Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Trabalho realizado pelo aluno Diogo Miguel Alves Andrez
Os primeiros povos que habitaram a Peninsula Hibérica foram
os:iberos.
Este povo vivia da agricultura e pastorícia. Mais t...
Os Lusitanos
Quando os Romanos chegaram à Peninsula tiveram muita
dificuldade em vencer este grupo de guerreiros, porém
conseguiram qu...
 No ano 711, os Muçulmanos passaram a dominar toda a Península Ibérica,
menos um território montanhoso no norte da Penins...
Refugiados nas Astúrias, os Cristãos organizam-se e iniciam a
reconquista cristã.
Para ajudar na reconquista vieram do N...
 O conde D Henrique ficou responsável pelo Condado de Portucalense, casou
com a filha ilegítima do rei de Leão, Dona Tere...
As moedas de D. Afonso Henriques terão sido fabricadas em Braga e Coimbra
e eram de bolhão (liga metálica com maior quanti...
Conde D.Henrique e sua esposa
Dona Teresa
D.Afonso Henriques
A história de Portugal
A história de Portugal
A história de Portugal
A história de Portugal
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

A história de Portugal

6,862 views

Published on

Trabalho realizado pelo Diogo Alves do 4º C

Published in: Education
  • Be the first to comment

A história de Portugal

  1. 1. Trabalho realizado pelo aluno Diogo Miguel Alves Andrez
  2. 2. Os primeiros povos que habitaram a Peninsula Hibérica foram os:iberos. Este povo vivia da agricultura e pastorícia. Mais tarde vieram os Celtas, os Fenícios, os Gregos, os Cartagineses, os Romanos, os Bárbaros e , por fim, os Mouros. Da união dos Celtas com os Iberos resultaram os Celtiberos. O grupo de Celtiberos mais guerreiro foram os Lusitanos que viviam no alto dos montes em Castros, dedicamdo-se à pastorícia e à caça.
  3. 3. Os Lusitanos
  4. 4. Quando os Romanos chegaram à Peninsula tiveram muita dificuldade em vencer este grupo de guerreiros, porém conseguiram que um lusitano atraiçoasse o seu chefe, Viriato e o matasse. Os Romanos dominaram este território oito séculos, até à invasão dos Mouros. Construiram pontes, aquedutos, templos, estradas, desenvolveram a agricultura, o comércio e a indústria. Introduziram o latim, a religião, as suas leis e a moeda.
  5. 5.  No ano 711, os Muçulmanos passaram a dominar toda a Península Ibérica, menos um território montanhoso no norte da Peninsula Ibérica chamado Astúrias.  Antes da invasão deste povo os habitantes da Peninsula Ibérica eram cristãos, mas depois da invasão tiveram que conviver com o islamismo, que era a religião dos Mouros.  Os Mouros estiveram 800 anos na Peninsula Ibérica.  As ruas das cidades eram tortas e estreitas, com escadinhas, casas muito juntas e quase sem abertura para o exterior. Os Mouros dominavam as técnicas de captar, elevar, armazenar e distribuir água pelos habitantes e pelas terras de cultivo. Desenvolveram a indústria artesanal, como os tapetes de arraiolos, a construção de armas e carros de arreio. Trouxeram novos conhecimentos de medicina, navegação (a bússula), astronomia e matemática.
  6. 6. Refugiados nas Astúrias, os Cristãos organizam-se e iniciam a reconquista cristã. Para ajudar na reconquista vieram do Norte e centro da Europa alguns cavaleiros cristãos, os Cruzados. À medida que a reconquista ia avançando formaram-se novos reinos como o de Leão, Castela, Aragão e Navarra., rei de Leão D.Afonso VII recompensou dois cavaleiros que se destcaram pela sua bravura. Foram eles D. Raimundo e D.Henrique.
  7. 7.  O conde D Henrique ficou responsável pelo Condado de Portucalense, casou com a filha ilegítima do rei de Leão, Dona Teresa.  Deste casamento nasceu o filho Afonso Henriques.  D. Henrique morreu cedo , sem consequir tornar o condado independente de Leão e Castela.  Dona Teresa assumiu o governo do Condado.  Aos 14 anos D.Afonso Henriques armou-se cavaleiro e derrotou a mãe na Batalha de S. Mamede. Depois desta vitória assumiu o governo do condado e travou lutas com os Mouros, a sul e com o rei de Leão e Castela, para conseguir a independência.  Em 1139,na Batalha de Ourique, depois de derrotar os Mouros, D.Afonso Henriques intitulou-se rei, mas sé em 1143 foi reconhecido como rei de Portugal, pelo Tratado de Zamora. 
  8. 8. As moedas de D. Afonso Henriques terão sido fabricadas em Braga e Coimbra e eram de bolhão (liga metálica com maior quantidade de cobre do que prata). As únicas peças conhecidas são os dinheiros e as mealhas ou meios dinheiros, que eram as moedas correspondentes aos valores mais baixos utilizados nos neg
  9. 9. Conde D.Henrique e sua esposa Dona Teresa D.Afonso Henriques

×