Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Europa

1,153 views

Published on

  • Be the first to comment

Europa

  1. 1. EUROPAASPECTOS
  2. 2. A Europa é um continente situado no hemisférionorte do globo terrestre. Ao norte do continenteeuropeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sulos mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a lesteos Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Doponto de vista econômico é o continente mais ricoe desenvolvido mundo.
  3. 3. Reconstrução do mundo segundoHeródoto em 450 a. C.
  4. 4. Mapa da Europa elaborado por Abraham Orteliusem 1564
  5. 5. - A área do continente europeu é de 10.498.000km².- A população da Europa é de 744,7 milhões dehabitantes (estimativa 2006).- A moeda mais importante da Europa é o Euro(moeda oficial da União Européia), que circula em 16países.- A densidade demográfica da Europa é de 101habitantes por quilômetro quadrado.- O nome do continente tem sua origem namitologia grega, pois Europa era uma mulher muitolinda que despertou o interesse de Zeus (deus dosdeuses).- No geral, a economia dos países é bemdesenvolvida, sendo que as mais fortes são:Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha.
  6. 6. -- Há, neste continente, cinco grandes penínsulas: Itálica,Ibérica, Jutlândia, Balcânica e Escandinava.- As ilhas européias mais importantes são: Córsega,Islândia, Ilhas Britânicas, Creta, Sicília e Sardenha.- O relevo da Europa é bem diversificado. Por ser umterreno de formação antiga, predominam as planícies.Encontramos também planaltos de baixas altitudes e cadeiasmontanhosas desgastadas (Cárpatos, Pirineus, Apeninos eBálcãs).- O litoral europeu é muito recortado, facilitando ainstalação de portos e a navegação.
  7. 7. -O relevo da Europa é bem diversificado. Por ser um terrenode formação antiga, predominam as planícies. Encontramostambém planaltos de baixas altitudes e cadeias montanhosasdesgastadas (Cárpatos, Pirineus, Apeninos e Bálcãs).-O litoral europeu é muito recortado, facilitando a instalaçãode portos e a navegação.-Existem sete tipos de climas na Europa: temperadooceânico, temperado continental, mediterrâneo, subpolar,semi-árido, frio continental e frio de altitude.- Há vários rios na Europa, sendo que os maisimportantes são: Danúbio, Reno, Volga, Douro, Tibre, Tejo,Sena, , Elba, Tamisa e Pó e Ebro
  8. 8. - Embora grande parte da vegetação européia tenhasido devastada com o passar dos anos, aindaencontramos muitas formações vegetais nestecontinente. As principais são: Taiga ou Floresta deConíferas (região norte), Tundra (extremo norte), FlorestaTemperada (centro), Vegetação Mediterrânea (sul) eEstepes (leste).- A Europa possui uma fauna bem diversificada. Osanimais mais comuns no continente são: rena, ursopardo, raposa, lontra, lebre, javali, lebre, lince, perdizes efaisões.
  9. 9. FimSlide by Cristina Penha dos SantosMarço de 2009

×