Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Escola de Pais • Como NÃO educar seu filho

842 views

Published on

Material utilizado na Escola de Pais, do Programa de Desenvolvimento Humano do Colégio PGD • Londrina.PR

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Escola de Pais • Como NÃO educar seu filho

  1. 1. COMO NÃO EDUCAR UM FILHO Policiais de Houston, no Texas, publicaram uma norma de 10 pontos de “como criar um delinqüente”; é interessante meditar neste resumo:
  2. 2. 1- Comece na infância a dar a seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando ele crescer, acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja. 2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante. 3- Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até ele chegar aos 21 anos e “decida por si mesmo”.
  3. 3. 4- Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade. 5- Discuta com freqüência na presença deles. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde. 6- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser.
  4. 4. 7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar “frustrações prejudiciais”. 8- Tome partido dele contra vizinhos, professores e policiais. (Todos têm má vontade com seu filho). 9- Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: “Nunca consegui dominá-lo”.
  5. 5. E, finalmente... 10- Prepare-se para uma vida de desgosto.
  6. 6. Vivemos num mundo com tanta violência e visível falta de educação. Vale a pena pensarmos melhor em que tipo de valores estamos repassando ao nossos filhos. O mundo precisa de cidadãos de bem, e a responsabilidade também é nossa.
  7. 7. “EDUQUE OS MENINOS E NÃO SERÁ PRECISO CASTIGAR OS HOMENS” Pitágoras
  8. 8. COMO OS PAIS PODEM AJUDAR SEUS FILHOS NO DESEMPENHO ESCOLAR • DIREITOS E DEVERES: OS FILHOS NÃO TEM SÓ DIREITOS. EXIJA QUE ELES CUMPRAM SUAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIZEM-SE POR SUAS TAREFAS. • LIMITES: CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRECISAM DE NORMAS DE CONDUTA BEM CLARAS. NÃO PEERMITA QUE ELES DITEM AS REGRAS DENTRO DE CASA. • RESPEITO: SENDO PESPEITADO PELOS PAIS, ELES SABERÃO RESPEITAR A SI MESMOS E A TODOS OS SERES HUMANOS.
  9. 9. • ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA: TEM HORA PRA TUDO NA VIDA: ESTUDAR, DIVERTIR-SE, COMER, DORMIR, ETC. ESTABELEÇA COM SEUS FILHOS UMA CERTA ROTINA DE HORÁRIOS PARA CADA ATIVIDADE, ATÉ QUE ELES SE ACOSTUMEM. • AMBIENTE ADEQUADO: ISSO SIGNIFICA NÃO SOMENTE ESPAÇO FÍSICO BEM AREJADO, ORGANIZADO, LIMPO E ILUMINADO, MAS TAMBÉM HARMONIA E SERENIDADE DENTRO DO LAR. • ACOMPANHAR DE PERTO: CRIANÇAS E JOVENS NÃO PODEM SE SENTIR ABANDONADOS NA TAREFA DE ESTUDAR. ELES PRECISAM DE UM ADULTO POR PERTO, NÃO PARA VIGIAR E COBRAR RESULTADOS, MAS PARA ORIENTÁ- LOS. JAMAIS FAÇA POR ELES, MAS COM ELES.
  10. 10. • ESTÍMULOS: PRESENTEIE COM LIVROS, REVISTAS E BRINQUEDOS QUE AGUCEM A CURIOSIDADE; ELOGIE E PREMIE, QUANDO O FILHO ALCANÇAR UMA META; PROPORCIONE BOA MÚSICA, BOA LEITURA E BOAS PALAVRAS. • EXEMPLO: SE O FILHO VÊ QUE O PAI E A MÃE INTERESSAM-SE E VALORIZAM OS ESTUDOS, FICARÁ MAIS MOTIVADO A ESTUDAR. • AUTORIDADE: EXERÇA-A. SEM AUTORITARISMO NEM IMPOSIÇÃO, A ÚLTIMA PALAVRA DEVE SER SEMPRE DOS PAIS. • AFETO: DEMOSNTRE SEU AMOR E SEU FILHO TERÁ MAIS FELICIDADE DE DISCIPLINAR-SE, ACEITAR LIMITES E SAIR-SE BEM NA VIDA. • FÉ E VIDA: FALE DA PRESENÇA DE DEUS NA VIDA DE SEUS FILHOS E ENSINE-OS A AGRADECER PELA NATUREZA, PELOS ALIMENTOS E POR SUA VIDA. A CONFIANÇA EM DEUS É FUNDAMENTAL.
  11. 11. E POR FIM: “TER FAMILIA NÃO É A GARANTIA DE FELICIDADE. É PRECISO SENTIR O DESEJO DE SER FAMILIA.” “A FAMÍLIA TEM QUE DAR AOS FILHOS ASAS E RAÍZES.” NOS MUITOS VÔOS EMPREENDIDOS PELOS NOSSOS JOVENS É PRECISO QUE ELES TENHAM UM NINHO PARA ONDE VOLTAR. EXEMPLO DAS TARTARUGAS MARINHAS.
  12. 12. “Se esculpirmos o mármore, este um dia perecerá. Se entalharmos o bronze, o tempo o desvanecerá. Se erigirmos templos, eles se reduzirão a pó. Mas, se trabalharmos mentes imortais e nelas instilarmos princípios justos, então imprimiremos a tabula que o tempo não apagará, mas tornará cada vez mais nítida e brilhante através da eternidade”. (“Os sete hábitos das famílias muito eficazes” – S. Covey – Editora Best Seller, 1998.)
  13. 13. “... OS PAIS PRECISAM SEMPRE SE LEMBRAR DE QUE OS FILHOS NÃO PEDEM PARA NASCER. ELES SÃO DESEJADOS PELOS PAIS E QUANDO UM PAI DESEJA UM FILHO ELE TEM QUE ASSUMI-LO PELO RESTO DA VIDA. PAI NÃO TEM SOSSEGO, PAI NÃO TEM FÉRIAS, MAS PAI TEM FELICIDADE. TALVEZ NÃO TENHA MUITO PRAZER, MAS TEM FELICIDADE. E SABE QUAL É A FELICIDADE DE UM PAI? É IMAGINAR QUE CONSTRUIU UM BOM SER HUMANO”. (DIÁLOGOS SOBRE A AFETIVIDADE - IVAN CAPELATTO)
  14. 14. FIM

×