México

375 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
375
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

México

  1. 1. MéxicoMéxico
  2. 2. Dados:Dados:O México ou Estados Unidos do México éum país localizado na América do Norte quelimita fronteira ao norte, com os EstadosUnidos; a leste com o Golfo do México; aoeste, com o oceano Pacífico e ao sul, com aGuatemala e Belize.O território mexicano abrange uma área de1 958 201 km2, a qual abriga cerca de 109,6milhões de pessoas. A capital do país é acidade do México. A extensão territorial doMéxico é superada somente pelo Brasil eArgentina entre os países da América Latina.
  3. 3. Chichen Itza (México)
  4. 4. Relevo:Relevo:A superfície do território é tomada emgrande parte pelo planalto Mexicano. Esteúltimo está rodeado de duas montanhas,denominadas de Sierra Madre Ocidental eSierra Madre Oriental. Mais ao centro doterritório se encontra o Planalto deAnáhuac, região na qual as altitudes sãoacima de 2.000 metros e é justamentenessa área que se estabelece a capital dopaís.
  5. 5. Os pontos mais elevados do Méxicolocalizam-se em um lugar chamado dePopocatépeti, com 5.452 metros dealtitude; e Citlaltépeti, com 5.700 metros.Ambos formados a partir demanifestações vulcânicas comuns naregião.Existe também uma planície costeira e odeserto de Sonora.
  6. 6. HidrografiaHidrografiaO México não conta com grandes riosnavegáveis. O rio mais importante do paísé o Grande do Norte (ou rio Bravo).As principais bacias do México são: baciado Atlântico, a do Pacífico e os bolsõesdo planalto, que são bacias interioresdesprovidas de drenagem organizada.
  7. 7. VegetaçãoVegetação Ao sul encontram-se florestasexuberantes, com árvores valiosas comoo magno e o cedro vermelho.Ao norte a cobertura vegetal vai sereduzindo, se tornando desértica nasplanícies de Sonora, onde ainda há cactose plantas gramíneas -vegetação chaparral.(O chaparral é a vegetação típica das regiõesde transição às margens do deserto ).
  8. 8. ClimaClimaA localização geográfica interfere nasformações climáticas, por essa razão nocentro-sul do país o clima é o tropical,uma vez que essa área se encontra nazona intertropical da Terra, faixaclimática que recebe uma quantidademaior de luz solar
  9. 9. Agricultura e pecuáriaAgricultura e pecuáriaNum país considerado como semi-árido, aprodução agrícola está sujeita às variações dosregimes fluviais. Apesar disso, os projetos deirrigação aumentaram o valor das terras de baixocultivo e a conservação dos solos aumentou aprodução.A apartir de 2003 os principais produtosagropecuários do México foram: milho, trigo,cevada, arroz, legumes, batata, café, algodão, canade açúcar, fruta e hortaliças.Entre os rebanhos pecuários de 2003 estavam asvacas, ovinos, caprinos, mulas, asnos e aves.
  10. 10. Recursos MineraisRecursos MineraisNo México os recursos minerais sãoabundantes e variados. Podem-seencontrar quase todos os mineraisconhecidos com destaque para a prata,além de carvão, ferro, ouro, cobre,chumbo, mercúrio e zinco.As reservas de petróleo e gás natural sãoabundantes, com alguns dos maioresdepósitos do mundo localizados perto dabaía de Campeche e golfo do México.
  11. 11. IndústriaIndústriaO verdadeiro desenvolvimento do setormanufatureiro, no entanto, ocorreu na década de1940, quando a Segunda Guerra Mundial impôs umapolítica de substituição das importações de bens deconsumo.As indústrias têxteis e alimentícias se seguiram, nasegunda metade do século XX, grandes indústriasquímicas, petroquímicas, siderúrgica, mecânicas eoutras dedicadas a fabricação de bens de consumoduráveis, como automóveis e eletrodomésticos. A excessiva concentração industrial na cidade doMéxico, em Monterrey e Guadalajara, levaram ogoverno a criar núcleos de desenvolvimentos emoutras áreas.
  12. 12. O NAFTA e o MéxicoO NAFTA e o MéxicoO México ingressou no Nafta a partir de umamanobra dos Estados Unidos e do Canadá, quetinham o objetivo de instalar suas empresas emterritório mexicano e usufruir de benefíciosfiscais, mão de obra barata, matéria-prima, etc.Além disso, os Estados Unidos pretendiam fixaros mexicanos em seu país, diminuindo aincidência de entrada ilegal de imigrantes. Com aentrada de investimentos, a economia do paíspode crescer e dar origem a novos postos detrabalho e oportunidades, assim, a populaçãomexicana não precisará buscar uma nova vida nopaís vizinho.
  13. 13. Há uma grande diferença socioeconômicaentre os integrantes do Nafta, pois o Méxicoresponde por apenas 5% do PIB (ProdutoInterno Bruto) gerado pelo bloco, semcontar que a qualidade de vida da populaçãomexicana está bem abaixo dos padrõesnorte-americano e canadense.O México enfrenta problemas típicos depaíses subdesenvolvidos, como favelas,desemprego, marginalização, criminalidade,falta de oportunidades, entre outros.
  14. 14. Cidade do México - capitalCidade do México - capitalFundada pelos Astecas e corresponde àantiga Tenochtitlán, que exerceu desdeos tempos coloniais uma notávelinfluência intelectual em toda a Américaespanhola.Nessa época, com mais de 250 milhabitantes, a cidade já figurava entre asmaiores do mundo. Tem uma forma ovalde aproximadamente 60 por 40 km.
  15. 15. A cidade fica sobre o leito de um lagoque foi inicialmente aterrado pelosastecas e posteriormente pelosespanhóis, o que talvez explique ainundação que toma conta da cidadequando chove, bem como seus abalossísmicos.
  16. 16. É considerada uma das cidades maispoluídas do mundo, pois perto dela seencontram dois vulcões, que formam umaespécie de bolsa de poluição sobre acapital. Em alguns meses do ano, a cidadeé coberta pelo smog, uma espécie denevoeiro com poluição. A cidade tambémconta com uma das frotas de veículosmais antigas.
  17. 17. Painel de Diego Rivera
  18. 18. Professora Cristina Penha – 2011COLEGUIUM Fundamental II

×