Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plano de comunicação (modelo)

44,624 views

Published on

A empresa fictícia "Modelo" investiu grande parte do orçamento destinado a treinamentos em uma trilha de aprendizagem (ou seja, um programa de cursos com atividades pensadas para o desenvolvimento dos colaboradores) com peças educacionais totalmente online para proporcionar uma formação sobre o tema “Sustentabilidade”.

Problema:

Meses após o lançamento da Trilha de Aprendizagem sobre Sustentabilidade, foram percebidas poucas conclusões da trilha completa (dividida em três etapas) e os números de conclusões das atividades caíram progressivamente.

A área de Marketing da empresa fictícia “Guloseimas Alimentos” aprovou uma proposta de um plano de comunicação para aumentar a adesão do público e incentivar a adesão à Trilha Sustentabilidade.

1. O que você recomenda como plano de comunicação para aumentar a adesão?
2. O que você escreveria nas peças de comunicação que vão compor o plano de divulgação?

Published in: Education
  • Be the first to comment

Plano de comunicação (modelo)

  1. 1. PLANO DE COMUNICAÇÃO MODELO INTRODUÇÃO
  2. 2. INTRODUÇÃO Visando conscientizar seus colaboradores sobre a importância da preservação do meio ambiente, a Modelo investiu na criação de um curso interativo sobre sustentabilidade. Através dos indicadores de adesão à trilha de aprendizagem, que vem coletando dados desde o lançamento do curso, a empresa classificou como insatisfatória a taxa de participação de seus empregados, e determinou, então, que um plano de comunicação fosse criado, a fim de aumentar esses indicadores. Antes de exibir o plano de comunicação, porém, sugestões de aperfeiçoamento e melhoria em algumas peças que compõem o curso serão apresentadas. As recomendações a seguir foram elaboradas após análise do arquivo “Comentarios_AvaReacaoTSust.xls”, fornecido pela empresa.
  3. 3. SUGESTÕES DE APERFEIÇOAMENTO Com base nos dados do arquivo “Comentarios_AvaReacaoTSust.xls” apontamos os seguintes pontos de melhoria. Obs.: dados calculados a partir da interpretação das avaliações por tópico. I. Apresentação da Trilha – 64,28% das avaliações sugerem que o conteúdo da apresentação do curso deve ser mais abrangente. A falta de conteúdo resultou em uma introdução de duração muito curta e pouco atraente. A evidência da insatisfação dos funcionários é corroborada pelos dados da planilha “Relatório_Trilha Sustentabilidade_v2.xlsx”, que mostra que dos 1,25% dos colaboradores que concluíram a primeira etapa do curso, apenas 0,82% deles concluíram a segunda etapa. II. Game – 21,42% das avaliações sugerem que existe um erro que impossibilita a execução do game “Sustentabilidade na Economia”. O game faz parte da primeira etapa do curso, por isso é importante que ele funcione corretamente para que os funcionários sintam-se instigados a continuarem o curso.
  4. 4. SUGESTÕES DE APERFEIÇOAMENTO III.História – 14,28% das avaliações sugerem que o texto seja incrementado, e que a música de fundo seja retirada ou substituída.
  5. 5. PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA Modelo 1. DEFINIÇÃO O Plano de Comunicação da Modelo é o instrumento que formaliza o planejamento de comunicação entre a Empresa e seu público interno. É um sistema de mão dupla, estruturado e dinâmico, voltado para a disseminação do fluxo de informações que a Diretoria tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber. 2. JUSTIFICATIVA Este Plano é um instrumento de apoio à Linha de Aprendizagem da Modelo que visa a conscientização de seus colaboradores a cerca da importância do desenvolvimento e prática de ações sustentáveis.
  6. 6. 3. OBJETIVOS GERAIS a) Desenvolver meios de comunicação visando difundir aos colaboradores da Modelo a existência da Linha de Aprendizagem da Sustentabilidade, e conscientizá-los do quão importante é iniciar e concluir o curso, não só para a empresa, mas, principalmente, para cada um deles e toda a sociedade. b) Manter constante relacionamento com o quadro de funcionários para a divulgação de programas institucionais, administrativos e operacionais, visando o aperfeiçoamento técnico, o estímulo à produção proativa, a busca da qualidade e da compreensão do papel individual de cada membro da equipe. c) Implantar a circular “Alimentando”, a fim de atualizar, semanalmente, o quadro funcional com as novidades mais relevantes da Modelo. 4. OBJETIVOS ESPECIFICOS Difundir a existência da Linha de Aprendizagem da Sustentabilidade e estimular os colaboradores a iniciarem e concluírem o curso.
