Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Continente asiático

2,853 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Continente asiático

  1. 1.  44 milhões de km² Maior continente do mundo 49 países
  2. 2.  Oceano Glacial Ártico (norte) Oceano Índico (sul) Oceano Pacífico (leste) Mar Vermelho (oeste), Mar Mediterrâneo e Montes Urais.
  3. 3.  Com relação aos círculos imaginários: Totalmente no Hemisfério Oriental Quase totalidade no Hemisfério Norte
  4. 4.  Terras na Zona Glacial Ártica Terras na Zona Inter-tropical Maior parte na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer)
  5. 5.  Grande extensão territorial Apresenta 60% da população do planeta Acentuada diversidade de paisagens naturais
  6. 6.  Ásia Setentrional › Porção asiática da Rússia (Sibéria) Ásia Central › 5 Repúblicas da ex União Soviética – ao leste do Mar Cáspio – população muçulmana Oriente Médio › Ásia Ocidental (povos árabes e muçulmanos)
  7. 7.  Subcontinente indiano – Ásia Meridional Sudeste Asiático › Monções, povos indianos e indochineses Extremo Oriente – Ásia Oriental › Domínios dos povos amarelos da Ásia (chineses e japoneses)
  8. 8.  Rio Amarelo e Rio Azul na Planície da China Rio Eufrates e Tigre na Mesopotâmia Rio Ganges e Rio Indo na Planície na Planície Indo Gangética Rios congelados na Sibéria
  9. 9.  Monte Everest – ponto mais alto do mundo – 8.848 m Mar Morto – maior depressão do mundo – 392 m abaixo do nível do mar Inúmeros planaltos e planícies
  10. 10.  Porque o excesso de sal nas suas águas torna a vida praticamente impossível por ali. Com exceção da bactéria Haloarcula marismortui, que consegue filtrar os sais e sobreviver nesse cemitério marítimo, todos os organismos que chegam ao mar Morto morrem rapidamente. Outra característica curiosa é que ninguém consegue afundar nas suas águas, graças novamente à alta concentração salina, que o torna muito mais denso do que o corpo humano. Os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, enquanto o mar Morto tem quase 300 gramas. Isso se deve basicamente a sua localização - na divisa entre Israel e Jordânia. A região é quente e seca, o que acelera a evaporação e impede a reposição da água pela chuva - em um ano chove tanto quanto um dia chuvoso em São Paulo. Além disso, o mar Morto é o local mais baixo do planeta: alguns pontos ficam a mais de 400 metros abaixo do nível dos oceanos. Isso significa que grande parte das partículas que se soltam dos terrenos a sua volta escoam em sua direção. Para piorar, o rio Jordão, que ajuda a alimentá-lo, foi desviado em várias partes para irrigar plantações. Ou seja, com o perdão do trocadilho, o mar Morto está morrendo. O diretor do Instituto Geológico Israelense, Amos Bein, garante que ele não corre risco de secar completamente, mas, por via das dúvidas, já está em fase de planejamento o "Canal da Paz", um aqueduto de mais de 80 quilômetros que puxaria água do mar Vermelho para salvar esse "defunto".
  11. 11.  Taiga Tundra Estepes Pradarias Florestas Equatoriais e Tropicais
  12. 12.  Mediterrâneo Egeu De Mármara Negro Vermelho Cáspio

×