Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Egito

1,506 views

Published on

Revisão dos conceitos da civilização egípcia. Principais aspectos de sua geografia, organização e governo.

Published in: Education

Egito

  1. 1. EGITO Profª. Cristina Soares
  2. 2. EGITO?     Onde fica? Quem são os egípcios? O que eles faziam? O que sabemos sobre eles?
  3. 3. LOCALIZAÇÃO    O Egito fica na África (Nordeste do continente africano). Faz fronteira com a Líbia, o Sudão, Faixa de Gaza e Israel. É banhado pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho.
  4. 4. ASPECTOS GERAIS   É banhado pelo Rio Nilo. Pode ser dividido em: Alto Nilo (próximo à nascente) Baixo Nilo (próximo a foz do Nilo onde forma o delta e desemboca no Mar Mediterrâneo)
  5. 5. PRINCIPAIS CIDADES        Alexandria Heliópolis Cairo Naucratis Amarna Abidos Tebas
  6. 6. E A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA?  Existiu de 4.500 a 525 aC: Período pré-dinástico – 4.500 a 3.200 aC Período dinástico (Antigo Império) – 3.200 a 2.300 aC Médio Império – 2.300 a 1750 aC Novo Império – 1580 a 525 aC
  7. 7. QUEM ERAM ELES?        Faraó (pessoa mais importante de todo o Egito, considerado também um deus, comandava o exército, a religião e a sociedade). Sacerdotes Nobres Escribas Funcionários públicos Camponeses Escravos
  8. 8. IMPORTÂNCIA DO RIO NILO
  9. 9. O Egito é uma região desértica banhada pelo Rio Nilo. No seu final forma-se um delta, que na época da enchentes transborda inundando a região a sua volta, tornando o solo muito fértil. A civilização egípcia desenvolveu-se em torno desse delta.
  10. 10. DELTA EGÍPCIO
  11. 11. “O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO”  Heródoto foi um geógrafo e historiador grego que viveu no século V aC. Era um escritor. Foi o primeiro a registrar os fatos históricos por isso é conhecido como o “Pai da História” É dele a frase acima que ficou muito famosa.
  12. 12. MAS O QUE QUIS DIZER HERÓDOTO?
  13. 13. Como vimos o Egito é praticamente um deserto. Na época das chuvas o Rio Nilo transbordava inundando toda a região ao redor. Os egípcios foram muito espertos aproveitando essas enchentes para irrigar o solo, canalizar o rio e armazenar a água. Esta água armazenada poderia ser utilizada durante todo o ano. Sem o Nilo a civilização egípcia não existiria, pois um povo sem agricultura não sobrevive. Então a civilização egípcia só existiu porque existiu o Rio Nilo e suas enchentes.
  14. 14. ENCHENTES DO NILO
  15. 15. GOVERNOS     Dois reinos: Alto Egito Baixo Egito Menés unificou os dois reinos, sendo o primeiro faraó
  16. 16. ANTIGO IMPÉRIO   Construíram quase todas as pirâmides. Foram invadidos pelos hicsos
  17. 17. HICSOS?  Povo asiático que invadiu o delta do Nilo iniciando a XV dinastia egípcia. O termo hicso significa governante de país estrangeiro.
  18. 18. MÉDIO IMPÉRIO   Nesse período houve a expansão do Egito. Conquista da Núbia.
  19. 19. NOVO IMPÉRIO    Expulsão dos hicsos. Invasão de novas terras. Dominação de povos (Jerusalém, Damasco, Assur e Babilônia).
  20. 20. OS EGÍPCIOS FORAM DOMINADOS PELOS PERSAS   O rei Cambises dominou o Egito. Os persas dominaram toda a Mesopotâmia, a Fenícia e a Palestina no século VI aC.
  21. 21. ECONOMIA     Agricultura (trigo, cevada, frutas, legumes, linho, algodão, papiro). Criação de animais. A economia era controlada pelo faraó. Trabalho compulsório (forçado) – construção de pirâmides, canais de irrigação, etc.
  22. 22. TRABALHO COMPULSÓRIO
  23. 23. SOCIEDADE EGÍPCIA Era dividida. Não havia mobilidade social. As pessoas nasciam e morriam em seus classes sociais.         Faraó Sacerdotes Nobres Escribas Funcionários Públicos Artesãos Camponeses Escravos
  24. 24. PRINCIPAIS FARAÓS Ramsés, Queóps, Tutankamon, Amenófis
  25. 25. RELIGIÃO   Eram politeístas. Deuses com forma humana, forma de animal ou meio humano meio animal
  26. 26.     Horus Anubis Rá ou Aton Amon
  27. 27.      Vida após a morte Mumificação Ressuscitação Livro dos Mortos Túmulos (Pirâmides)
  28. 28. LIVRO DOS MORTOS   Graças ao Livro dos Mortos, o defunto pode vencer todos os obstáculos e ser convertido em Espírito Santificado, após cruzar os 21 pilares, passar pelas 15 entradas, e cruzar 7 salas até chegar frente a Osíris e aos 42 juizes que irão julgá-lo. E graças ao Livro, ele sabe o que pode salvá-lo e conduzi-lo à morada dos deuses após transpor as Portas da Morte, onde, no Campo de Paz, gozará os prazeres da Vida Eterna entre os deuses. O Livro ajuda a alma a se refazer do susto da morte quando tenta voltar ao corpo porém os deuses, encarregados de guiá-la, arrastam-na para longe do ataúde. Sempre guiada, a alma atravessa uma região de trevas, o Aukert, o Mundo Subterrâneo, sem ar e água, difícil e muitas vezes obstruída. Depois ela chega ao Amenti, onde mora Osíris que, imóvel e enigmático, contempla a alma tendo atrás de si suas irmãs, e esposas, Ísis e Néftis; a alma é conduzida por Horo, e Anúbis verifica o fiel da balança, e pesa o coração do defunto na balança, junto a uma pena, na presença da deusa da Justiça/Verdade, Maât, que não toma parte no julgamento, e mais os 42 deuses (cada um representa um nome do Egito) e, ante cada um, o falecido o interpela pelo nome e declara não ter cometido determinado pecado é a "Confissão Negativa" do papiro de NU (os 10 Mandamentos):
  29. 29. PIRÂMIDES OU TÚMULOS?
  30. 30. AS MAIS FAMOSAS Queóps, Quéfren e Miquerinos
  31. 31. MUMIFICAÇÃO
  32. 32. BIBLIOGRAFIA  PANAZZO, Silvia & VAZ, Maria Luiza, Navegando pela História, Quinteto Editorial, 1ª Edição, São Paulo, 2002  pt.wikipedia.org/wiki/Múmia  www.culturabrasil.org/egito.htm Maio de 2010 EMEF “Prof. Waldemar Ramos”

×