Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Primeiras idéias para a hereditariedade

11,096 views

Published on

  • Be the first to comment

Primeiras idéias para a hereditariedade

  1. 1. PRIMEIRAS IDÉIAS PARA A HEREDITARIEDADE
  2. 2. ALCMEON DE CROTONA (500 a.C) • Acreditava que homens e mulheres tinham sêmen e que este se originava no cérebro. Segundo ele, o sexo das crianças era determinado pela preponderância so sêmen de um dos pais.
  3. 3. EMPÉDOCLES DE ACRAGAS ( 492-432 a.C.) O calor do útero era decisivo na determinação do sexo dos bebês: útero quente produzia homem; útero frio, mulheres
  4. 4. ANAXÁGORAS DE CLAZOMENE ( 500-428 a.C.) Postulava que o sêmen ocorria apenas no macho e continha um protótipo de cada órgão do futuro ser; as fêmeas atuariam apenas como receptoras e nutridoras do ser pré-formado. TEORIA DA DIREITA E DA ESQUERDA: meninos eram gerados no lado direito do corpo e as meninas no lado esquerdo.
  5. 5. HIPÓCRATES DE COS ( 460-370 a.C.) PANGÊNESE Cada órgão ou parte do corpo de um organismo vivo produziria partículas hereditárias chamadas gêmulas, estas migrariam para o sêmen do macho e da fêmea e seriam transmitidas aos descendentes no momento da concepção. O novo ser seria elaborado a partir das gêmulas recebidas dos genitores, o que explicaria as semelhanças entre pais e filhos. ADEPTOS: Lamarck e Darwin
  6. 6. ARISTÓTELES 384-322 a.C.) CRITICAVA A PANGÊNESE A fêmea fornecia a “matéria” básica que constituía e nutria o ser em formação, enquanto o macho fornecia, por meio do sêmen, a “essência”, transmitindo-lhe a alma, fonte da forma e do movimento. Desenvolvimento normal: ser semelhante ao pai Desenvolvimento com pequena falha: parecido com a mãe. Desenv. com grandes falhas: prevaleceriam características dos avós e assim sucessivamente.
  7. 7. WILLIAM HARVEY (1578- 1657) Propôs que todo animal se origina de um ovo. Acreditava que o ovo produzido pela fêmea necessitava ser fertilizado pelo sêmen do macho para originar um novo ser. 1. Todo o material necessário para produzir um novo ser já estaria presente no ovo, faltando apenas ser modelado. 2. O material que constituiria o novo ser teria de ser produzido a medida que o desenvolvimento fosse ocorrendo.
  8. 8. NEHEMIAH GREW (1641-1711) • Sugeriu que o grão de pólen era o elemento masculino da reprodução das plantas com flores.
  9. 9. TEORIA DA PRÉ-FORMAÇÃO ( SÉCULO XVIII)• CONSIDERAVA A EXISTÊNCIA DE UM SER PRÉ-FORMADO NO OVO; O DESENVOLVIMENTO CONSISTIRIA APENAS NO SEU CRESCIMENTO.• OVISTAS: o ser pré-formado estava no óvulo.• ESPERMISTAS: o ser pré-formado estava no esperma.
  10. 10. TEORIA EPIGENÉTICA OU EPIGÊNESE• O OVO FERTILIZADO CONTINHA UM MATERIAL INICIALMENTE AMORFO, MAS COM O POTENCIAL PARA ORIGINAR UM NOVO SER, QUE SE ESTRUTURARIA E SE DIFERENCIARIA AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO.
  11. 11. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK (em 1667) • Descobriu que o sêmen expelido pelos machos contém uma enorme quantidade de criaturas microscópicas, os sptz. No interior de cada um deles havia um ser pré-formado.
  12. 12. LINEU • NÃO CONSEGUIU CLASSIFICAR OS “ ANIMAIS” ENCONTRADO NO ESPERMA POR LEEUWENHOEK.
  13. 13. LAZARO SPALLANZANI (1784) • TENTOU DETERMINAR A FUNÇÃO DO SÊMEN NA REPRODUÇÃO DE RÃS E CONCLUIU QUE OS SPTZ NÃO PARTICIPAVAM DA FERTILIZAÇÃO.
  14. 14. RUDOLF ALBERT COM KOLLIKER (1841) • DESCOBRIU QUE OS SPTZ NÃO ERAM “ANIMAIS”, MAS CÉLULAS MODIFICADAS.

×