Apresentação Turma Berçário II - turno da tarde Creche Escola Ladybug

9,365 views

Published on

Apresentação das atividades realizadas no primeiro semestre de 2012 na Creche Escola Ladybug no Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,365
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,711
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação Turma Berçário II - turno da tarde Creche Escola Ladybug

  1. 1. Reunião de PaisEncerramento do 1º semestre 2012. Projetos trabalhados: Tudo bem ser diferente e Um planeta e quatro elementos.
  2. 2. Pauta:• agradecimentos pais e equipe/reforço da parceria:escola/famílias/equipe• avaliação na educação infantil• recesso – De 23 a 31/07 p/ o parcial – funcionamento emregime de creche p/ ampliado e integral sem atividadespedagógicas- Volta as aulas dia 01/08•lembretes sobre pendências (as pendências de material dehigiene, documentos, assinaturas, estarão junto com orelatório)
  3. 3. • Metodologia de trabalho• Conteúdos trabalhados no semestre• Apresentação de slides com as atividades desenvolvidas no primeiro semestre
  4. 4. Fases do desenho segundo Piaget:Garatuja: Na fase sensório motora (0 a 2 anos) e parte da pré-operacional(2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer e a figura humana éinexistente. A cor tem um papel secundário, aparecendo o interesse pelocontraste.Pode ser dividida em:Desordenada: movimentos amplos e desordenados. Ainda é um exercício.Não há preocupação com a preservação dos traços, sendo cobertos comnovos rabiscos várias vezes.
  5. 5. Ordenada: movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora.Figura humana de forma imaginária, exploração do traçado; interesse pelasformas.Nessa fase a criança diz o que vai desenhar, mas não existe relaçãofixa entre o objeto e sua representação. Por isso ela pode dizer que umalinha é uma árvore, e antes de terminar o desenho, dizer que é um cachorrocorrendo.
  6. 6. Pré-Esquematismo: Fase pré-operatória, descoberta da relação entredesenho, pensamento e realidade. Os elementos são dispersos e nãorelacionados entre si. O uso das cores não tem relação com a realidade,depende do interesse emocional.
  7. 7. RodinhaObjetivos: Estimular a oralidade, a espontaneidade, relatar vivências,fazer a rotina do dia, e os combinados.
  8. 8. Jogos pedagógicosObjetivos: Identificar os números, reconhecer as cores e formas,promover a capacidade de iniciativa.
  9. 9. Chamadinha Objetivos: Estimular a atenção,reconhecer seus amigos através de fotos e escrita do nome, e oferecer oportunidade de se expressar.
  10. 10. CalendárioObjetivos: Identificar a passagem do tempo, compreender certas regularidades das medidas do tempo, como dia, mês e ano. Desenvolver a contagem oral e reconhecer os números.
  11. 11. Leitura de livrosObjetivos: Incentivar a leitura, criar o hábito de escutar histórias
  12. 12. Manuseando livrosObjetivos: Oferecer oportunidade de recriar contos eestimular o contato com a leitura.
  13. 13. ColagemObjetivos: Desenvolver a percepção visual, a coordenaçãomotora e percepção tátil.
  14. 14. Massa de modelarObjetivos: Manipular e modificarcriando e recriando.
  15. 15. DesenhoObjetivos: Refletir sobre o processo de aprendizagem de cada criança. Valorizar cada forma de expressão.Permitir que as crianças expressem seus sentimentos e emoções. Experimentar diversos materiais.
  16. 16. PicoteObjetivos: Estimular a coordenação motora fina, a concentraçãoe o movimento de pinça.
  17. 17. PinturaObjetivos: Explorar os materiais deforma lúdica, sujar as mãos com tinta.
  18. 18. PinturaObjetivos: Desenvolver as habilidadesartísticas, motoras, sensoriais e a imaginação.
  19. 19. Escrita Objetivos: Identificar letras e sons iniciais, perceber a escrita como forma de registros de fatos e de sua própria fala.
  20. 20. FantochesObjetivos: Proporcionar interatividade com a história e o lúdico.Estimular o aprendizado, o desenvolvimentoemocional, expressão oral e corporal.
  21. 21. Dramatização Objetivos: Vivenciar situações que possibilitam a construção doconhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual e criadora.
  22. 22. Brincadeira livreObjetivos: Explorar o ambiente aoredor, e estimular a socialização.
  23. 23. ExperiênciaObjetivos: Despertar a curiosidadeatravés de experimentos.
  24. 24. Higiene - banhoObjetivos: Construir vínculo afetivo e estimular hábitos dehigiene saudáveis.
  25. 25. Troca de fraldas
  26. 26. Escovação de dentes
  27. 27. Alimentação Objetivos:Incentivar adegustação de diferentes tipos dealimentos, estimular os sentidos, e criar bons hábitos alimentares.
  28. 28. Lavagem das mãosObjetivos: Criar o hábito dehigienização das mãos.
  29. 29. Aulas de inglês Objetivos: Adquirir naturalmentefluência oral neste idioma no dia a dia escolar .
  30. 30. Aulas de psicomotricidadeObjetivos: Desenvolver o equilíbrio eexplorar possibilidades de gestoscorporais.
  31. 31. Aulas de músicaObjetivos: Explorar a linguagem musical, percebervariações de ritmos através da dança, palmas,instrumentos, corridas, batimentos de mãos, pés emovimentos dirigidos.
  32. 32. Aulas de educação alimentarObjetivos: Suprir as necessidades fundamentais para a manutenção e preservação da vida, através de um trabalho complementar e compartilhado com a família. Incentivar a degustação de diferentes tipos de alimentos saudáveis.
  33. 33. BrinquedotecaObjetivos: : Estimular o faz deconta a representação,desenvolver a independência e ainteração.
  34. 34. CampoObjetivos: Estimular a socialização, a troca de experiências e explorar o espaço amplo e aberto.
  35. 35. Área externa: PistaObjetivos: Brincar livremente, desenvolver a conscientizaçãoe o respeito pelo trânsito.
  36. 36. PlayObjetivos: Proporcionar estímulos para que brinquem livremente, eestabelecer contato com a natureza.

×