quando se quer fazer referência ao primeiro dia do mês, deve-se utilizar o numeral ordinal. Ex.: primeiro de maio, primeiro de abril
  31. 31. Leitura do numeral a.A leitura do numeral antes do substantivo será ordinal: X volume - décimo volume; XX página - vigésima página. b.A leitura do numeral depois do substantivo será ordinal de 1 a 10: volume X- volume décimo; página XX - página vigésima. c.A leitura do numeral depois do substantivo será cardinal de 11 em diante: pauta XII - pauta doze; século XX - século vinte.
  32. 32. Escrita do numeral É raro esse item ser incluído nas gramáticas. E quando você encontra, difere do usual encontrado, inclusive em pareceres judiciais. O português corrente usualmente pontua com vírgula as classes que não possuam “acompanhantes (outras classes)” e acrescem a aditiva E para as “que acompanham”: A norma culta recomenda unir só com aditiva “E” as classes que se acompanham entre si e dentro da classe. Mil duzentos e trinta e cinco reais e quarenta e cinco centavos.

×