Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Subcontinente indiano ou sul da ásia

7,936 views

Published on

Subcontinente indiano ou sul da ásia

  1. 1. SUBCONTINENTEINDIANO OU SUL DAÁSIAASPECTOS GERAIS
  2. 2. PAQUISTÃO - islamabadNEPAL – KatmanduÍNDIA – Nova DélhiBANGLADESH - DacaBUTÃO - TinfuMIANMA - YangumSRI LANKA – ColomboMALDIVAS - Male
  3. 3.  O deslocamento da placa tectônica doSubcontinente Indiano em direção aonorte e o seu choque com a placa asiáticaprovocou a formação da cordilheira doHimalaia, onde se encontram as maioresmontanhas do planeta, que são também olimite norte da região do Sul da Ásia.
  4. 4. Pangea
  5. 5. Relevo A Ásia Meridional é formada por uma grande plataforma repletade dobramentos modernos e elevados planaltos, que compõemparte do maior conjunto montanhoso do planeta: a Cadeia doHimalaia (“país das neves” em Sânscrito – língua dos povos árias,que, oriundos do Cáucaso, povoaram a região por volta de 2000a.C.). De formação terciária, o Sistema do Himalaia apresentaaproximadamente 40 montanhas com altitudes acima de 7.500m,dentre as quais se destaca o Everest, situado entre a China e oNepal, ponto culminante do globo, com 8.882m. Na porção meridional do Himalaia, estende-se a Planície Indo-Gangética, que ocupa a maior porção do norte da Índia epraticamente toda a República Popular de Bangladesh. Deformação sedimentar recente, seus solos são férteis e propíciospara o cultivo do arroz. Mais ao sul, o Planalto do Decã, de formação antiga e cristalina,abrange metade do território integral da Índia, chegando àsmargens do Oceano Índico. No lado ocidental desse planalto,estão localizados os altiplanos de Ghatts, caracterizados porescarpas elevadas, que se estendem até a extremidade leste doterritório indiano (os Ghatts orientais).
  6. 6. Clima O elemento particular e específico do clima do subcontinente indiano consistenos ventos de monções. No verão, que no hemisfério norte se prolonga dejunho a setembro, as águas do Oceano Índico estão mais frias que ocontinente, já que os maiores rigores do inverno incidem sobre elas. Dessa maneira, a temperatura do ar é relativamente mais baixa do que aprevalecente nas áreas continentais, o que determina uma maior pressão doar. Essa diferença de pressão desloca as massas de ar do sul para o norte. Sendo o continente vítima de altas temperaturas, o que provoca grandeevaporação de água, o ar frio, proveniente do mar, ao se chocar com essaatmosfera úmida e quente, causa intensas chuvas. Nas áreas setentrionais do continente, as temperaturas são muito baixasgerando uma zona de altas pressões. Simultaneamente, no Oceano Índico,formam-se áreas de baixa pressão e altas temperaturas. Isso faz com que os ventos soprem do interior do continente asiático para aságuas marítimas, provocando a diminuição das temperaturas continentais e aqueda das taxas de evaporação. Em conseqüência, as chuvas praticamente sãoinexistentes.
  7. 7. Hidrografia Os rios que nascem no Himalaia são normalmente alimentados pela neve epela monção de verão; são volumosos e banham as regiões de maiorespluviosidades. Os rios que nascem no Planalto do Decã são geralmentealimentados pela monção de verão e variam de volume, sendo que alguns nãosão perenes. • Rio Indo - Nasce no Himalaia, região da Caxemira, corta todo o Paquistão, edesemboca no Mar de Omã ou da Arábia. E o maior rio que desemboca noOceano Índico, com mais de 3.200 km de extensão. • Rio Ganges - E o rio sagrado da Índia, banha a cidade sagrada de Benares(berço do bramanismo). A 350 km da costa, junta suas águas às do RioBramaputra, desembocando no Golfo de Bengala, junto a Bangladesh. • Rio Bramaputra - Nasce no Tibete, nas encostas do Himalaia, passa pelaÍndia, Bangladesh e desemboca em forma de delta, juntamente com o Ganges,no Golfo de Bengala; possui 2.900 km de extensão.
  8. 8. Rio Bramaputra, imagem desatélite
  9. 9. População A região é uma das mais densamentepovoadas do planeta, comaproximadamente 1,6 bilhão dehabitantes, o que equivale a um quarto detoda a população mundial, com umadensidade sete vezes maior que a médiade todos os países juntos.
  10. 10. Caracterizada por grandes problemas sociais, onde suapopulação sofre por diversas conseqüências da economialocal e pela má distribuição de renda nestes países.A numerosa e crescente população do Sul da Ásia condiza esta realidade, a Índia, por exemplo, será daqui algunsanos o país mais populoso do mundo, pois seu ritmo decrescimento vegetativo não para de aumentar.Dentre todas as nações desta região, a Índia é a quepossui maior volume em sua economia, enquanto que asoutras nações estão mergulhadas em grandes crisessócio-econômicas.
  11. 11. Imagens
  12. 12. Índia – Taj Mahal
  13. 13. Paquistão – Museu em Lahore
  14. 14. Nepal - Himalaia
  15. 15. Butão – Mosteiro Taktshang(Ninho do tigre).
  16. 16. Bangladesh - Parlamento
  17. 17. Mianmar – Templo Budista
  18. 18. Sri Lanka – região oeste
  19. 19. Maldivas – ilhas
  20. 20. Professora Cristina Penha

×