08 slides slideshare metodologias de soluções em logística operacional

343 views

Published on

Nesse Trabalho iremos apresentar como exemplo o Frete. As duas Metodologias que acredito ajudam a Solucionar o cálculo de Frete.
O leitor poderá fazer a sua experiência, tanto na Pesquisa Operacional como Project Model Canvas, e depois peço a gentileza de enviar os seus comentários..
A Metodologia, Pesquisa Operacional, que a Logística passa a utilizar como método para a Solução de Problemas, pode ser utilizado em vários Processos Operacionais, inclusive no cálculo de Custo do Frete.

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
343
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

08 slides slideshare metodologias de soluções em logística operacional

  1. 1. No artigo publicado pelo colega e também Consultor, Marcos Aurélio da Costa, A agonia do Frete no Brasil, postado no meu site: http://www.universidadelogistica.com.br, fiz comentário onde apresento: “Recomendações para se chegar ao Cálculo Ótimo de Frete”. Aqui iremos tratar como exemplo o Frete. Faço referências a duas Metodologias que podem ajudar na Solução do cálculo de Frete; que são: Pesquisa Operacional e Project Model Canvas. A Metodologia, Pesquisa Operacional, que a Logística passa a utilizar como método para a Solução de Problemas, pode ser utilizado em vários Processos Operacionais, inclusive no cálculo de Custo do Frete.
  2. 2. A vantagem da utilização da Pesquisa Operacional para determinar a melhor alocação de vários tipos dos insumos que compõe para o cálculo de Custo do Frete está à possibilidade da realização de simulações de situações reais, antecipando o conhecimento dos potenciais resultados, probabilidades e variações para se chagar ao Custo ótimo do Frete. Os métodos, portanto, permitem a avaliação de alternativas com a otimização das atividades e da tipificação dos recursos. Algumas fases são observadas na Solução de Problemas com Pesquisa Operacional. As mais importantes são descritas abaixo: a) Definição do problema: são definidos os objetivos, as alternativas de decisão, os limites e as restrições das variáveis componentes do Frete;
  3. 3. b) Construção do modelo: são apresentadas as características mais importantes do problema abordado. O conhecimento obtido é representado através de imagens sobre o que é mais relevante e se aproxime mais de uma realidade em análise; c) Solução do modelo: o método apresenta as saídas ótimas para as entradas de informações do modelo em questão analisada; d) Validação do modelo: o modelo é válido se tiver soluções de previsão apropriadas para a realidade estudada e se forem úteis para a tomada de decisão (menos custos de Frete); e) Implementação da solução: neste momento são transferidos para a realidade os resultados provenientes das simulações ou das otimizações; f) Avaliação final: observação dos resultados práticos do que foi sugerido na Solução através dos modelos analisados.
  4. 4. No entanto, vale lembrar que os modelos traduzem apenas uma situação parcial da realidade e que, pela sua simplificação, podem mostrar Soluções que são boas para um segmento do Processo Operacional Logístico, Custo de Frete, ao passo que são inadequadas para a empresa como um todo. A Teoria dos Sistemas adverte que as partes são interdependentes e que deve haver tratamento diferenciado e complexo para realidade complexa. A outra ferramenta é o Project Model Canvas. É uma metodologia de planejamento de projeto inspirada em conceitos de neurociência, Desing Thinking e na experiência do professor, Jose Finocchio, Consultor e Professor de gerenciamento de projetos. Essa ferramenta pode ser utilizada também para todo e qualquer tipo de Projeto.
  5. 5. O PM Canvas propõe uma maneira simplificada de elaborar um Plano de Projetos. Ele ajuda a desenhar o modelo mental que temos do plano e permite visualizar suas ligações e dependências em uma única página. Para colocar a metodologia em prática é preciso uma folha em formato grande (A1) e alguns bloquinhos de post-it. A ideia é que o Gerente de Projetos coordene um brainstorm com os membros de sua equipe e com um possível cliente para que todos construam o plano juntos, tendo, ao mesmo tempo, uma visão conjunta sobre seus objetivos, fases, custos e benefícios. Na metodologia, os participantes preenchem um CANVAS colocando post-its nos 13 quadros que definem resumidamente as perguntas fundamentais: POR QUE, O QUÊ, QUEM, COMO, QUANDO E QUANTO. Essas são as perguntas certas para estruturar o seu planejamento.
  6. 6. As perguntas fundamentais são as que definem seu Projeto. Elas facilitam a compreensão por seguir uma ordem que auxilia na organização de sua concepção. À medida que você responde cada uma das perguntas, fica mais fácil responder à seguinte. Por exemplo: para saber quais atividades, num Processo, saber o Custo Ótimo de Frete, faz parte do seu projeto. É importante entender qual (ou quais) produto (s) você está transportando (peso, cubagem etc.). Por sua vez, para saber a importância dos produtos a ser transportados, é fundamental ter a consciência dos benefícios que o Projeto, para chegar ao Custo Ótimo do Frete, pretende gerar.
  7. 7. Pelo menos, se recomendam essas duas Metodologias para Solucionar problemas nos Processos Operacionais Logístico. Por exemplo: logística aduaneira, compras/suprimento, frete/transporte/distribuição, ar mazenagem/estoque, produção, serviços ao Cliente. São esses, os Processos Operacionais Logístico, que tanto atormentam no dia a dia dos pequenos, médios e grandes empresários.

×