Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Ecossistemas e
Globalização
Definindo ecossistemas
O ecossistema é a unidade principal de
estudo da ecologia e pode ser definido como
um sistema compo...
Definindo globalização
Podemos dizer que é um processo econômico
e social que estabelece uma integração entre
os países e ...
Impactos da globalização
Os impactos da globalização sobre o meio
ambiente decorrem principalmente de seus
efeitos sobre o...
Impactos negativos
Um fator que tem exercido pressão negativa sobre
o meio ambiente e que tem crescido com a
globalização ...
Impactos positivos
A globalização oferece também perspectivas positivas
para o meio ambiente, como a implantação de
produt...
O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade
do planeta e isso aumenta sua responsabilidade na
preservação da Terra...
A Amazônia, o maior bioma do mundo, por conta
da grande quantidade de exploração que sofreu,
hoje encontra-se muito degrad...
Uma medida para evitar ou minimizar os impactos
da globalização sobre o meio ambiente seria a
adoção, por todos os países,...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Ecossistemas e globalização

1,555 views

Published on

Ecossistemas e globalização: Ecossistema, globalização, impactos ambientais, sustentabilidade, biodiversidade, preservação, legislações ambientais, seres vivos, natureza

Published in: Environment
  • Be the first to comment

Ecossistemas e globalização

  1. 1. Ecossistemas e Globalização
  2. 2. Definindo ecossistemas O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si.
  3. 3. Definindo globalização Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
  4. 4. Impactos da globalização Os impactos da globalização sobre o meio ambiente decorrem principalmente de seus efeitos sobre os sistemas produtivos e sobre os hábitos de consumo das populações. Alguns desses efeitos têm sido negativos e outros, positivos. O comércio internacional de produtos como madeira nobre e derivados de animais, tem provocado sérios danos ao meio ambiente e colocado em risco a preservação de ecossistemas como a Amazônia.
  5. 5. Impactos negativos Um fator que tem exercido pressão negativa sobre o meio ambiente e que tem crescido com a globalização é o comércio internacional de produtos naturais, como madeiras nobres e derivados de animais. Este comércio tem provocado sérios danos ao meio ambiente e colocado em risco a preservação de ecossistemas inteiros.
  6. 6. Impactos positivos A globalização oferece também perspectivas positivas para o meio ambiente, como a implantação de produtos como a injeção eletrônica, que já era fabricado na maior parte do mundo. Esse substituiu os motores carburados, de baixa eficiência e com elevados índices de emissão de poluentes. Outro efeito positivo da globalização da economia sobre o meio ambiente é a criação de um mercado ligado à proteção e recuperação ambiental, como o controle da poluição, sistemas de coleta, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos e líquidos, inclusive lixo e esgoto urbanos, e novas técnicas de produção.
  7. 7. O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do planeta e isso aumenta sua responsabilidade na preservação da Terra e na geração de conhecimento. Faltam, no entanto, condições básicas de pesquisa e infraestrutura para a exploração sustentada dessa biodiversidade.
  8. 8. A Amazônia, o maior bioma do mundo, por conta da grande quantidade de exploração que sofreu, hoje encontra-se muito degradada: florestas têm sido devastadas, a água tem sofrido contaminação, e a biodiversidade está tem se extinguindo com o passar do tempo.
  9. 9. Uma medida para evitar ou minimizar os impactos da globalização sobre o meio ambiente seria a adoção, por todos os países, de legislações ambientais. Para isto, seriam necessárias, além de ações dos governos dos países em desenvolvimento, assistência econômica e técnica das nações mais ricas.

×