Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

LinhaçA Graos E Sereais

1,490 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

LinhaçA Graos E Sereais

  1. 1. 46 Categoria SUPERMERCADO MODERNO • DEZEMBRO 2009 Manual de A saúde pede para ser vendida Por Fernando Salles | salles@lund.com.br Aveia, linhaça e amaranto previnem doenças do coração. Milho mantém a visão apurada. Semente de abóbora aumenta a fertilidade. Esses “pequenos notáveis” atraem quem se preocupa com saúde. E les sempre estiveram na natureza à nossa dis- posição. Mas só recentemente alguns grãos e cereais ganharam a importância que merecem. Entre os responsáveis estão as emissoras de te- levisão, os jornais e as revistas, que passaram a divulgar com maior frequência os benefícios à saúde gerados pelo consumo de alimentos co- mo aveia, soja e semente de linhaça. Como re exo disso, seus clientes agora sabem que incluir na dieta alguns grãos e sementes pode ajudá-los a prevenir proble- mas no coração, envelhecimento precoce, entre outros males. Ótimo para a saúde deles. E também para o faturamento dos supermercados. Quem con rma são os próprios fabricantes, como a Yoki. A linha Mais Vita, lançada há 15 anos, apresenta crescimento anual em torno de 10% nos últimos cinco anos. O
  2. 2. | 47 grãos e cereais portfólio inclui apenas alimentos é outro atrativo dos grãos e cereais: a margem apli- bons para a saúde. “O interesse cada pelo varejo pode chegar a 30%. pelos produtos predomina nas Com tantas oportunidades, não há outro cami- classes A e B, mas começa a cres- nho senão aprimorar o trabalho no PDV. André Ba- cer na C”, a rma Luís Carlos Pe- lista, gerente de marketing da fabricante Mãe Terra, reira, diretor de marketing. lembra que ainda há dúvidas entre os consumido- A Jasmine Alimentos também res sobre como utilizar grãos que ainda não fazem tem boas notícias. Suas vendas parte da alimentação habitual. A sugestão é divul- subiram 15% no ano passado. Se- gar receitas e realizar aulas de culinária. gundo a empresa, a rentabilidade Para ajudar nessa tarefa, publicamos nas próxi- mas páginas um manual com algumas das princi- pais propriedades nutricionais, além de sugestões Como trabalhar a exposição de consumo de 12 alimentos. As informações so- bre amaranto, amendoim, cevada, milho, sementes S egundo fabricantes, é recomendado manter uma seção específica para produtos naturais. A Yoki sugere que os de abóbora e girassol são da nutricionista Andrea Esquivel, da consultoria Gastronomia Nutritiva. Os supermercados menores também ado- dados sobre aveia, soja e trigo têm como fonte tem a iniciativa. Para André Balista, ge- Gabriela Cunha, nutricionista do departa- rente de marketing da Mãe Terra, além mento cientí co da Mãe Terra. Já os de- dessa área, os supermercados também talhes a respeito de gergelim, linha- devem expor itens no ponto natural, com os demais grãos e cereais. Outra ação é o ça e quinua foram informados pela crossmerchandising. Para isso, a Jasmi- Jasmine Alimentos. Divulgue as ne Alimentos recomenda as seções de informações para os clientes no hortifrútis e de produtos importados. No tabloide, em placas na gôndola, caso da aveia, a Pepsico, dona da marca em cartazes na seção ou em áreas Quaker, sugere ainda a exposição casada de alto tráfego. O caixa da sua loja nas gôndolas de leite. certamente registrará os resultados.
