Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

AD Didática \ Paulo Freire

707 views

Published on

AD Didática Grupo ALUNOS:
Daniele Aleixo André de Paula Mat. 16211080020 Neiva Meirelles Costa Santos Mat. 16211080151 Rafaela de Souza Ferreira Mat. 16211080199 Sérgio Júnior Almeida Ramos Mat. 16211080208 Vânia Kort Kamp Rosa Mat. 16211080187

Published in: Science
  • Be the first to comment

AD Didática \ Paulo Freire

  1. 1. Influenciador na Educação
  2. 2. Biografia  O educador Paulo Freire nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 19 de Setembro de 1921.  Foi alfabetizado pela mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore do quintal. Aos 22 anos começou a estudar direito(Faculdade de direito do Recife).Casou – se com uma professora primária Elza Maria Costa Oliveira e teve 5 filhos.  E secretário da educação no período de 1989 à 1991, a gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo.
  3. 3. Influências de Paulo Freire na Educação  Símbolo do movimento histórico educativo, é um dos nomes mais importantes e renovadores na área da educação nos últimos 50 anos.  É considerado fora do Brasil o Educador mais importante da metade do século xx.  Pesquisas apontam que os anos 50 foram marcados pelo surgimento diferente de alfabetizar do educador Paulo Freire e dos círculos populares de cultura, fatos que proporcionaram a sistematização de um ideário e de experiências que conhecemos nos dias atuais por educação popular.
  4. 4. Influências na década de 60  Influenciou a década de 60 movimentos populares de todas as ordens que tinham como relevância a valorização do diálogo e a interação como fundamentos necessários para garantir a libertação do educando.  O direito a educação básica.  Elaborou uma proposta de alfabetização de adultos, cujo princípio básico era a leitura do mundo e as experiências do educando, desta forma suas propostas de alfabetização partiam da realidade de vida do aluno para o aprendizado da técnica de ler e escrever.
  5. 5. Influências na década de 60  Suas primeiras experiências foram no Rio Grande do Norte em 1963, onde ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias.
  6. 6. Contribuições das Teorias de Paulo Freire na Educação  Freire elabora uma forma de educação interdisciplinar, com o grande objetivo da libertação dos oprimidos.  A elaboração de sua forma contribui para:  Evitar a lógica mecanicista que considera a consciência como criadora da realidade.  Evitar mecanismo objetivista, que considera a consciência como cópia da realidade.
  7. 7. Contribuições das Teorias de Paulo Freire na Educação  Freire Propunha:  Uma relação pedagógica cultural que não se trata apenas de conceber a educação como transmissão de conteúdos curriculares por parte do educador mas com a participação do educando.  O educador sendo somente o mediador no processo de ensino-aprendizagem e aprende junto com seu aluno.  Uma ação educativa que não negasse sua cultura, mas que fosse transformada por meio do diálogo.
  8. 8. Contribuições das Teorias de Paulo Freire na Educação Para EDUCAR é um Ato Político por isso trouxe para educação pós-moderna o desafio de se reinventar .
  9. 9. Contribuições das Teorias de Paulo Freire na Educação  O Método de Paulo Freire:  Propõe e estimula a inserção do aluno iletrado no seu contexto Social e Político  Habilita o aluno a “ler o Mundo”, na expressão famosa do educador  Contribui para o Aprendizado em Conjunto
  10. 10. Contribuições das Teorias de Paulo Freire na Educação Através de sua visão humanista PAULO FREIRE com seus pensamentos trouxe a idéia de que o EDUCADOR tem que crescer com SUJEITO. Defendendo que as PESSOAS tem seus SABERES e não são como tabula rasa.
  11. 11. A teoria de Paulo Freire Presente na Didática hoje  A Importância nas teorias de Paulo Freire têm significativos reflexos na prática educacional, sendo assim podemos citar o que ele ensinava que se aplica na pratica educacional da Didática atual, como:  A INCLUSÃO nos dias atuais  A MULTIPLICIDADE de experiências  AS DIVERSIVIDADES sociais e culturais
  12. 12. A teoria de Paulo Freire Presente na Didática hoje  A partir de suas teorias os educadores tem a necessidade de :  Questionar  Compreender e buscar despertar dentro e fora da sala de aula uma nova forma de transmitir esse conhecimento.  Levar o educando a produzir seu conhecimento  Levar o educando ao não ser um mero receptor de informações e o educador um mero transmissor mas construir o conhecimento através das trocas de saberes
  13. 13. A teoria de Paulo Freire Presente na Didática hoje  Essas teorias ensinadas por Paulo Freire podem ser aplicadas através de:  Diálogos  Da alfabetização com palavras especificas de cada comunidade  Na troca de experiências já vividas que os educando trazem para sala de aula
  14. 14. A teoria de Paulo Freire Presente na Didática hoje  Atualmente essas teorias podem ser colocadas em prática á partir de:  Didática prática vivenciada pelos professores e alunos nas escolas a partir do trabalho prático em sala de aula.  Instrumentos para a cooperação entre docente e discente, para que realmente ocorra a apropriação nos processos de ensino e aprendizagem.  Esses Instrumentos podem ser:  Atividades em Grupos  Utilização de recursos como : Mídia, Teatro, Música, entre outras atividades podem ser incluídas nesse processo de ENSINO e APRENDIZAGEM.
  15. 15. A teoria de Paulo Freire Presente na Didática hoje  Dar condições aos educando de:  Aprender criticamente  Ser criador  Ser instigador  Ser inquieto  Ser curioso  Ser humilde  Ser persistente
  16. 16. “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” Paulo Freire.
  17. 17. CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA / UENF DISCIPLINA: DIDÁTICA AD1 2017.1 PÓLO: Itaperuna RJ Grupo: ALUNOS: Daniele Aleixo André de Paula Mat. 16211080020 Neiva Meirelles Costa Santos Mat. 16211080151 Rafaela de Souza Ferreira Mat. 16211080199 Sérgio Júnior Almeida Ramos Mat. 16211080208 Vânia Kort Kamp Rosa Mat. 16211080187

×