Portal de Revistas Eletrônicas: acesso aberto à pesquisa científica

292 views

Published on

Poster apresentado CONFOA 2013 (06 a 09 de outubro de 2013 - Sao Paulo, SP, Brasil) - Maria Claudia Pestana, Lucia Maria Sebastiana Veronica Costa Ramos

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
292
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Portal de Revistas Eletrônicas: acesso aberto à pesquisa científica

  1. 1. Portal de Revistas Eletrônicas: acesso aberto à pesquisa científica Maria Cláudia Pestana pestana2605@gmail.com Lúcia Maria S. V. Costa Ramos lveronica28@gmail.com Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - São Paulo, SP, Brasil
  2. 2. A organização da comunicação científica passou por grandes transformações com o advento da Internet. A tecnologia, nos diferentes momentos da história, vem provocando uma necessidade emergente em ordenar e estruturar a informação e o conhecimento de maneira que todos possam acessá-la, independente do espaço geográfico em que o usuário se encontre. Com a atenção voltada para esse desenvolvimento, as instituições públicas vêm criando Portais de Revistas Eletrônicas, nas diversas áreas do saber, com o propósito de disponibilizar e permitir o acesso aberto ao texto completo atendendo, assim, às necessidades da comunidade acadêmica.
  3. 3. O objetivo foi demonstrar a importância dos portais de revistas eletrônicas com acesso aberto ao texto completo. Para isso, foram pesquisadas 39 Universidades Estaduais e 59 Universidades Federais no território brasileiro para saber quais possuíam um Portal de Revistas com acesso aberto ao texto completo. Os dados foram tabulados em planilha do Excel. Das 39 Universidades Estaduais sete não possuem um portal e das 59 Universidades Federais apenas cinco não possuem um Portal de Revistas com acesso aberto ao texto completo. Em alguns casos foi verificado que o acesso é realizado no próprio site da instituição, já em outros casos o acesso está descentralizado na internet.
  4. 4. Universidades Estaduais Brasileiras Universidades Federais Brasileiras 03 Sim 10 Sim 01 Não 05 Sim 09 Sim 13 Sim 02 Não Centro Oeste (05) 11 Sim 03 Não Nordeste (15) Norte (09) 17 Sim 02 Não Sudeste (19) 09 Sim Sul (11) 06 Sim 01 Não Centro Oeste (03) Nordeste (14) Norte (06) 03 Sim 03 Não Sudeste (07) Sul (09)
  5. 5. Com base nos resultados apresentados, podemos inferir que as bibliotecas públicas estaduais e federais têm aderido ao movimento de acesso aberto das revistas brasileiras, levando em conta sua importância para o desenvolvimento da pesquisa no país corroborando com a relevância que o tema tem alcançado no meio acadêmico. O Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License é o sistema mais utilizado pelas Universidades.

×