Projeto curso drogas

3,157 views

Published on

Atividade direcionada sobre DROGAS e PREVENÇÃO na EM Nazira Anache

Published in: Education
1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,157
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
121
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto curso drogas

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL NAZIRA ANACHE PROJETO: Prevenção do Uso de Drogas na Escola •Carolina Ortiz Vieira Prestano •Elaine Antunes Villalba da Silva •Fátima Aparecida dos Santos
  2. 2. APRESENTAÇÃO • Através do convívio diário conhecemos não só o aluno, mas o meio em que vive. O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas, adquirir informações sobre o assunto com o objetivo de desenvolver ações preventivas envolvendo a comunidade escolar e visualizar o contexto em que nossos alunos estão inseridos, uma vez que estamos situados em uma área de risco e de grande vulnerabilidade social. • A região que a escola esta situada é uma área com poucos atrativos saudáveis para a vida de uma criança ou adolescente, como atividades esportivas, culturais e de lazer de um modo geral. Por isso, o projeto visa também proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a temática e incentivá-los a participar das atividades que a escola oferece nos finais de semana no projeto escola aberta.
  3. 3.  Com base no questionário que fizemos com os alunos inicialmente, constatamos que muitos já tiveram contato com as drogas ou conhecem alguém que é usuário, isso reforça a questão de realizarmos ações para informar o aluno sobre os malefícios do vício, buscando conscientizar toda a comunidade escolar.
  4. 4. O QUE PODEMOS CONSIDERAR COMO DROGAS?  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS 1981), são definidas como drogas de abuso aquelas substâncias com ação no cérebro, que alteram o seu funcionamento e consequentemente o comportamento, podendo levar à dependência. Podemos destacar entre as mais conhecidas o álcool, o tabaco, a cocaína, o crack e a maconha. Essas por sua vez são chamadas de drogas psicotrópicas.
  5. 5. • De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas (CEBRID), o número de usuários de drogas vem aumentando nos últimos anos em nosso país. Há cerca de 20 anos, 15% dos jovens brasileiros usavam ou tinham usado drogas. Esse número subiu para 25% em 2001, sendo que destes, estimava-se que 1,5% eram dependentes. Observa-se também, nos últimos anos, uma redução da idade para o início do uso de drogas.
  6. 6. OBJETIVOS • Objetivo Geral Prevenir e conscientizar quanto ao uso de drogas entre as crianças e os adolescentes.
  7. 7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Sensibilizar a comunidade escolar para a abordagem da questão; Propor o diálogo entre pais e filhos com o intuito de resgatar valores que propiciem a valorização; Envolver a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência; Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e, a prática da violência nas escolas;
  8. 8. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola, promovendo o desenvolvimento de valores positivos;  Sensibilizar os pais e os educadores para o trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência;  Fortalecer a autoestima das crianças e dos adolescentes;  Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que desenvolvam estilos de vida saudável;  Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.  Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.
  9. 9. METODOLOGIA • Socializando o projeto na comunidade escolar: no primeiro momento conversar com a direção, expor o projeto e seus objetivos, definir a turma que participará do projeto. Conversar com os coordenadores para conhecer as experiências que eles já tiveram com alunos usuários de drogas e divulgar o projeto. • No segundo momento: reunir-nos com os professores da turma escolhida para expor o projeto (Reunião Pedagógica 19-04).
  10. 10. VÍDEOS - Quando falta calor - A escolha de Thalia - Como fazer? - Os quatro fantásticos - A aula imita a vida Os vídeos foram escolhidos, pois abordam situações que podem ocorrer no ambiente escolar, problemas envolvendo o uso de drogas, como alguns professores reagem em determinadas situações e como realizar ações preventivas. •
  11. 11. Elabore um plano voltado para a temática do projeto com as seguintes sugestões: •Português - Linguagem e grupos sociais •Matemática - Gráfica e estatística sobre o uso de drogas •História - O contexto histórico do uso de drogas (ex: como os índios utilizam algumas ervas alucinógenas em seus rituais). •Geografia - Quais países se destacam pelo tráfico de drogas •Ciências - Os efeitos das drogas no organismo •Educação Física - Vida saudável •Artes - Grafite (história e arte) •Inglês - Cartazes (prevenção)
  12. 12. Etapa 3 •Implementação das ações preventivas com o apoio dos professores responsáveis pelo projeto. Etapa 4   •Encerramento das atividades com exposição do material confeccionado na FENARTE.
  13. 13. “Agradecemos a participação de todos, não seria possível realizar este projeto sem a colaboração da comunidade escolar.”

×