Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Folha Dominical - 16.12.18 Nº 747

361 views

Published on

Folha Dominical - 16.12.18 Nº 747

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Folha Dominical - 16.12.18 Nº 747

  1. 1. ANO 16 | 16.12.18 | Nº 747 Tel: 251782158 / 251782400 Email: comunidadesvivas@gmail.com Blog: http://comunidadespadorneloparadamoselos.blogspot.pt/  III DOMINGO DO ADVENTO Reflexão: A pergunta da multidão, dos publicanos e dos soldados, do Evangelho deste Domingo, exprime com sinceridade as suas inquietações e o profundo desconforto com a vida: Que devemos fazer? Esta pergunta reflete ainda o impacto que as palavras de João provocaram neles e que lhes despertaram o desejo de felicidade, de liberdade e de seguir os seus ensinamentos. Neste tempo de Advento, deixemo-nos encantar pelas palavras de São João Batista, bem como de tantos outros Santos e Santas, para que, após o encontro com Jesus, nos comprometamos, de alma e coração, e sejamos claros, objetivos e coerentes no anúncio da Boa Nova: com boas obras e, se necessário, também com palavras. Oração: Nós Te agradecemos, Senhor, por cada homem e por cada mulher, colocados à nossa frente para nos mostrar a grandeza do Teu amor. Eles são para nós fontes de esperança e coragem. Tal como foste para eles providência e proteção, possamos contar também com a Tua força. Assim como a vida dos Santos é testemunho de amor, assim seja também o nosso testemunho. Atitude: Ao longo deste Ano Pastoral temos como figura de referência São Teotónio, padroeiro secundário da Diocese de Viana, nascido em 1082, em Ganfei, Valença. «São Teotónio anunciava sempre o ilimitado amor de Deus… vivendo-o», diz Dom Anacleto na Carta Pastoral, Somos Igreja que Evangeliza (nº 12), e acrescenta: esta forma de anunciar o amor de Deus «é uma das chaves para a eficácia da evangelização». À luz do testemunho dos Santos, modelos de fé, anunciemos o amor de Deus na nossa comunidade ou além-fronteiras, pela caridade, pela oração ou pelo ensino. Em família: ao longo desta semana vamos fazer “Memória agradecida” do Batismo de todos e cada um dos membros da família. Para isto, combina-se um dia com um pouco mais de tempo e vêm-se fotografias do dia do batismo, os pais partilham com os filhos como foi esse dia e, no final da partilha, procure-se ter presente que todos os batizados são chamados a anunciar o Evangelho com a palavra e com a vida. Como reflexo dessa vocação cada família procure visitar alguma pessoa doente e partilhe um pouco do seu tempo e da sua alegria.
  2. 2. ................................................................................................................... ................................................................................................ CAMPANHA DA CÁRITAS: ACENDER UMA VELA PELA PAZ COM A LUZ DE BELÉM - Uma vela para acender com a Luz da Paz de Belém no Natal por 1€ cada. As velas da Cáritas poderão ser adquiridas como nos anos anteriores; a Luz de Belém será distribuída, segundo a organização do CNE no dia 17 de dezembro às 21h na Sé em Viana do Castelo (a Luz de Belém ficará na Sé para quem não puder recebê- la nesta data); todas as paróquias são convidadas a receber esta Luz de Belém para a distribuir pelos paroquianos nas Eucaristias do IV Domingo do Advento (para que esta Luz esteja presente em cada lar na noite do nascimento de Jesus). Tragam as candeias. FESTA DE NATAL DO CENTRO INTERPAROQUIAL - No próximo dia 21 de dezembro, durante a tarde, teremos a festa de Natal dos nossos utentes no salão paroquial de Moselos. Convidamos os seus familiares a participarem. CONVITE DO SR BISPO NESTE NATAL - Ao aproximar-se a solenidade do Natal do Senhor e do final do ano civil, o nosso Bispo convida: para a Bênção das Grávidas, na catedral diocesana, inserida na Eucaristia das 18 horas de 23 de dezembro, quarto Domingo do Advento. Agradeceremos ao Senhor o dom das crianças, ainda em formação nos seios de suas mães, como Jesus, o Filho de Deus, no seio de Maria. E pedir-Lhe-emos que as abençoe, para que, desde o seu nascimento, venham a ser verdadeiras graças que alegrem as suas famílias, a sociedade e a Igreja; para a Missa da Noite do Natal do Senhor, na catedral diocesana, pelas 23 horas de 24 de Dezembro. Agradeceremos ao Senhor o “Conselheiro Admirável, Deus forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9, 5) que nos deu no Menino “deitado numa manjedoura e envolto em panos”, e diante do qual
