Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

cultura geek.pdf

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 13 Ad

More Related Content

Recently uploaded (20)

Advertisement

cultura geek.pdf

  1. 1. CULTURA GEEK
  2. 2. GEEK: O QUE É? Geek (pronúncia no AFI: [ˈgiːk]) é um anglicismo e uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, animes, livros, filmes e séries
  3. 3. ORIGEM A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (em inglês: bugs). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha a vida "comendo" bugs de computador.[7] A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores"
  4. 4. CULTURA GEEK A cultura geek está presente na sociedade atual de um modo tão intenso que dificilmente você nunca consumiu algum produto considerado geek. Quer exemplos? No cinema, temos as sagas Star Wars, X-Men, Os Vingadores; nas séries Dark, Stranger Things; fora os universos dos quadrinhos e dos games. Não é por acaso que 25 de maio é o Dia da Cultura Geek.
  5. 5. CULTURA GEEK Diferenças: “nerd” é mais relacionado a estudos, enquanto “geek” aparece mais ligado à cultura pop. Ainda que a pesquisa não classifique um ou outro, mostra a visão popular sobre ambos.
  6. 6. POR QUE APRENDER CULTURA GEEK? A cultura geek está fortemente presente em nossa realidade, além do mais, todos os filmes, jogos, e produções trazem alusões narrativas e reflexivas que faz com que percebamos a realidade através da ficção, com que nós possamos ter acesso e contato com teorias cientificas.
  7. 7. JOGOS, LIVROS, DESENHOS E FILMES: COMO PODEMOS DESENVOLVER O APRENDIZADO E AS DISCUSSÕES SOBRE CULTURA GEEK ➢ Questões de identidade, gênero e representatividade. ➢ Problemas biopsicossociais tratados na narrativa ➢ Questões ambientais e etc.
  8. 8. Hoje, ser nerd ou geek é ser antenado, gostar de tecnologia, idolatrar produtos midiáticos da cultura pop — como, por exemplo, as sagas Star Wars, O Senhor dos Anéis e Harry Potter — e ter um grande conhecimento sobre os temas de que gosta. (CABRAL GOMES, 2004)
  9. 9. CULTURA GEEK E GLOBALIZAÇÃO A Influencia Geek na Cultura Pop Japonesa no Brasil “A Cultura Pop estabelece formas de fruição e consumo que permeiam um certo senso de comunidade ou compartilhamento de afetos e afinidades que situam indivíduos dentro de um sentido transnacional e globalizante” (SOARES, 2015) A cultura pop japonesa já faz parte do cenário midiático mundial. Os personagens de olhos expressivos e cabelos coloridos dos animês e mangás consolidaram-se como parte do imaginário de pessoas de todos os cantos do mundo, a ponto de seu traço ter se tornado um estilo no grande repertório simbólico compartilhado.
  10. 10. CULTURA GEEK:ANIMES Apesar de serem lidos como distintivamente japoneses, o hibridismo encontrado na própria origem dos animês e mangás, além da internacionalização que marca o atual processo de produção dessas obras, em certa medida as desterritorializam. Por mais que os produtos da cultura pop inevitavelmente possuam marcas de seu tempo e de seu(s) lugar(es) de origem, eles também possuem um certo ar de desenraizamento cosmopolita, que ao mesmo tempo remete pessoas de diferentes lugares a uma territorialidade comum.

×