Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

3

matemática 9º ano

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

3

  1. 1. EQUAÇÕES INCOMPLETAS DO 2º GRAU Chama-se equação do 2º grau em x a toda a equação redutível à forma: (Forma canónica) com e sendo a, b e c números reais (a, b, c  R). Regra prática para determinar as suas raízes ou soluções das equações do 2º grau: 1 - Transformam-se os membros da equação, desembaraçando-se de parêntesis se existirem, pela aplicação da propriedade distributiva da multiplicação; 2 - Desembaraçam-se de denominadores se existirem, determinando o m.m.c.; 3 - Passam-se todos os termos para um dos membros e ficando zero no outro membro, aplicando a regra da adição (os termos que mudam de membro mudam de operação, ou seja, mudam de sinal); 4 - Efectuam-se os cálculos para os termos semelhantes, simplificando a equação; 5 - Determina-se o valor da incógnita, utilizando a resolução mais adequada à equação obtida:  Uma equação do tipo tem uma e uma só solução: o número zero.  Uma equação do tipo tem duas soluções reais, sendo uma delas o zero.  Uma equação do 2º grau do tipo tem duas soluções simétricas se a e c têm sinais contrários e é impossível se a e c têm o mesmo sinal.
  2. 2. 6 - Simplificar a solução encontrada. Nota: não deves seguir esta ordem em todos os casos, deves escolher por ti próprio o caminho mais conveniente, conforme o caso. EXEMPLOS: 1: 2: 3:
  3. 3. EXERCÍCIOS: 1.Resolve as seguintes equações e indica qual o respectivo conjunto solução: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k)

×