Subcontinente indiano ou sul da ásia

7,183 views

Published on

1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
7,183
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,950
Actions
Shares
0
Downloads
151
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Subcontinente indiano ou sul da ásia

  1. 1. SUBCONTINENTEINDIANO OU SUL DAÁSIAASPECTOS GERAIS
  2. 2. PAQUISTÃO - islamabadNEPAL – KatmanduÍNDIA – Nova DélhiBANGLADESH - DacaBUTÃO - TinfuMIANMA - YangumSRI LANKA – ColomboMALDIVAS - Male
  3. 3.  O deslocamento da placa tectônica doSubcontinente Indiano em direção aonorte e o seu choque com a placa asiáticaprovocou a formação da cordilheira doHimalaia, onde se encontram as maioresmontanhas do planeta, que são também olimite norte da região do Sul da Ásia.
  4. 4. Pangea
  5. 5. Relevo A Ásia Meridional é formada por uma grande plataforma repletade dobramentos modernos e elevados planaltos, que compõemparte do maior conjunto montanhoso do planeta: a Cadeia doHimalaia (“país das neves” em Sânscrito – língua dos povos árias,que, oriundos do Cáucaso, povoaram a região por volta de 2000a.C.). De formação terciária, o Sistema do Himalaia apresentaaproximadamente 40 montanhas com altitudes acima de 7.500m,dentre as quais se destaca o Everest, situado entre a China e oNepal, ponto culminante do globo, com 8.882m. Na porção meridional do Himalaia, estende-se a Planície Indo-Gangética, que ocupa a maior porção do norte da Índia epraticamente toda a República Popular de Bangladesh. Deformação sedimentar recente, seus solos são férteis e propíciospara o cultivo do arroz. Mais ao sul, o Planalto do Decã, de formação antiga e cristalina,abrange metade do território integral da Índia, chegando àsmargens do Oceano Índico. No lado ocidental desse planalto,estão localizados os altiplanos de Ghatts, caracterizados porescarpas elevadas, que se estendem até a extremidade leste doterritório indiano (os Ghatts orientais).
  6. 6. Clima O elemento particular e específico do clima do subcontinente indiano consistenos ventos de monções. No verão, que no hemisfério norte se prolonga dejunho a setembro, as águas do Oceano Índico estão mais frias que ocontinente, já que os maiores rigores do inverno incidem sobre elas. Dessa maneira, a temperatura do ar é relativamente mais baixa do que aprevalecente nas áreas continentais, o que determina uma maior pressão doar. Essa diferença de pressão desloca as massas de ar do sul para o norte. Sendo o continente vítima de altas temperaturas, o que provoca grandeevaporação de água, o ar frio, proveniente do mar, ao se chocar com essaatmosfera úmida e quente, causa intensas chuvas. Nas áreas setentrionais do continente, as temperaturas são muito baixasgerando uma zona de altas pressões. Simultaneamente, no Oceano Índico,formam-se áreas de baixa pressão e altas temperaturas. Isso faz com que os ventos soprem do interior do continente asiático para aságuas marítimas, provocando a diminuição das temperaturas continentais e aqueda das taxas de evaporação. Em conseqüência, as chuvas praticamente sãoinexistentes.
  7. 7. Hidrografia Os rios que nascem no Himalaia são normalmente alimentados pela neve epela monção de verão; são volumosos e banham as regiões de maiorespluviosidades. Os rios que nascem no Planalto do Decã são geralmentealimentados pela monção de verão e variam de volume, sendo que alguns nãosão perenes. • Rio Indo - Nasce no Himalaia, região da Caxemira, corta todo o Paquistão, edesemboca no Mar de Omã ou da Arábia. E o maior rio que desemboca noOceano Índico, com mais de 3.200 km de extensão. • Rio Ganges - E o rio sagrado da Índia, banha a cidade sagrada de Benares(berço do bramanismo). A 350 km da costa, junta suas águas às do RioBramaputra, desembocando no Golfo de Bengala, junto a Bangladesh. • Rio Bramaputra - Nasce no Tibete, nas encostas do Himalaia, passa pelaÍndia, Bangladesh e desemboca em forma de delta, juntamente com o Ganges,no Golfo de Bengala; possui 2.900 km de extensão.
  8. 8. Rio Bramaputra, imagem desatélite
  9. 9. População A região é uma das mais densamentepovoadas do planeta, comaproximadamente 1,6 bilhão dehabitantes, o que equivale a um quarto detoda a população mundial, com umadensidade sete vezes maior que a médiade todos os países juntos.
  10. 10. Caracterizada por grandes problemas sociais, onde suapopulação sofre por diversas conseqüências da economialocal e pela má distribuição de renda nestes países.A numerosa e crescente população do Sul da Ásia condiza esta realidade, a Índia, por exemplo, será daqui algunsanos o país mais populoso do mundo, pois seu ritmo decrescimento vegetativo não para de aumentar.Dentre todas as nações desta região, a Índia é a quepossui maior volume em sua economia, enquanto que asoutras nações estão mergulhadas em grandes crisessócio-econômicas.
  11. 11. Imagens
  12. 12. Índia – Taj Mahal
  13. 13. Paquistão – Museu em Lahore
  14. 14. Nepal - Himalaia
  15. 15. Butão – Mosteiro Taktshang(Ninho do tigre).
  16. 16. Bangladesh - Parlamento
  17. 17. Mianmar – Templo Budista
  18. 18. Sri Lanka – região oeste
  19. 19. Maldivas – ilhas
  20. 20. Professora Cristina Penha

×