  3. 3. 48 | Categoria | SUPERMERCADO MODERNO • DEZEMBRO 2009 GRÃOS E CEREAIS AMARANTO BENEFÍCIOS À SAÚDE Alimento da moda, o amaranto é a semente de uma flor originária dos Andes. É rico em proteínas e boa fonte de cálcio e ferro. Auxilia na saúde do coração reduzindo os níveis de colesterol e triglicérides, além de conter boa quantidade de aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo não produz. É indicado a portadores de doença celíaca, pois não tem glúten. MODO DE CONSUMO Pode ser saboreado como uma “micropipoca”, utilizando frigideira Tefal pré-aquecida. Outra opção é cozinhá-lo por cinco a dez minutos e acrescentá-lo à salada. Na versão farinha, pode ser utilizado em massas e panquecas, entre outras preparações. FOTOS: JOÃO DE FREITAS AMENDOIM AV E I A BENEFÍCIOS À SAÚDE Faz jus à fama de cereal sinônimo de saúde. Possui grande quantidade de betaglucanas – fibras solúveis BENEFÍCIOS À SAÚDE importantes para o funcionamento do intestino e a regulagem dos níveis Pouca gente sabe, mas o amendoim é de colesterol no sangue, o que previne uma leguminosa, fonte de carboidrato complicações cardiovasculares. e proteína. Por ser gorduroso, amplia MODO DE CONSUMO a sensação de saciedade. É preciso ficar atento apenas ao excesso de sal. Os flocos de aveia, sua forma mais A sugestão é comprar o amendoim na comum, podem ser adicionados a casca (vagem) e consumi-lo puro. frutas, vitaminas, iogurtes, massas de pães, bolos e mingaus. O farelo vai bem MODO DE CONSUMO em saladas, sopas e caldos. Segundo Além de aperitivo saboroso, pode ser a Pepsico, dona da marca Quaker, ingrediente de diversos pratos, como juntas, as versões flocos e flocos finos frango e arroz. Uma sugestão é utilizá-lo representam 80% das vendas. moído para empanar peixes e frangos, para deixá-los crocantes.
  4. 4. | 49 C E VA D A BENEFÍCIOS À SAÚDE Cereal integral saboroso e rico em vitaminas do complexo B, cuja carência pode ocasionar problemas nas conexões nervosas, fadiga, GERGELIM dores reumáticas e paralisia, além de BENEFÍCIOS À SAÚDE problemas de visão. Possui minerais Ajuda a regular o intestino pelo alto como o magnésio, que alivia os teor de fibras. Também é fonte de sintomas da tensão pré-menstrual proteínas de boa qualidade nutricional e ajuda na contração muscular, com o perfil de aminoácidos essenciais importante na prática de atividades ao organismo. Ferro, magnésio, cálcio, físicas. Pode ser boa fonte de vitaminas zinco, selênio e vitaminas E e do B1 e B6 para fumantes, que costumam complexo B também são encontrados apresentar carência desses nutrientes. nas sementes de gergelim. Também é rica em cálcio e ferro. MODO DE CONSUMO MODO DE CONSUMO Comumente usado para temperar Basta cozinhar em água e adicionar e enriquecer saladas, pães, massas, a cevada para enriquecer saladas, legumes, arroz e tortas. sopas e outros pratos. É a principal responsável por conferir sabor ao arroz “7 grãos”, ou “7 cereais”. O malte da cevada também é usado na produção da maioria das cervejas. LINHAÇA BENEFÍCIOS À SAÚDE Escura ou dourada, a semente do linho é uma das principais fontes de Ômega 3 e 6, importantes na prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque controlam os níveis de colesterol e triglicérides, dificultando a formação de coágulos nas artérias. Fornece bastante potássio e contém vitamina E, um antioxidante natural, entre outras vitaminas e minerais. Seu consumo reforça as defesas e melhora o funcionamento do organismo. MODO DE CONSUMO Para que o organismo absorva melhor os nutrientes, o ideal é moer as sementes no liquidificador antes de consumir. A linhaça é muito utilizada no preparo de pães, bolos e biscoitos (duas colheres de sopa por quilo de massa) ou ainda misturada a cereais matinais, sucos, vitaminas, saladas, molhos e iogurtes.
