Como Implantar Gestão de Responsabilidade Social Empresarial

4,514 views

Published on

PALESTRA MINISTRADA NO VI FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E CULTURAL

Published in: Business
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,514
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
24
Actions
Shares
0
Downloads
200
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como Implantar Gestão de Responsabilidade Social Empresarial

  1. 1. MAISO DIAS maiso@dialogusconsultoria.com.br
  2. 2. Empresa inovadora que nasceu da necessidade de se trabalhar a Responsabilidade Social Empresarial inicialmente no Ceará. Segundo o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, a Dialogus Consultoria é a primeira e única consultoria organizacional especializada em RSE
  3. 3. MISSÃO: “Promover a Responsabilidade Social, aperfeiçoando os modelos de gestão das organizações através de práticas sustentáveis e do engajamento de seus públicos de interesse, conquistando, assim, os melhores resultados e uma maior valorização da marca.”
  4. 4. ALGUNS DOS SERVIÇOS: Relatório de Sustentabilidade Planejamento. Estratégico com foco em Sustentabilidade Programa de Voluntariado Corporativo Implementação de Políticas de RSE Gerenciamento de Marketing Verde Elaboração do Código de Ética
  5. 5. Governo Acionistas Organização Consumidores Público Interno
  6. 6. “É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
  7. 7. Comunidades Público Interno Acionista STAKEHOLDERS Parceiros Fornecedores Clientes
  8. 8. “ É a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de comportamento ético e transparente com seus públicos de interesse.”
  9. 9. O termo stakeholder (que poder ser traduzido como “parte interessada”) designa uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização e cujas decisões e atuações possam afetar, direta ou indiretamente, essa mesma organização.
  10. 10. Diálogo e interação entre as partes Desenvolvimento sustentável PLURAL SUSTENTÁVEL DISTRIBUTIVA TRANSPARENTE Efeito multiplicador Divulgação de ações e resultados
  11. 11. “Satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazer as suas necessidades.” Relatório de Brundtland
  12. 12. Social Socioeconômico Socioambiental Econômico Ecoambiental Ambiental
  13. 13. • Século VII - Ações sociais das Santas casas de misericórdia; • Década de 60 – Carta de princípios do dirigente cristão de empresas; • Década de 70 – Ditadura militar; • Década de 80 – IBASE (Instituto brasileiro de análises sociais e econômicos); • Década de 90 – Criação do Ethos, Fundação Abrinq, Instituto Akatu; • Década 2000 – Encontros da ONU.
  14. 14. 1.Crescente conscientização e atuação da sociedade civil 6. Aumento das exigências dos órgãos governamentais 2. Aumento das iniciativas de RS na comunidade internacional (Pacto Global, ISO 26000, ODMs, etc) 5. Aumento da pressão da mídia, atendendo expectativas do público, com denúncias sobre empresas socialmente responsáveis. EMPRESA 4. Crescente exigência, por parte das grandes companhias, para que seus fornecedores adotem práticas de RS 3. Crescente preferência dos consumidores por produtos ou serviços elaborados por empresas socialmente responsáveis
  15. 15. Desafios da Gestão Sustentável
  16. 16. Encarar os grandes temas Questionar o que sua empresa está fazendo hoje para garantir as gerações futuras nos aspectos sociais, econômicos e ambiental, é o primeiro passo rumo à sustentabilidade.
  17. 17. Concentrar-se no Core Business Empresas fazem mais diferença, quando inserem a sustentabilidade no cerne de sua estratégia de negócios.
  18. 18. Entregar valor ao cliente Oferecer produtos e serviços com atributos socioambientais, além de um bom desempenho, transformam desafios em oportunidades de
  19. 19. Deixar de ser generoso para ser genuíno Ser solidário pode ser também um ato sistemático e consciente, deixando de ser pontual e altruísta.
  20. 20. Pensar no todo e não na parte Quem toma a sustentabilidade apenas pelas partes, enfrenta mais riscos e perde oportunidades de negócios inovadores.
  21. 21. Sustentar o discurso na prática Incluir o adjetivo “sustentabilidade” na comunicação pode ser até fácil, o difícil é rever todos os processos e investir em P&D.
  22. 22. Contar primeiro aos funcionários Antes de querer aumentar a visibilidade de sua empresa, conte com o apoio dos seus funcionários.
  23. 23. Engajar os Stakeholders O conhecimento está por todos os lados, possibilitando os ganhos também.
  24. 24. Romper com a inércia Ações sustentáveis exigem sair do lugar comum, sugerem novo jeito de pensar e agir.
  25. 25. Envolver líderes Não somente o empreendedor fundador, mas todos os demais líderes precisam aderir à causa para que a mudança de fato aconteça.
  26. 26. Ranking das empresas mais sustentáveis: 2006 – Ambev 2007 – Accor 2008 – Natura 2009 – Walmart 2010 – Alcoa 2011 – Unilever 2012 – Anglo American
  27. 27. Passos para implantação da Responsabilidade Social
  28. 28. Conscientize os empresários da importância da Responsabilidade Social
  29. 29. Envolva os funcionários na colaboração da nova cultura
  30. 30. Integre o sistema de gestão da Responsabilidade Social à estratégia da empresa
  31. 31. Obtenha o compromisso de toda a empresa
  32. 32. Analise a situação atual da empresa quanto às práticas socioambientais
  33. 33. Elabore um Plano de Ação
  34. 34. Elabore um Plano de Ação com seus indicadores
  35. 35. Avalie o Plano de Ação
  36. 36. Implante a melhoria contínua das Políticas de Responsabilidade Social
  37. 37. 1 0 Comunique aos públicos de interesse
  38. 38. Diagnóstico de Responsabilidade Social
  39. 39. Empresa x Banco de Dados
  40. 40. Vamos à prática!
  41. 41. ISO 26000 Balanço Social Pacto Global SA 8000 Objetivos do Milênio
  42. 42. www.ethos.org.br – Instituto Ethos www.akatu.org.br – Instituto Akatu www.balancosocial.com.br – Balanço Social www.ideiasustentavel.com.br – Ideia Sustentável (Ricardo Voltolini) www.voluntariosonline.org.br – Voluntariado www.ofuturoquenosqueremos.org.br – Rio+20 www.envolverde.com.br – Envolverde www.ecodesenvolvimento.org – EcoDesenvolvimento www.planetasustentavelabril.com.br – Planeta Sustentável www.mundosustentavel.com.br – Mundo Sustentável ( André Trigueiro) www.globalreporting.org - GRI
  43. 43. “Não existe empresa bem sucedida em sociedade falida” Fernando Almeida Presidente Executivo do CEBDS
  44. 44. /dialogusrse @dialogus_rse www.dialogusconsultoria.com. br (85) 3181-0086

×