  7. 7. 5. PERÍODO DE EXECUÇÃO Este Plano será executado durante o mês de outubro de 2013 6. ESTRUTURA I. Ações de Comunicação Interna – Destinadas a reforçar os valores e princípios organizacionais. Constituem-se em um processo de divulgação interna por meios de comunicados, banners, papeis de parede, matérias em jornal interno, eletrônico e/ou impresso, sobre projetos e cursos disponíveis aos colaboradores da Modelo. II. Implantação da circular “Alimentando”, que será impressa e fixada no mural de informações e, também, publicada na intranet.
  8. 8. 7. DISPOSIÇÕES GERAIS 7.1 - As ações propostas no presente Plano de Comunicação poderão ser adequadas, a critério da Diretoria, a novas orientações ou necessidades da Modelo. 8. ANEXO I Plano de Comunicação da Sustentabilidade
  9. 9. PLANO DE COMUNICAÇÃO período outubro 2013
  10. 10. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA ASSUNTO AÇÃO DE COMUNICAÇÃO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO OBJETIVOS DINÂMICA DATA E DURAÇÃO 1. ADVENTO DO MÊS DA SUSTENTABILIDADE MENSAGEM DA DIRETORIA •Mensagem eletrônica assinada pelos diretores •Anunciar a proximidade do lançamento do Mês da Sustentabilidade AÇÃO INTERNA DATA: 25/09/2013 2. ABERTURA DO MÊS DA SUSTENTABILIDADE DIVULGAÇÃO INTERNA •Mensagem eletrônica •Publicação/Impressã o da circular “Alimentando” nº 1 •Wallpaper temático •Abrir oficialmente o Mês da Sustentabilidade AÇÃO INTERNA DATA: 01/10/2013 3. RELANÇAMENTO DA TRILHA DA SUSTENTABILIDADE DIVULGAÇÃO INTERNA •Mensagem eletrônica •Banners •Divulgar a Trilha da Sustentabilidade e promover a adesão do mesmo pelos servidores AÇÃO INTERNA DATA: 01/10/2013 4. #DESAFIODASUSTENTABILIDADE #1 DIVULGAÇÃO INTERNA •Mensagem eletrônica •Cartaz, folder, banner •Wallpaper temático •Promover a adesão à primeira etapa da Trilha da Sustentabilidade através de uma gincana que premiará os 100 primeiros colaboradores que finalizarem essa etapa do curso com mudas de plantas suculentas. AÇÃO INTERNA DATA: 04/10/2013 DURAÇÃO: 7 dias
  11. 11. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA ASSUNTO AÇÃO DE COMUNICAÇÃO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO OBJETIVOS DINÂMICA DATA E DURAÇÃO 5. #DESAFIODA SUSTENTABILIDADE #2 DIVULGAÇÃO INTERNA •Wallpaper temático, banners, cartazes e mensagem eletrônica •Promover a adesão à segunda etapa da Trilha da Sustentabilidade através de uma gincana que premiará os 100 primeiros colaboradores que finalizarem essa etapa do curso com uma muda de árvore. AÇÃO INTERNA DATA: 11/10/2013 DURAÇÃO: 7 dias 6. “ALIMENTANDO” nº 2 DIVULGAÇÃO INTERNA •Publicação na intranet, impressão e exposição em mural da circular “Alimentando” nº2 •Agradecer a participação dos colaboradores no Mês da Sustentabilidade e a adesão dos mesmos à trilha de aprendizagem. •Divulgar os vencedores do primeiro #DesafioDaSustentabilidade #1 •Convidar os empregados que ainda não estão fazendo o curso a iniciarem sua participação. AÇÃO INTERNA DATA: 15/10/2013
  12. 12. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA ASSUNTO AÇÃO DE COMUNICAÇÃ O FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO OBJETIVOS DINÂMICA DATA E DURAÇÃO 7. #DESAFIODA SUSTENTABILIDADE #3 DIVULGAÇÃO INTERNA •Wallpaper temático, banners, cartazes e mensagem eletrônica •Promover a adesão à terceira e última etapa da Trilha da Sustentabilidade através de uma gincana que premiará os 100 primeiros colaboradores que finalizarem essa etapa do curso com uma orquídea. AÇÃO INTERNA DATA : 18/10/2013 DURAÇÃO: 7 dias 8. ÚLTIMA SEMANA DA SUSTENTABILIDADE DIVULGAÇÃO INTERNA •Mensagem eletrônica, wallpaper temático, banner s e cartazes •Lembrar os colaboradores que ainda não iniciaram a Trilha de Aprendizagem que essa é a última semana para fazer o curso AÇÃO INTERNA DATA: 25/10/2013 9. ENCERRAMENTO DO MÊS DA SUSTENTABILIDADE MENSAGEM DA DIRETORIA •Mensagem eletrônica assinada pela diretoria •Agradecer a participação de todos os colaboradores nas ações promovidas pela empresa durante o Mês da Sustentabilidade AÇÃO INTERNA DATA: 31/10/2013

×