Cinemática vetorial

1,594 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,594
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
70
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cinemática vetorial

  1. 1. PROJECT DATE CLIENT CONCEITOS DEFINIÇÕES CINEMÁTICA VETORIAL
  2. 2. Cinemática Vetorial É estudada adotando-se um sistema de referência de vetores, no qual cada posição do móvel fica definido um vetor (denominado vetor posição - ).
  3. 3. Deslocamento Vetorial s > r - Para uma trajetória qualquerΔ Δ não retilínia entre o ponto inicial (P) e o final (Q). s = r - Para uma trajetóriaΔ Δ retilínia entre P e Q. O vetor é chamado vetor deslocamento e possui módulo, direção e sentido.
  4. 4. Velocidade Vetorial Média O vetor velocidade vetorial média tem a mesma direção e sentido do vetor deslocamento (Somente se a trajetória for retilínia).
  5. 5. Velocidade Vetorial Instantânea
  6. 6. Aceleração Vetorial Média A Aceleração Vetorial Média tem a mesma direção e sentido da variação da Velocidade Vetorial.
  7. 7. Aceleração Vetorial Instantânea Aceleração do móvel em determinado instante, podendo ser decomposta em duas: Aceleração Tangencial e Aceleração Centrípeta. A ACELERAÇÃO TANGENCIAL É TANGENTE À TRAJETÓRIA E POSSUI A mesma direção DA VELOCIDADE. A ACELERAÇÃO TANGENCIAL VARIA O módulo DAVELOCIDADE.
  8. 8. Aceleração Centrípeta está sempre voltada para o centro da trajetória, sendo desta forma perpendicular à trajetória e à velocidade. A Aceleração Vetorial é a soma vetorial da Aceleração Tangencial com a Aceleração Centrípeta. A ACELERAÇÃO CENTRÍPETA VARIA A DIREÇÃO DA VELOCIDADE, NÃO PODENDO VARIAR SEU MÓDULO. QuickTime™ and a GIF decompressor are needed to see this picture.
  9. 9. Resposta: D C A B E Resposta: D C A B E

×