Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A criação do cartaz

720 views

Published on

Material de apoio para as aulas de Criação Publicitária e Direção de Arte.

Published in: Education
  • muito bom
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

A criação do cartaz

  1. 1. Profa. Dra. Cíntia Dal Bello CESAR, Newton. Direção de Arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2000.
  2. 2.  Considere as características de recepção das informações (pessoas em trânsito, pouco tempo de exposição à peça, necessidade de leitura rápida, informação impactante, mensagem objetiva e clara).  O cartaz pode estar exposto no local em que o target pode decidir-se pela ação/compra.  Para a criação do cartaz, é preciso estar munido das informações sobre o cliente, o público e o produto/serviço (Briefing de Criação).  É possível explorar aspectos de produção gráfica: quantidade de cores (inclusive cores especiais), facas especiais, tamanhos diferenciados (consulte um produtor gráfico para ou verifique uma tabela de corte de papel para melhor aproveitamento).
  3. 3.  Não deixe o título muito pequeno.  Não use muito texto. Distribua bem as informações, classifique-as e hierarquize-as para .  Cuidado com a legibilidade.  Zele pela originalidade sem perder de vista a adequação.  Cartaz promocional: lembre-se que a estrela é o prêmio!  Atraia a atenção e o interesse com a imagem, mas não deixe de transmitir a mensagem.  Cuidado para não perder o foco da atenção ao usar mais de uma imagem.  Use retícula se o cliente não tiver condições de arcar com impressão colorida.
  4. 4. CARTAZ INFORMATIVO / EDUCATIVO
  5. 5. CARTAZ INFORMATIVO / EDUCATIVO
  6. 6. CARTAZ EDUCATIVO / MOTIVACIONAL Talent / Associação Parceria Contra as Drogas – Ação na Galeria do Rock - 2013 Confira a ação: https://www.youtube.com/watch?v=EzLXMZfW5D4
  7. 7. CARTAZ PROMOCIONAL
  8. 8. CARTAZ PROMOCIONAL
  9. 9. CARTAZ POLÍTICO
  10. 10. CARTAZ POLÍTICO
  11. 11. CARTAZ POLÍTICO
  12. 12. CARTAZ POLÍTICO
  13. 13. CARTAZ POLÍTICO
  14. 14. Essa campanha de posters para produtora de som SaxsoFunny traz a sonoplastia na prática, com o título “Toda imagem tem um som” (Every image has a sound). A criação é da DM9DDB.(2009) https://www.youtube.com/watch?time_continue=33&v=z57 MHimKQC4 CARTAZ PUBLICITÁRIO
  15. 15. CARTAZ PROMOCIONAL (PDV)
  16. 16. CARTAZ PROMOCIONAL (PDV)
  17. 17.  Analise o cartaz a seguir (1º Regional de Futebol Itagimirim).  Quais são as informações que ele tenta comunicar?  O que consegue notar a respeito das imagens utilizadas?  Como classificar e hierarquizar as informações pode auxiliar na diagramação do cartaz?  Existe uma identidade visual para o evento?  Compare-o com os outros dois cartazes colocados na sequência. Por que o primeiro parece tão “poluído” visualmente?  É possível repensar a diagramação do primeiro, melhorando a legibilidade das informações?
  18. 18.  Escolha uma letra de música ou um clássico da literatura.  A partir da sua escolha, redija a sinopse de um filme inspirado nesta letra de música ou livro.  Considerando a sinopse, monte o cartaz de divulgação do filme.  Pense a tipografia adequada para retratar o título.  As imagens devem ser autorais.  Analise a diagramação dos cartazes de filmes para compor o grid do seu.  Analise as informações adicionais para complementar o seu cartaz.  Os nomes dos alunos devem aparecer no cartaz como atores/atrizes principais e direção do filme.

×