Seja um tester ágil
Daniel Amorim & Raquel Liedke
Foco em pessoas
2
“Nos valorizamos individuos e interações acima de processos e
ferramentas.”
Manifesto Ágil
Feedback
continuo
3
Estar disponível para se comunicar
Entrega de valor
Resposta a mudança
4
Prática da melhoria continua
 Tenha coragem
 Keep it simple!
5
“Que ninguém se
engane, só se
consegue a
simplicidade
atr...
Equipe auto
gerenciável
6
Divirta-se!!
7
Obrigad0!
Perguntas?
rliedke@thoughtworks.com
damorim@thoughtworks.com
Perguntas?
rliedke@thoughtworks.com
damorim@thought...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Seja um tester ágil

817 views

Published on

Published in: Technology
1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
817
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
35
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • ágil X fazer ágil e é uma questão de mindset, do jeito de pensar.
    Projetos que dão certo permitem as pessoas oferecerem o seu melhor. Os valores e principios ageis foram criado para permitirem as pessoas a terem o sucesso individual e com o seu time. Testadores ágeis sabem que contribuem valor único para suas equipes, e estas descobriram que são mais bem sucedidos quando seu
    equipe inclui pessoas com habilidades específicas de ensaio e diferentes backgrounds. São maneiras diferentes de pensar.
  • Business: Uma das maiores contrições que testador agil pode ter é ajudar o product owner ou cliente articulando os requirements para cada estoria como exemplo, criterios de aceitação e formas de testar, para isto o teste trabalha junto com o time para tornar aqueles requirements em em testes executaveis, se desde o inicio analistas de teste, analista de negocios e desenvolvedor trabalharem juntos mais rapidos vao ser guiado por um feedback continuo e efetivo. Entregas em pequenos releases.
    Tech: Piramide de testes da o feedback pro time de como esta se comportando a aplicação.
    Comunicacao: three amigos – times ao redor do mundo/remotos. Nossos times nos EUA, horario diferentes.
  • caso de duvida de como uma funcionalidade deve se comportar é importante trazer para conversa um desenvolver e alguem que de business, facilitador do canal de comunicação. Sempre pergunte. Um testador agil entende de business e vê a estoria do ponto de vista do usuario, cliente mas entende os aspectos tecnicos envolvidos e é dever to teste fazer com que desenvolvedores e cliente alcancem uma linguagem comum.
    Mudanca: atrelada a entrega de valor, necessidades do clientes mudam, planos mudam. Citar o ex. Pessoal. Agilidade requer trabalhar com improviso.
  • Pratica: Feedback continuo vendo o que fomos bem ou mal, abordando nas retrospectivas da equipe, como as interacoes sao curtas é mais facil receber uma resposta e reagir a ela. Aprimorandas as praticas dentro do projeto. Participar de congressos, procurar sempre se atualizar, fazer networking.
    Coragem: pra falar com cliente, ser participativo nas meetings, dar sugestao sobre testes unitarios, funcional, maneiras diferentes , encorajar os colegas, colocar a mão no codigo.
    Simples:mencionar o texto, nao perder tempo com documentacao desnecessaria isso nao exclui nao te-la, nao se preocupar em ter uma boa arquitetura, evitar retrabalho e estresse, relatar problemas pra serem resolvidos bugs.
  • Nao precisar de um figura central do gerente de projeto, que tem mais a funcao defendendo o time, remover impedimentos/ pra te dizer o que vcs tem o que fazer, discutir com a equipe de forma organica, confianca no colega de equipe, nao culpar ninguem pelos erros, porque isso exclui a criatividade.
    foco na equipe, sintonia com o time trabalhando para um objetivo comum colaborativo muitas vezes sobrepondo a sua propria produtividade individual. -
  • Comemorar as conquista, gerar empatias entre os colegas, pra isso nao esqueca do feedback. Jornada unica de aprendizado, Paixao.
  • Seja um tester ágil

    1. 1. Seja um tester ágil Daniel Amorim & Raquel Liedke
    2. 2. Foco em pessoas 2 “Nos valorizamos individuos e interações acima de processos e ferramentas.” Manifesto Ágil
    3. 3. Feedback continuo 3 Estar disponível para se comunicar
    4. 4. Entrega de valor Resposta a mudança 4
    5. 5. Prática da melhoria continua  Tenha coragem  Keep it simple! 5 “Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”
    6. 6. Equipe auto gerenciável 6
    7. 7. Divirta-se!! 7
    8. 8. Obrigad0! Perguntas? rliedke@thoughtworks.com damorim@thoughtworks.com Perguntas? rliedke@thoughtworks.com damorim@thoughtworks.com

    ×