Successfully reported this slideshow.

Slide ivan generos

1,921 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Slide ivan generos

  1. 1. <ul>UERJ- Faculdade de Educação da Baixada Fluminense Trabalho de Tendências atuais da Língua Portuguesas II Texto :Gêneros Textuais : Definições e funcionalidades Alunos :Suzana Reis Sezeferina Daumas Jorge Luiz Saldanha </ul>
  2. 2. Gêneros Textuais: Definições e funcionalidades:
  3. 3. <ul>1. Gêneros textuais como práticas sócio-históricas Vinculados a vida social e cultural Os genos são maleais as mudanças sociais. Os gêneros textuais surgem situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais </ul>
  4. 4. 2.Novos gêneros e Velhas Bases O uso das tecnologias e suas interferências nas atividades comunicativas diárias propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais, formas inovadoras. Fato já notado por Bakhtin(1997) quando falava na transmutação dos gêneros e na assimilação de um gênero por outro gerando novos . Exemplos: a) conversa -> telefonema b) bilhete -> carta -> e-mail Os limites entre a oralidade e a escrita tornam-se menos visíveis, a isto chama-se hibridismo que desafia as relações entre oralidade e escrita e inviabiliza de forma definitiva a visão dicotômica. Os gêneros híbridos permitem observar melhor a integração entre os vários tipos de semioses: signos verbais, sons, imagens e formas em movimento.
  5. 5. Definição de tipo e gênero textual Os gêneros são, em ultima análise, o reflexo de estruturas sociais recorrentes e típicas de cada cultura. Por isso, em princípio, a variação cultural deve trazer consequências significativas para a variação de gêneros, mas este é um aspecto que somente o estudo intercultural dos gêneros poderá decidir.” (MARCUSCHI, 2002)
  6. 6. A língua é tida como uma forma de ação social e histórica e que, ao dizer, também constitui a realidade sem contudo cair num subjetivismo ou idealismo ingênuo. Neste contexto os gêneros textuais se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo. Texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. Discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos.
  7. 7. 4. Algumas observação sobre os tipos de textuais Tipos textuais: são sequências linguísticas e não textos materializados, a rigor, são modos textuais, não são empíricos. Servem para a produção dos gêneros, estão no interior desses. Os tipos textuais são cinco: Narração: indica uma ação, tempo, espaço, personagem Descrição: é estática, caracteriza lugares, pessoas objetos, sem as impressões Injunção: ordens, perguntas, incita a uma ação. Exposição: define, conceitua. Argumentação: defende ideias, atribui qualidade.
  8. 8. 5 - OBSERVACOES SOBRE OS GENEROS TEXTUAIS: - A PARTIR DO MOMENTO QUE TEMOS UMA EXPRESSAO, IDEIA ESCRITA, TEMOS GENEROS TEXTUAIS. - NAO SE CARACTERIZAM COMO FORMAS ESTATICAS E DEFINIDAS, MAS ATIVIDADES SOCIO DISCURSSIVAS. SAO MODELOS COMUNICATIVOS. --FORMA DE REALIZAR LINGUISTICAMENTE OBJETIVOS ESPECIFICOS EM SITUACOES SOCIAIS PARTICULARES. - - A PARTIR DO MOMENTO QUE TEMOS UMA EXPRESSAO, IDEIA ESCRITA, TEMOS GENEROS TEXTUAIS. - SAO REFLEXOS DA ESTRUTURA SOCIAL RECORRENTE E TIPICA DA CULTURA. - NAO SE CARACTERIZAM COMO FORMAS ESTATICAS E DEFINIDAS, MAS ATIVIDADES SOCIO DISCURSSIVAS. SAO MODELOS COMUNICATIVOS.
  9. 9. Gêneros textuais e ensino .. - O TRABALHO COM TEXTO DEVE SER FEITO NA BASE DOS GENEROS, SEJAM ORAIS OU ESCRITOS, DESDE OS MAIS INFORMAIS AOS MAIS FORMAIS EM TODOS OS CONTEXTOS E SITUACOES DA VIDA COTIDIANA. -ALGUNS GENEROS SAO RECEBIDOS OU USADOS NA FORMA ORAL, APESAR DE SEREM ESCRITOS ORIGINALMENTE NA FORMA ESCRITA. -A PRODUCAO DO GENERO E SEU USO TEM QUE ESTAR ADEQUADOS (PRODUCAO TIPOLOGICA), QUANTO A: NATUREZA DA INFORMACAO DO CONTEUDO VEICULADO, NIVEL DE LINGUAGEM, TIPO DE SITUACAO EM QUE O GENERO SE SITUA,RELACAO ENTRE OS PARTICIPANTES E A NATUREZA DOS OBJETIVOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. -
  10. 10. 7. observações finais O trabalho com gêneros textuais possibilita uma enorme variedade de trabalhar a questão da comunicação. Os gêneros textuais trabalhados de diversas formas, alem de se mesclarem, tornam a comunicação dinâmica e aberta a outros conceitos .
  11. 11. Referências: Texto gêneros textuais :definições e funcionalidades Autor: Luiz Antônio Marcuschi

×