Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

íNdia aspectos gerais

4,598 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

íNdia aspectos gerais

  1. 1. Aspectos geraisProfessora Cristina Penha
  2. 2. A Índia é o sétimo país do mundo em extensão,apresentando uma área correspondente a um terço doBrasil. Localizada no centro-sul do continenteasiático, é delimitada ao norte pelo Himalaia, a cadeiade montanhas mais alta do mundo, e faz fronteiracom Paquistão, China, Nepal, Butão, Bangladesh eMianmar. A vasta planície central é caracterizada pelapresença de três rios: o Ganges, o Indo e oBrahmaputra. O Planalto do Decã ocupa uma granderegião no extremo sul do país.
  3. 3. A Índia abriga a segunda maior população do globo, commais de um bilhão de habitantes. Por volta de 2050, éprovável que a Índia ultrapasse a China e se torne a naçãomais populosa do planeta, com mais de 1,5 bilhão depessoas. Cerca de um terço dos indianos têm menos de 15anos de idade e quase dois terços têm idade inferior a 30anos.Muitos indianos vivem em grandes aglomerados urbanos,sendo Mumbai (ex-Bombaim) o maior deles, com mais de15 milhões de habitantes. Há no entanto outras dezcidades com populações superiores a um milhão dehabitantes. Nova Délhi, com mais de 10 milhões depessoas, é a capital do país.
  4. 4. Casa de adoração em NovaDélhiOração a Buda
  5. 5. Uma invasão ariana, ocorrida entre 1500 e 1200 a.C,foi a responsável pelo início da urbanização. Obudismo surge no país no século VI a.C. O primeiroimpério hindu instalou-se na região norte por volta de321 a.C. A invasão árabe ocorreu no século VII da era cristã eos muçulmanos permaneceram no poder até ascompanhias de comércio surgirem em cena. A maisnotável delas foi a Companhia das Índias Orientais,que tomou o poder e dominou os muçulmanos,controlando a Índia a partir da metade do séculoXVIII.
  6. 6. A fortaleza vermelha (Red Fort) foi construída de arenito vermelho, em Delhi
  7. 7. Após a I Guerra Mundial, a influência do Reino Unidodiminuiu. Em parte, isto ocorreu devido à influênciade Gandhi. A total independência do colonialismobritânico foi obtida em 1947, mas como não haviaunião entre hindus e muçulmanos, a região foidividida em dois países: uma Índia dominada pelohinduísmo e um Paquistão muçulmano. As péssimasrelações e disputas territoriais entre os dois paísesresultaram em duas guerras entre eles, além de umconflito com a China.
  8. 8. EsculturaTemplo dourado de Amristar,Jaipur
  9. 9. A economia indiana exerce um impacto sobre todo omundo. A agricultura e a indústria são muitoimportantes: diamantes, jóias e roupas sãoimportantes produtos de exportação. Apesar disso, arenda per capita média é de apenas US$ 440, ou seja,quase oito vezes menor que a renda per capitabrasileira.Aproximadamente 600 milhões de pessoas vivem emuma situação de extrema pobreza. Com umapopulação tão jovem, o governo tem sériasdificuldades para fornecer educação, saúde ealimentação adequadas ao povo. Problemas comoanalfabetismo, proliferação de doenças e mortalidadeinfantil abundam no país.
  10. 10. A Índia sempre foi uma nação extremamente religiosae milhares de deuses são por adorados em todo o país.O hinduísmo representa a maior parte da populaçãodo país, abrangendo 82% dos indianos. O islamismo éa religião de cerca de 12% da população, enquanto onúmero de cristãos é de aproximadamente 3% danação.A cultura da Índia é a expressão de uma das maisantigas e diversificadas civilizações do planeta,portanto inclui grande número de manifestações emtodos os campos, desde a literatura e a arquiteturaaté, modernamente, o cinema.
  11. 11. As tradições literárias mais antigas da Índia eramtransmitidas de forma oral e foram posteriormentetranscritas. Tais transcrições incluem textos sagradoscomo os Vedas e épicos como o Maabárata e oRamáiana. O único recipiendário indiano do prêmionobel de literatura é o escritor bengali RabindranathTagore.O país é o maior produtor mundial anual de filmespara o cinema. A produção cinematográfica localconcentra-se em Bombaim, Noida, Madrasta eHiderabade.
  12. 12. Berço de diversas grandes religiões, a prática religiosaintegra o cotidiano da sociedade. A maior religião dopaís é o hinduísmo, embora grupos significativospratiquem o islamismo, o jainismo, o siquismo , ocristianismo e a fé baháí.Um dos aspectos da cultura indiana, apesar deoficialmente banido, é o sistema de castas da Índia,característico dos hindus, não só na Índia, mastambém no Nepal.
  13. 13. Para saber mais:http://www.dharmanet.com.br/buddha/http://www.indiaconsulate.org.br/http://www.yogasite.com.br/india/india.htmhttp://www.sergiosakall.com.br/asiatico/india.htmlhttp://www.viacapella.com.br/portal/india_antiga.htmhttp://www.malhatlantica.pt/mathis/India/india.htmProfessora Cristina Penha

×