Fasciculo internet-banking

706 views

Published on

O manual traz orientações - como os riscos de divulgar informações bancárias por e-mail e telefone, e cuidados com mensagens atribuídas a bancos e que podem conter códigos maliciosos ou induzir acesso a páginas falsas - para que o usuário possa utilizar sites bancários com mais segurança.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
706
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
85
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fasciculo internet-banking

  1. 1. http://cartilha.cert.br/
  2. 2. InternetBanking:Proteja suas transações bancáriasOutras formas de golpes usadas são:disponibilizar aplicativos maliciosos que, seinstalados, podem coletar seus dadosefetuar ligações telefônicas tentando sepassar, por exemplo, pelo gerente do seubanco e solicitar seus dadosexplorar possíveis vulnerabilidades emseu computador ou dispositivo móvelpara instalar códigos maliciososexplorar possíveis vulnerabilidades emequipamentos de rede, como senhas fra-cas ou padrãocoletarinformaçõessensíveisqueestiveremtrafegando na rede sem criptografia.Via Internet Banking você pode realizaras mesmas ações disponíveis nas agênciasbancárias, sem enfrentar filas ou ficarrestrito aos horários de atendimentoRealizar transações bancárias via Internetpode apresentar riscos caso você nãotome alguns cuidados.Como não é uma tarefa simples fraudar dados emum servidor de uma instituição bancária ou comer-cial, os golpistas procuram enganar e persuadir aspotenciais vítimas a fornecerem informações sen-síveis ou a realizarem ações, como executar códi-gos maliciosos e acessar páginas falsas (phishing).Para isso costumam utilizar temas como:atualização de cadastro e de cartão desenhassincronização de tokenslançamento e atualização de módulos deproteçãocomprovante de transferência e depósitonovas campanhas, como lançamento deprodutos e unificação de bancos e contascadastro/recadastro de computadoressuspensão de acesso.
  3. 3. perdas financeirassua conta bancária pode ser usada para ações maliciosas, como transferênciasindevidas de dinheiro e pagamentos de contas de outras pessoasinvasão de privacidadealguém que tenha acesso indevido a sua conta pode obter informações pessoaissobre suas transações bancárias e assim expor sua privacidadeviolação de sigilo bancárioosigilobancárioéumdireitoseu,quepodeserviolado caso alguém acesse indevidamentesua contaparticipação em esquemas de fraudesua conta bancária pode ser usada como intermediária para aplicar golpese cometer fraudesRiscosprincipaisCaso não tome os devidos cuidados ao usar seu computador oudispositivo móvel, os principais riscos aos quais você está exposto aorealizar transações bancárias via Internet são:
  4. 4. Cuidadosa serem tomadoscertifique-se de usar computadores e dispositivos móveis segurosdigite o endereço do site bancário diretamente no navegador Webevite seguir ou clicar em links recebidos via mensagens eletrônicas (e-mails,mensagens SMS, redes sociais, etc.)não utilize sites de busca para localizar o site bancário geralmente o endereço é bastante conhecidosempre acesse sua conta usando a página ou o aplicativo fornecido pelopróprio bancoantesdeinstalarummódulodeproteção,certifique-sedequeoautordomóduloé realmente a instituição em questãoevite usar dispositivos móveis e computadores de terceiros (como lan houses,e Internet cafés)não há garantias de que os equipamentos estejam segurosevite usar redes Wi-Fi públicasutilize um endereço terminado em “b.br”, caso seu banco ofereça essa opçãodomínios terminados em “b.br”, além de serem de uso exclusivo de instituiçõesbancárias, também oferecem recursos adicionais de segurançaAo acessar o site bancário:
  5. 5. certifique-se de usar conexões seguras. Algunsindícios desse tipo de conexão são:oendereçodositecomeçacom“https://”o desenho de um “cadeado fechado” émostrado na barra de endereço ao clicar sobre ele, são exibidosdetalhes sobre a conexão/certificadodigital em usoum recorte colorido (branco ou azul) com onome do domínio do site é mostrado ao ladoda barra de endereço (à esquerda ou à direita) ao passar o mouse ou clicar sobre ele, são exibidosdetalhes sobre conexão/certificado digital em usoa barra de endereço e/ou o recorte são apresentados na cor verde e no recorte écolocado o nome da instituição dona do siteexistem casos em que a instituição bancária utiliza uma conexão mista, ou seja,parte da conexão é segura e parte não é. Nesse caso, verifique com seu banco se otipo de conexão é realmente mista ou se poderia ser um site falso
  6. 6. forneça apenas uma posição do seu cartão de segurançadesconfie caso, em um mesmo acesso, seja solicitada mais deuma posiçãomantenha o número do seu celular atualizado, caso otenha cadastradoele é utilizado para o envio de mensagens de confirmação ecódigos de liberação de transaçõesuse sempre a opção de “sair” quando deixar de utilizar seuInternet Bankingseja cuidadoso com mensagens sobre promoçõeseviteacessaracentraldeatendimentodoseubancopormeiodecelularesdeterceirosos dados digitados, como número da sua conta bancária e sua senha, podem ficararmazenadosa maioria dos bancos não envia e-mails sem autorização préviadesconsidere mensagens que receber, caso não tenha autorizado previamente o envioe principalmente de instituições com as quais você não tenha relaçãoverifique periodicamente o extrato da sua conta bancária e do seu cartão de créditoentre imediatamente em contato com a central de relacionamento do seu banco,diretamente com o seu gerente ou com a operadora do seu cartão de créditoOutros cuidados:Em caso de dúvidas ou problemas:
  7. 7. seja cuidadoso ao elaborar as suas senhasprocure usar senhas com a maior quantidadede caracteres possívelprocure usar diferentes tipos de caracterespara compor suas senhasnão utilize dados pessoais, como nome,sobrenome e datasnão utilize dados que possam ser facilmenteobtidos sobre vocêevite reutilizar suas senhasnão use a mesma senha de acesso ao seu Internet Banking para acessar outros sitestroque periodicamente suas senhasnão forneça informações bancárias, especialmente senhas, por meio de ligaçõestelefônicas ou e-mailsmantenha seu computador e seus dispositivos móveis seguros:com as versões mais recentes de todos os programas instaladoscom todas as atualizações aplicadascom mecanismos de segurança instalados e atualizados, como antimalware, antivírus,antispam e firewall pessoalao instalar aplicativos desenvolvidos por terceiros:verifique se as permissões necessárias para a instalaçãoe execução são coerentesseja cuidadoso ao: permitir que os aplicativos acessem seus dadospessoais selecionar os aplicativos, escolhendoaqueles bem avaliados e com grande quantidadede usuáriosProteja suas senhas:Proteja seu computador e seus dispositivos móveis:http://cartilha.cert.br/cc/
  8. 8. ConsulteaCartilha de SegurançaparaaInternetparamaisdetalhessobre os cuidados a serem tomados ao utilizar seu Internet Banking:http://cartilha.cert.br/uso-seguro/O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança noBrasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendoredes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análisede tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis desegurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações emhttp://www.cert.br/.junho/ 2013O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) éuma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos doComitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenaro registro de nomes de domínio - Registro.br (http://www.registro.br/), estudar etratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar epesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/),produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br(http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas deserviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e adisseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralida-de, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governançamultissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nassuas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Usoda Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.O site da Campanha Internet Segura também apresenta diversasinformações sobre como realizar transações bancárias seguras:http://internetsegura.br/compras-transacoes-bancarias-seguras/

×