  3. 3. ................................................................................................................... ................................................................................................ cantamos também nós: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados” (Lc 2, 12.14). VIGÍLIA PELA PAZ NO MUNDO - Contamos contigo no próximo dia 29 de dezembro, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Viana do Castelo. Neste belo momento de oração, comunhão, silêncio e partilha, uniremos as nossas preces pela Paz no Mundo. ENCONTRO DIOCESANO DE LITURGIA - Realiza-se nos dias 19 e 20 de janeiro’19. S. PAIO DE MOSELOS Quinta-feira, 20 - 18h - Eucaristia * Maria Augusta Alves Barbosa - mês, * Maria do Céu Fernandes de Sá, António Manuel de Sá e Otelinda de Sá Fernandes (m.c. Maria Paula Sá Pereira); * João Aguiar Sousa, Adelina Barbosa, Franklim Vieira e restante família (m.c. José João Sousa e família). IV Domingo do Advento, 23 - 11,15h - Eucaristia depois da catequese (entrega da Luz da Paz de Belém) * Lúcia Oliveira, Albertina Beatriz Sá Rodrigues, Armando César Sá Rodrigues, Eugénia Teresa da Cunha e Isabel Dias Martins (m.c. Daniela Cristina Rodrigues Cunha); * Deodoro Alves, Manuel Benjamim Alves, José Manuel Alves, João Aguiar Sousa, Adelina Barbosa e outras intenções (m.c. António Cândido Alves e Amélia Sousa); * Francisca Mourão e Abel da Cunha (m.c. Martinha Mourão). STA MARINHA DE PADORNELO Segunda-feira, 17 - 18h - Eucaristia na capela de N. Sr.ª do Amparo * Gonçalo, Delfina, Amaral, Zulmira, Maria e António (m.c. família); * Cristina Varajão da Silva e restantes familiares de Manuel Barbosa de Sá; * Isabel Dias Martins e restantes familiares de Marina Dias Martins. Quinta-feira, 20 - 17,15h - Eucaristia na igreja de Santa Marinha * Olívia Barbosa Barreiro, Arnaldo Covas e Amândio Covas (m.c. família); * Às Almas (m.c. encarregado das Alminhas de Lamarigo); * Ana Barbosa Rodrigues (m.c. confraria de N. Sr.ª das Angústias).
  4. 4. ................................................................................................................... ................................................................................................ IV Domingo do Advento, 23 - 10h - Eucaristia e no final a catequese (entrega da Luz da Paz de Belém) * Maria Cristina da Pureza Fernandes, Márcia Amorim e restante família (m.c. família); * Helena Maria Fernandes - mês; * Maria Barbosa Pereira - mês, Maximino Barbosa de Sá, Avós paternos e maternos (mc. os filhos). LIVRO “A CAPELA DO SENHOR ECCE HOMO” - Podem adquirir e poderá ser uma boa prenda de Natal para oferecer aos familiares de Padornelo. CONCERTO DE NATAL - O coro Coura Voce irá realizar um concerto na próxima quinta- feira, dia 20 de dezembro, pelas 21,30h na igreja do Sr.º Ecce Homo. Participem! S. PEDRO DE PARADA Segunda-feira, 17 - 17,15h - Eucaristia * Francisco José Palma - mês; * Marido, pais, irmãos, sobrinhos e sogros (m.c. Amabília Rodrigues Mendes); * Dulcinda Pádua, Narciso Pádua e Rosalina Sá (m.c Olívia Pereira Fernandes). Sábado, 22 - 17h - Eucaristia depois da catequese (entrega da Luz da Paz de Belém) * António Araújo, Maria Rosa Pereira, Felismina, Olívia, Maria da Conceição, Armando e AntónioGomes (m.c. Maria Conceição Pereira Araújo); * António Cunha, Rosalina Eiras e Francisco Pereira (m.c. Fernanda Pereira e família); * Rosa Abreu, Manuel Domingues, Cecília Fernandes e avós (m.c. Manuel Domingues). IV Domingo do Advento, 23 - 9h - Eucaristia (entrega da Luz da Paz de Belém) * Intenções dos paroquianos. FESTA DE NATAL DA CATEQUESE - A catequese organiza a festa / convívio de Natal no dia 22 de dezembro, a partir das 14h, no centro paroquial. Participem!

×