Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Teoria da literatura I
MISSA DO GALO/
LEMBRANÇAS DE
DONA INÁCIA
CONTOS DE:
MACHADO DE
ASSIS/ ANTONIO
CALLADO
Relação dos contos
 “Missa do Galo” de Machado de Assis, e
“Lembranças de Dona Inácia” de Antônio
Callado, e falar um pou...
Que Características tem um conto?
 Entre suas principais características, estão a
concisão, a precisão, a densidade, a un...
Para Cortázar.
 Para se entender o caráter peculiar do conto,
costuma-se compara-lo com o romance,
gênero muito mais popu...
Análise do Conto “Missa do Galo” de
Machado de Assis:
 Foco narrativo: 1ª pessoa
 Narrador: Nogueira
 Amor Mal Resolvid...
Missa do Galo/Machado de Assis
 Nunca pude entender a conversação que tive
com uma senhora, há muitos anos, contava
eu 17...
Análise do conto “Lembranças de Dona
Inácia” de Antônio Callado:
 Foco Narrativo: 1ª pessoa e 3ª pessoa
 Alusão à Person...
Bibliografia
 CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto e Do conto breve e seus
arredores. In Valise de cronópio. Trad. D...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Missa do galo e lembranças de dona inácia

696 views

Published on

Um pouco dos contos. que ainda falta mexer mais

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Missa do galo e lembranças de dona inácia

  1. 1. Teoria da literatura I
  2. 2. MISSA DO GALO/ LEMBRANÇAS DE DONA INÁCIA CONTOS DE: MACHADO DE ASSIS/ ANTONIO CALLADO
  3. 3. Relação dos contos  “Missa do Galo” de Machado de Assis, e “Lembranças de Dona Inácia” de Antônio Callado, e falar um pouco do texto “Alguns Aspectos do Conto”, de Júlio Cortázar:
  4. 4. Que Características tem um conto?  Entre suas principais características, estão a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total.  Ao escritor de contos dá-se o nome de contista.  [...] “enquanto o conto deve ganhar por knock-out.” (CORTÁZAR, Julio. 2008 p. 152)
  5. 5. Para Cortázar.  Para se entender o caráter peculiar do conto, costuma-se compara-lo com o romance, gênero muito mais popular, sobre o qual abundam as preceptísticas. (CORTÁZAR, Julio. 2008 p. 151)  Para Cortázar romance e o conto se deixam comparar analogicamente com o cinema e a fotografia, na medida em que o filme é o romance que pega toda a história e o conto seria a fotografia que Capitura um único momento.
  6. 6. Análise do Conto “Missa do Galo” de Machado de Assis:  Foco narrativo: 1ª pessoa  Narrador: Nogueira  Amor Mal Resolvido  Adultério  Mistério  Eufemismo  Crítica
  7. 7. Missa do Galo/Machado de Assis  Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu 17, ela 30... (Missa do galo e outros contos / Machado de Assis 2011 p. 11)  Pelo ano-bom fui para Mangaratiba. Quando tor- nei ao Rio de Janeiro em março, o escrivão tinha morrido de apoplexia. Conceição morava no Engenho Novo, mas nem a visitei nem a encontrei. Ouvi mais tarde que casara com o escrevente juramentado do marido. (Missa do galo e outros contos / Machado de Assis 2011 p. 19)
  8. 8. Análise do conto “Lembranças de Dona Inácia” de Antônio Callado:  Foco Narrativo: 1ª pessoa e 3ª pessoa  Alusão à Personagens Fictícios  Gênero Fantástico  Falso Realismo  Adultério  Dúvida
  9. 9. Bibliografia  CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto e Do conto breve e seus arredores. In Valise de cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr. E João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2008.  Machado de Assis, Joaquim Maria, 1839-1908 Missa do galo e outros contos / Machado de Assis. — São Paulo: Editora Unesp: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, 2011.  LINS, Osman (org.). Missa do galo - Variações Sobre o Mesmo Tema. São Paulo: Summus, 1977.  Imagens da internet.  http://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-narrador/ 23:50 28-08-2016

×