Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE - ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO N.º2 DA QUINTA DO CONDE
Nome:______________________...
- Por que razão tinha a velha as janelas sempre fechadas? ______________________________
_________________________________...
10. Escrever palavras da mesma família de:
casa
11. Escrever palavras da área vocabular de:
casa
12. Escrever:
O sinónimo ...
20. Escrever a frase no feminino:
O gato era um bichinho esfomeado.
21. Ler a frase. Sublinhar a vermelho o nome e a azul ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

118 ficha de avaliação do 3.º período

1,271 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

118 ficha de avaliação do 3.º período

  1. 1. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE - ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO N.º2 DA QUINTA DO CONDE Nome:____________________________________________________________ Data: ____________________________________________________________ Tempo atribuído para a realização da ficha: duas horas. Fazer a ficha com muita calma! Ler bem as perguntas e pensar antes de responder. A Velha e o Garrafão Era uma vez uma velha tão sovina, tão avarenta, tão unhas-de-fome que nem a roupa lavava em condições para não gastar muito sabão. O dinheiro que lhe vinha parar às mãos dificilmente conhecia bolsos novos ou carteiras velhas. Ficava dentro daquela casa que tinha as janelas fechadas para que o sol não gastasse a cor da pintura das paredes. E para não cair em tentações, adivinhem onde ela metia o dinheiro. Exactamente! Dentro de um garrafão! Assim , já não havia problemas. Porque para tirar as notas era preciso partir o garrafão. - Hum... Era o que faltava! Um garrafão custa uma fortuna! – dizia ela. E lá ia metendo notas e mais notas dentro do garrafão. Um dia, pela tardinha, a velha viu um bichinho escuro, de orelhas levantadas e com rabo comprido a passar no corredor da sua casa. - Um rato? Mas é um rato?!... Ui, que medo! – gritou ela cheia de susto. O rato desapareceu, o susto passou e a velha pensou: - Tenho de arranjar um gato esfomeado! É isso mesmo! Com um gato em casa os ratos desaparecem num instantinho! Estava quase decidida a ir arranjar um gato. Mas depois voltou a pensar: - Um gato dá muita despesa! Só em leite é uma fortuna... Era o que faltava! E não arranjou o gato. Os dias passaram e os ratos aumentavam. E uma manhã a velha começou a gritar com as mãos na cabeça: - Fui roubada! Fui roubada! Mas não! Os ratos só tinham transformado as notas em pedacinhos de papel. António Mota Abada de histórias 1. Ler o texto em silêncio. 2. Responder às perguntas (letra BONITA e respostas COMPLETAS): - Qual é o título do texto? ________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ - Quais são as personagens do texto? _______________________________________________ ______________________________________________________________________________ - O que fazia a velha para não gastar muito sabão? ____________________________________ ______________________________________________________________________________
  2. 2. - Por que razão tinha a velha as janelas sempre fechadas? ______________________________ ______________________________________________________________________________ - Onde guardava a velha o seu dinheiro? ____________________________________________ ______________________________________________________________________________ - O que viu a velha, um dia pela tardinha? ___________________________________________ ______________________________________________________________________________ - A velha não arranjou o gato. Porquê? ______________________________________________ ______________________________________________________________________________ - O que fizeram os ratos ao dinheiro da velha? ________________________________________ ______________________________________________________________________________ - Quem é o autor do texto? ______________________________________________________ ______________________________________________________________________________ - De que livro foi retirado este texto? _______________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3. Assinalar com um X a resposta certa: Este texto é... uma narrativa. uma poesia. 4. Separar os parágrafos do texto e responder: - Quantos parágrafos tem o texto? _________________________________________________ - Quantas frases tem o oitavo parágrafo? ___________________________________________ - Copiar o quarto parágrafo: ______________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 5. Descobrir a frase: Avelhaescondeutodooseudinheironogarrafão. ______________________________________________________________________________ 6. Ordenar as palavras e formar uma frase: as ratos pedacinhos em . de transformaram notas Os papel 7. Expandir a frase: A velha escondia o dinheiro. 8. Dividir as palavras em sílabas: velha paredes problemas bichinho transformado 9. Escrever as palavras por ordem alfabética: velha roupa dinheiro casa garrafão papel 1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª
  3. 3. 10. Escrever palavras da mesma família de: casa 11. Escrever palavras da área vocabular de: casa 12. Escrever: O sinónimo de... O antónimo de... sovina velha pedacinhos comprido 13. Escrever: Ponto final Ponto de interrogação Ponto de exclamação Vírgula Travessão 14. Do texto, copiar uma frase com: Ponto final Ponto de exclamação Ponto de interrogação 15. Assinalar correctamente com um X. “A velha não arranjou o gato.” Esta frase está: na forma afirmativa. na forma negativa. 16. Escrever a seguinte frase na forma negativa: O rato desapareceu. ______________________________________________________________________________ 17. Pensar e escrever: dois nomes comuns dois nomes próprios 18. Copiar do texto: dois nomes no singular dois nomes no plural 19. Escrever a frase no plural: A velha metia a nota no garrafão.
  4. 4. 20. Escrever a frase no feminino: O gato era um bichinho esfomeado. 21. Ler a frase. Sublinhar a vermelho o nome e a azul o verbo. Separar o grupo do nome (GN) do grupo do verbo (GV). Os ratos roeram as notas todas. 22. Escrever: A velha viu um bichinho. Eu ________________________________________________________________ Nós _______________________________________________________________ Elas _______________________________________________________________ Tu ________________________________________________________________ 23. Ligar: Ontem, a velha não lavou a roupa. futuro Hoje, ela vê um rato. passado Amanhã, o rato irá roer o dinheiro. presente 24. Conjugar o verbo gritar: no presente no passado no futuro 25. Escrever linguagem verbal ou linguagem não verbal: A professora escreve o Plano Diário no quadro. A Carolina ouve o telefone a tocar. A turma diz “Bom dia, senhora Professora”. O Gonçalo viu o cartão amarelo. Ele cometeu uma falta a jogar futebol. O professor Eduardo apita para indicar que o jogo de futebol chegou ao fim. 26. Ver cada resposta dada e verificar se tudo está correcto.

×