Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto matemática 5º ano

1,512 views

Published on

Projeto Excel 5º anos.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Projeto matemática 5º ano

  1. 1. OFICINA EXCEL Responsáveis pelo Projeto: Angela Maria Feldmann Schmidt – Informática Simone Kich Holz – Professora de matemática Ronei Reitel - Informática Turma envolvida 5º anos – 51, 52 e 53 Duração Data do Desenvolvimento 2 períodos por turma de 13/06/2016 até 17/06/2016 O QUE É O EXCEL? O Excel é um programa utilizado para elaboração de planilha eletrônica, constituindo-se de uma poderosa ferramenta no auxílio à execução de trabalhos que envolvem cálculos matemáticos. Com este aplicativo, é possível criar uma grande diversidade de planilhas, utilizando recursos como: fórmulas matemáticas, atualização automática de resultados, gráficos e classificação por valores preestabelecidos.
  2. 2. OBJETIVOS DO PROJETO:  Desenvolver novas habilidades na disciplina de matemática;  Explorar os recursos do Excel nas operações de soma e subtração;  Falar sobre a importância da utilização do Excel no dia-a-dia, mais especificamente no controle de gastos mensais. SOBRE O PROJETO A professora de matemática está trabalhando com as três turmas de alunos do 5º ano sobre o Sistema Monetário. Pensando em utilizar os recursos da informática, sugerimos a utilização dos recursos do Excel, na qual é possível os educandos fazerem cálculos relacionados ao tema. Para fazer esta atividade, a professora solicitou que cada aluno fizesse um levantamento em sua casa sobre as despesas mensais e a renda da família (estes dados também podem ser fictícios). Após a coleta dos dados, os alunos juntamente com a professora vieram ao Laboratório de Informática e utilizaram os recursos do Excel para fazer a soma das despesas e calcular o saldo mensal. No Laboratório de Informática Educativa, receberam as primeiras orientações sobre a utilização do Excel (em que momentos pode ser utilizado). Na tela principal comentamos sobre o que são células e porque as linhas e colunas são marcadas com letras e números. Após digitações e organização da Planilha foram inseridas as fórmulas de soma e subtração. Os educandos ficaram impressionados com as possibilidades dos recursos e também, se derem conta que em algumas situações os seus gastos eram maiores do que o salário, situação que a professora irá explorar em sala de aula. Cada aluno recebeu impresso a sua atividade.
  3. 3. A atividade foi organizada da seguinte forma:

×