5W2H

5,646 views

Published on

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Gestão da Qualidade do 7º semestre do curso de Administração da Universidade Ibirapuera.
Autores: Andreza Lemes Rodrigues De Souza, Claudia Da Silva Ferreira, Daniela Gomes Dos Santos, Raul Ribeiro De Almeida, Renata Silveira Coelho.

Published in: Business
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,646
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
82
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

5W2H

  1. 1. 5W2H Andreza Lemes Rodrigues De Souza Claudia Da Silva Ferreira Daniela Gomes Dos Santos Raul Ribeiro De Almeida Renata Silveira Coelho
  2. 2. Definição 2 É um checklist de todas as etapas de um projeto. Consiste num plano de ação para implementação eficaz de determinada estratégia.
  3. 3. 3
  4. 4. Objetivo 4 Eliminar ruídos na comunicação e, desta forma, conferir maior qualidade na execução de tarefas e no resultado do projeto como um todo.
  5. 5. Vantagens 5 Ferramenta de fácil utilização, rápida e barata; Ajuda a definir, de forma clara, responsáveis, prazos, métodos e outros itens importantes para o sucesso de um projeto; Confere capacidade de identificar lacunas, de modo que possíveis problemas possam ser corrigidos, sem comprometer o projeto; Eficaz ferramenta gerencial, capaz de orientar, acompanhar e verificar tarefas a serem realizadas.
  6. 6. Aplicação Prática 6 O 5W2H não é implementado de forma isolada, antes são usadas outras ferramentas da qualidade para identificar os problemas. Desta forma, o 5W2H entrará como plano de ação para execução de estratégia já elaborada;
  7. 7. Aplicação Prática 7 Para aplicá-lo é,preciso responder à algumas perguntas: o As ações serão implementadas sobre as reais causas do problema? o Existem efeitos colaterais? Quais são? o Quais as soluções possíveis? Quanto custarão?
  8. 8. Dificuldades de Aplicação 8 A principal dificuldade de implementação do 5W2H é a difícil visualização das tarefas no tempo e eventuais problemas de conflito no uso de recursos. Neste ponto, contudo, o Cronograma de Barras, de Gantt, pode ser de muita utilidade:
  9. 9. Dificuldades de Aplicação 9 Exemplo de cronograma de barras: Projeto em desenvolvimento AEDBaja
  10. 10. Estudo de Caso 10 ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA MARICULTORA DO SUL DA ILHA DE FLORIANÓPOLIS, escrito por Caroline Vidal Cabezas, Lyege Bitencourt e Elisete Dahmer Pfitscher, da Universidade Federal de Santa Catarina.
  11. 11. Estudo de Caso 11 Problema: Alto consumo de energia elétrica O quê? Diminuir o consumo de energia elétrica. Por quê? Para reduzir o desperdício. Quando? Durante a utilização das máquinas da produção e preparo dos moluscos. Onde? Nas máquinas: hidrolavadora, debulhadora e classificadora. Quem? O cooperado ou associado. Como? Diminuir o tempo de utilização, verificar a viabilidade do processo manual, ou ainda procurar parcerias com Universidades ou órgãos públicos para a elaboração de máquinas mais sustentáveis. Existe também a possibilidade da instalação de energias limpas renováveis, tais como a eólica e solar. Quanto custa? Valor não orçado.
  12. 12. Estudo Real 12 Plano de ação 5W2H para um problema na produção de batom da empresa de cosméticos Avon.
  13. 13. Conclusão 13 Comparação entre o estudo real e o estudo de caso; Importância de informação clara e precisa na implementação de 5W2H; Importância de cada questão do 5W2H para alcançar o resultado almejado.

×