Fisioterapia traumato ortopédica

2,006 views

Published on

Trabalho voltado para área de fisioterapia.

Published in: Education
0 Comments
13 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,006
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
64
Comments
0
Likes
13
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fisioterapia traumato ortopédica

  1. 1. ESPECIALIZAÇÃO TRAUMATO ORTOPÉDICA
  2. 2. DEFINIÇÃOFISIOTERAPEUTA É o profissional habilitado técnica – cientificamente para desenvolver as habilidades inerentes à Fisioterapia, tendo o dever de zelar pela saúde das pessoas a ele confiadas,buscando prevenir, curar ou reabilitar, sempre que possível, os problemas de saúde que possam acometêlas.
  3. 3. FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA; FISIOTERAPIA DERMATO – FUNCIONAL; FISIOTERAPIA DO TRABALHO; FISIOTERAPIA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA; FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA; FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA; FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA; FISIOTERAPIA ESPORTIVA; FISIOTERAPIA EM URO – GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA; FISIOTERAPIA DA ATM (ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR); FISIOTERAPIA EM TRAUMATO ORTOPEDIA.
  4. 4. Introdução:
  5. 5. O Fisioterapeuta especialista em Traumato-Ortopedia está capacitado para prestar assistência às demandas traumato-ortopédicas funcionais, desde a prevenção até ao tratamento propriamente dito. O que faz o especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica?
  6. 6. A quem se destina? • Se destina a pacientes desde crianças até idosos; • Pacientes com alteração no sistema musculoesquelético; • Indivíduos decorrentes de pós-fraturas; Entorses; • Contusões musculares; • Luxações; • Distúrbios mecânicos posturais; • Amputações e pós-cirurgias ortopédicas.
  7. 7. BENEFÍCIOS A Fisioterapia aplicada à TRAUMATO ORTOPEDIA é capaz de promover: Alívio da dor, resolução do processo inflamatório e cicatricial, melhora do comprimento muscular, melhora da força muscular, melhora do padrão da marcha (quando causado por patologia ortopédica), retorno as AVD (atividade de vida diária), e AVP (Atividade de vida prática).
  8. 8. INDICAÇÕES As patologias que tem indicações para o tratamento fisioterapêutico traumato – ortopédicos são: •Patologias inflamatórias: - bursites, tendinites e miosites; •Patologias degenerativas: - osteoartrose, esporão de calcâneo, síndrome do impacto; • Patologias decorrentes de trauma: - fraturas, luxações, contusões, rupturas musculares e ligamentares; •Patologias decorrentes do uso excessivo e/ou inadequado de qualquer segmento musculoesquelético do corpo.
  9. 9. Dicas essenciais para evitar fraturas ósseas •Construir ossos fortes com uma boa nutrição e exercício físico, ossos fortes são menos propensos a fraturas; •Mantenha-se em boa forma física, porque o exercício aumenta a força muscular e velocidade de reflexo; •Certifique-se a sua casa está a salvo de perigos que podem causar quedas; •Mantenha o seu peso em uma faixa saudável; •Use o equipamento certo quando o exercício ou praticar um esporte.
  10. 10. RECURSOS UTILIZADOS NA FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDCA •Cinesioterapia; •Mecanoterapia; •Recursos Terapêuticos Manuais; •Eletetrotermofototerapia; •Crioterapia; •Hidroterapia.
  11. 11. 1 – Exercícios ativos 2 – Exercícios passivos. Na cinesioterapia existem várias maneiras para mobilizar os segmentos do corpo humano e os exercícios podem ser divididos em:
  12. 12. Dentre os equipamentos podemos citar: Barra de Apoio Espaldar fixo, também conhecido como barra de Ling. É um equipamento que serve de suporte para diversos exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, especialmente dos músculos da coluna vertebral, amplitude de movimento, força e flexibilidade RECURSOS UTILIZADOS NA FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPEDICA
  13. 13. Escada de canto com rampa adulto e infantil com regulagem de altura do corrimão A escada de canto é utilizada para treino de marcha (caminhada) em pacientes de todas as idades, pois possui regulagem de altura do corrimão. Além disso, pode ser usado em pacientes idosos, pois dispõe de tecido antiderrapante (em azul) em toda superfície de contato com os pés, promovendo estabilidade e segurança. RECURSOS UTILIZADOS NA FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDCA
