Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como conquistar a atenção?

769 views

Published on

Já ouviu falar em Publicidade Sinestésica?

Apresentação com base no texto:
Capítulo 17 - Tendências e novos formatos das peças publicitárias (Ricardo Chiminazzo),
que integra a bibliografia indicada abaixo.



PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo (Orgs.). Hiperpublicidade, v.2: atividades e tendências. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Como conquistar a atenção?

  1. 1. COMO CONQUISTAR A ATENÇÃO?
  2. 2. Desafios • “Nos dias de hoje, conquistar a atenção dos consumidores é uma tarefa árdua, uma vez que o volume de anúncios aumentou, a concorrência é acirrada e a maioria dos produtos não apresenta mais diferenciais suficientemente marcantes. Muitas vezes, seus formatos e conteúdos chegam a ser redundantes a ponto de confundir a marca anunciada com a da concorrência” (CHIMINAZZO, p.448).
  3. 3. Desafios • Colonização do tempo de descanso: expansão de serviços com horário ampliado de atendimento. • Saturação da atenção: abundância de informações (globalização e tecnologia). • Bunkerização da existência: impessoalidade no atendimento (caixas eletrônicos, sites e portais), delivery (distanciamento interpessoal, carência de laços e afetos, excesso de medo).
  4. 4. A percepção sensorial • “Não percebemos o mundo como ele realmente é. Percebemos, sim, sensações ocasionadas pelas transformações produzidas em nossos órgãos dos sentidos. Podemos dizer que os órgãos sensoriais convertem vibrações em sons e ruídos; os fótons, em imagens; e as reações químicas, em cheiros e gostos específicos” (CHIMINAZZO, p.450).
  5. 5. A percepção sensorial • “Experimentamos ondas eletromagnéticas não como ondas, mas como cores”. Após decodificar uma cor, o cérebro busca referências associativas, “levando o indivíduo a optar e configurar sua interpretação em meio às possibilidades propostas pelas experiências anteriores. O vermelho pode remeter ao sangue, à atenção, a perigo, à energia, à Ferrari etc.” (CHIMINAZZO, p.450).
  6. 6. A percepção sensorial • “Já é sabido também que o olfato é o órgão sensorial mais ligado ao campo das recordações; devido a isso, ao sentir novamente a fragância de determinado perfume, com o qual tivemos contato no passado, provavelmente nos lembraremos da pessoa e/ou situação associada ao registro da sensação anterior” (CHIMINAZZO, p.450).
  7. 7. Publicidade sinestésica • “É por intermédio das sensações que o espectador se relaciona com o anúncio e, se puder senti-lo por meio do maior número de órgãos sensoriais, maior será o seu relacionamento com o anúncio e, em decorrência, com o produto, serviço e/ou marca anunciados” (CHIMINAZZO, p.450-451).
  8. 8. Publicidade sinestésica • “Para que haja maior eficiência dos sentidos, é preciso que os órgãos trabalhem integrados”(CHIMINAZZO, p. 451). • “O publicitário, ao criar uma peça sinestésica, pode utilizar esse recurso, preparando anteriormente as sensações, no sentido de criar uma convicção ou gerar dúvidas ao espectador, em benefício do produto ou serviço anunciado” (CHIMINAZZO, p. 451).
  9. 9. COMO CONQUISTAR A ATENÇÃO?

×