  5. 5. 50 | Categoria | SUPERMERCADO MODERNO • DEZEMBRO 2009 GRÃOS E CEREAIS SOJA BENEFÍCIOS À SAÚDE O alimento é rico em antioxidantes que ajudam na prevenção do envelhecimento e no reforço das defesas do organismo. Contém isoflavonas, fitoestrógenos de estrutura semelhante à do hormônio sexual feminino. Por isso, é indicado para reposição hormonal durante a menopausa. MODO DE CONSUMO SEMENTE DE GIRASSOL Na alimentação, substitui o feijão, BENEFÍCIOS À SAÚDE além de ser bom ingrediente para Engana-se quem acha que o produto é saladas. Seus grãos ainda podem ser simplesmente “comida de passarinho”. torrados e consumidos como petisco. A semente de girassol possui boa quantidade de minerais, como cálcio, e de ácido graxo Ômega 6. MODO DE CONSUMO Pode ser degustada pura, como aperitivo, ou ser adicionada a saladas, pães e outros pratos salgados. MILHO BENEFÍCIOS À SAÚDE Base da alimentação de muitos países da América, o milho é um cereal integral de excelente qualidade, bom para o funcionamento do intestino, e com nutrientes, como a vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos. MODO DE CONSUMO FOTOS: JOÃO DE FREITAS Extremamente versátil, pode ser consumido in natura ou mesmo utilizado nas mais variadas preparações doces e salgadas, como bolos, panquecas e cremes.
  6. 6. 52 | Categoria | SUPERMERCADO MODERNO • DEZEMBRO 2009 GRÃOS E CEREAIS SEMENTE DE ABÓBORA BENEFÍCIOS À SAÚDE Quem tem o hábito de consumir a semente não sofre com ausência de zinco, mineral pouco presente no solo brasileiro e que ajuda na formação dos espermatozoides. QUINUA Outra vantagem de incluir semente BENEFÍCIOS À SAÚDE de abóbora na alimentação é o Cultivada há milhares de anos nos Andes, combate às verminoses. ficou mais conhecida fora daquela região MODO DE CONSUMO após a Nasa incluí-la na alimentação de seus astronautas. Isso não ocorreu por Boa opção de tira-gosto de baixa acaso, já que a quinua ou quinoa possui caloria e rica em fibras quando grande concentração de proteínas, zinco consumida com a casca. Para servir e ferro. Tem ação cicatrizante, analgésica em casa, basta lavar as sementes e e anti-inflamatória e ainda traz boa levá-las ao forno com um pouco de quantidade de fibras que prolongam a água e sal (sem exagero). sensação de saciedade, o que contribui para o emagrecimento. MODO DE CONSUMO Por ser rica em proteínas, é ótima substituta da carne, sendo bastante recomendada aos vegetarianos. Os grãos podem ser incorporados a saladas, cuscuz, bolinhos ou ser consumidos como uma espécie de arroz (após cozidos). Já a versão TRIGO em flocos cai bem com sopas, mingaus e vitaminas. Por não conter glúten, é indicado aos celíacos. BENEFÍCIOS À SAÚDE Cereal rico em ferro, indicado na prevenção e no tratamento da anemia. É fonte de fibras, que ajudam o intestino a funcionar, e de proteínas, importantes para músculos, pele e unhas. MODO DE CONSUMO Além de matéria-prima para o preparo de pães e massas, costuma ser consumido como substituto do arroz ou para enriquecer as saladas. É ingrediente fundamental no SM preparo de pratos da culinária árabe, como quibe e tabule. Há no mercado, inclusive, a versão “trigo para quibe”. MA IS INFO RM AÇÕ ES FOTOS: JOÃO DE FREITAS GASTRONOMIA NUTRITIVA: a ndrea@gastronomianutritiva.com JASMINE ALIMENTOS: (41) 2106-7871 MÃE TERRA: (11) 3468-0170 PEPSICO (QUAKER): 0800-7260066 YOKI: (11) 2188-8444

×