Treinamentos em TI

1,052 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,052
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Treinamentos em TI

  1. 1. Danilo Alves de Almeida Flávio Augusto dos Santos Marília Ribeiro da Silva CaninPaulo Henrique Fernandes Porfirio
  2. 2. INTRODUÇÃO• Você implementou um novo sistema em toda a empresa e o Help Desk foi inundado com chamados. Soa familiar?• O problema pode estar no treinamento.• Veja a seguir, como evitar problemas como este, bastando apenas dar treinamento adequado.
  3. 3. Planejamento do Treinamento• Os budgets de TI são examinados atentamente há anos e a verba destinada a treinamento tem sido uma das mais afetadas. Como resultado, muitas empresas não computam o treinamento do usuário final no custo total das implementações de sistemas e ficam lutando por financiamentos e recursos na extremidade final da implementação.• É consenso na indústria que um bom programa de treinamento deve tomar de 10% a 13% do gasto total, mas a maioria das empresas subestima o custo e os recursos.
  4. 4. Sintonia com o Público-Alvo• Para que qualquer tipo de treinamento seja eficaz, não basta o instrutor ter domínio do material. Ele também precisa estar apto a se conectar com seu público e apresentar informações de maneira interativa e envolvente. O problema é que os profissionais de TI não são conhecidos por apresentar uma capacidade de comunicação fantástica e habilidades de gerenciamento.• Instrutores com fortes habilidades de comunicação e interpessoais são mais capazes de perceber seu público e talhar o treinamento para ele. Os profissionais de TI, por outro lado, podem estar tão à vontade com o assunto que correm o risco de apresentar o material de uma maneira excessivamente detalhada e técnica ou ao contrário, simplificá-lo demais.
  5. 5. Seguir Modelos de Treinamentos Padrões• Treinar uma comunidade de usuários vai muito além de mostrar a eles como utilizar uma nova área de trabalho ou realizar um relatório específico. Upgrades de sistemas importantes significam uma grande reviravolta no modo como os usuários trabalham e o treinamento de tecnologia deve ajudá-los a abraçar estas mudanças.• “Os usuários precisam se sentir à vontade com a mudança – eles precisam saber o que está acontecendo e de que maneira isso afeta seu papel”, um conceito ao qual a comunidade de treinamento se refere como “prontidão organizacional”. A equipe de TI, normalmente, não considera a prontidão organizacional como parte do treinamento.
  6. 6. Treinar dentro do contexto• A área de TI está bastante à vontade com a tecnologia, mas o treinamento, muitas vezes, termina aí. Falta ensinar aos usuários como empregá-la para ampliar os modelos de trabalho tradicionais. Para fazer isso, os instrutores de TI precisam entender a operação de uma função de negócio específica, como marketing. Conhecimento que nem sempre possuem.
  7. 7. Fazer parcerias• Tendo em vista que grande parte do que constitui um bom treinamento ultrapassa o domínio de TI, é vital que o departamento de TI estenda a mão. Os departamentos de recursos humanos são candidatos óbvios a parcerias que podem ajudar a TI a colocar em seu currículo as metodologias de ensino formais e o contexto de negócio indispensável. Interagir com a comunidade de usuários é entre todos, o fator mais significativo para um treinamento bem sucedido.
  8. 8. Referências Bibliográficas• Processo de desenvolvimento de software. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_desenvolvimento _de_software. Acesso em 20 ago. 2011.• Os cinco maiores erros do treinamento. Disponível em: http://www.lg.com.br/maisti/noticias/noticia.aspx?titulo= os-cinco-maiores-erros-do-treinamento&id=1872. Acesso em: 21 ago. 2011.

×