  14. 14. Tábua ortopédica em madeira com cinta. Utilizado para reabilitação motora de membros inferiores, para ganho de força muscular, flexibilidade e amplitude de movimento. RECURSOS UTILIZADOS NA FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDCA
  15. 15. Tábua de Equilíbrio para propriocepção Propriocepção é o termo que descreve a percepção do próprio corpo e inclui a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo, e das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular. RECURSOS UTILIZADOS NA FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDCA
  16. 16. RECURSOS UTILIZADOS NA FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDCA Além da cinesioterapia há outros recursos terapêuticos utilizados como: Termoterapia: Vários distúrbios ortopédicos podem ser tratados com o uso do calor ou do frio. Com a escolha adequada do tratamento para cada patologia o fisioterapeuta será capaz de utilizar essas técnicas de tratamento de larga eficiência terapêutica.
  17. 17. RECURSOS UTILIZADOS NA FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDCA Além da cinesioterapia há outros recursos terapêuticos utilizados como: Eletroterapia As patologias ortopédicas que podem ser beneficiadas pela eletroterapia são inúmeras, dentre elas pode-se citar as bursites e tendinites (ultrassom), a cervicalgia e as lombalgias (TENS), a hipotrofia muscular (FES) etc.
  18. 18. RECURSOS UTILIZADOS NA FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDCA Além da cinesioterapia há outros recursos terapêuticos utilizados como: Hidroterapia A hidroterapia oferece ao fisioterapeuta a possibilidade de tratar as patologias ortopédicas que necessitam de diminuição de carga, de impacto em um ambiente mais seguro do que fora da piscina. Além disso a água aquecida promove relaxamento dos tecidos. As patologias que podem ser tratadas com a hidroterapia são: pós-operatório recente de meniscetomia e reconstruções ligamentares do joelho, lombalgias, hérnias de disco, etc. 
  19. 19. Nas cirurgias ortopédicas a fisioterapia traumato-ortopedica possui um papel fundamental na reabilitação, acompanhando passo a passo a evolução do paciente. Intervindo no auxilio da cicatrização da estrutura lesada, mantendo a movimentação, evitando assim os efeitos deletérios da imobilização como a fraqueza muscular, e a hipotrofia. Deixando o paciente totalmente apto para o retorno das suas atividades diárias. Reabilitação no pós-operatório
  20. 20. Acidentes mais comuns Os acidentes mais comuns atendidos e tratados pelos Traumato Ortopedistas são: Traumas desportivos, acidentes domésticos, de trânsito,de Trabalho,Quedas. O trauma também poderá ser causado pelo aumento na velocidade de locomoção de ser humano, antes considerado como acidente, hoje, considerado como uma doença.
  21. 21. Traumas desportivos Acidentes mais comuns
  22. 22. Acidentes mais comuns Acidentes domésticos
  23. 23. Acidentes mais comuns Acidentes de Trânsito
  24. 24. Acidentes mais comuns Acidentes de Trabalho
  25. 25. Acidentes mais comuns Quedas
  26. 26. Acidentes mais comuns
  27. 27. LESÕES ELEMENTARES EM TRAUMATO ORTOPEDIA •Fratura •Luxação •Entorse
  28. 28. LESÕES ELEMENTARES EM TRAUMATO ORTOPEDIA PÓS OPERATÓRIO FRATURA BIMALEOLAR do TORNOZELO
  29. 29. LESÕES ELEMENTARES EM TRAUMATO ORTOPEDIA Luxação
  30. 30. LESÕES ELEMENTARES EM TRAUMATO ORTOPEDIA Entorse
  31. 31. Conclusão: A fisioterapia traumato-ortopedica é de suma importância na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético.Visa maximizar a funcionalidade do paciente reduzindo o quadro doloroso e as alterações encontradas no sistema motor e sensitivo. Promove e incentiva o cuidado a saúde e através do processo de reabilitação faz com que o paciente possa retornar a sua vida normal e o mais rapidamente possível.
  32. 32. Carolina Ramalho; Larissa oliveira; Luciana Sousa; Nathálya Portugal; Pamella Carneiro.
  33. 33. Fonte Bibliográfica: http://alanfisio.webnode.com.br/fisioterapia. http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/8611/traumato- ortopedia

×