Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lição 5 Aliança Mosaica

2,020 views

Published on

ALIANÇA MOSAICA

Published in: Education
  • Be the first to comment

Lição 5 Aliança Mosaica

  1. 1. 01 05 2016
  2. 2. OBJETIVOS: Conhecer o Objetivo e o Propósito da Aliança Mosaica. Compreender a importância dos dez mandamentos em sua época. Entender o propósito dos Sacrifícios e Ofertas no Antigo Testamento
  3. 3. PALAVRA INTRODUTÓRIA: A primeira metade do livro de Êxodo envolve a redenção divina da nação eleita de Israel da servidão egípcia. Deus realizou esta façanha em três etapas: 1. Redenção – Redenção é o ato ou efeito de redimir ou remir, que significa reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado. (Êx.12:31-15:21).
  4. 4. PALAVRA INTRODUTÓRIA: 2. Libertação – vem do grego “sotero“ e significa “livramento, salvação”. João 10:10 diz: O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (Êx.12:31-15:21). 3. Preservação – Preservados da fome na terra do Egito, Deus cuida deles na caminhada e na Nova Terra. (Êx.15:22-18:27)
  5. 5. 1. ANTIGO TESTAMENTO, BERÇO DA ANTIGA ALIANÇA : Algumas pessoas foram visitadas por Deus e receberam dele preciosas instruções: Adão, Abel, Sete, Enoque, Noé, Melquisedeque, Abraão, Balaão, Naamã, Jó. Faz-nos refletir sobre a extraordinária função do ensino oral. A Igreja primitiva anunciava o Evangelho da Graça sem o Novo Testamento, com os ensinos orais de Jesus e dos seus apóstolos.
  6. 6. 1.1 A Unidade das Escrituras Quando estudamos o Antigo Testamento escritos por diferentes autores, cerca de 40, em diferentes épocas, e em gêneros literários distintos: históricos, poéticos, sapienciais (que contém sentenças morais) e proféticos. Deus se revelou ao homem de que forma? Adão – no jardim Noé – Manda fazer a arca (aliança de salvação) Abraão – Pai de uma grande nação Moisés – Libertador
  7. 7. 1.1 A Unidade das Escrituras Juízes – julgavam a nação Sacerdotes – Ensinavam o povo, levavam as questões a Deus. Profetas – Transmitiam a vontade de Deus Ninguém se contradiz. A Palavra de Deus é viva e eficaz. E hoje, como Deus se revela ao homem?
  8. 8. 1.1.1. A mensagem divina complementa-se de forma qualitativa Na “antiguidade” muitas nações elegeram para si falsos e inanimados mediadores, - símbolos e/ou esculturas, - entre eles e o Criador. O AT é o instrumento por meio do qual o Senhor revela como o homem deve relacionar- se com Ele, sempre apontando para Cristo. Lev. 19:04  Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição, Eu sou o Senhor vosso Deus.
  9. 9. 1.1.2. A mensagem divina complementa-se de forma quantitativa O Antigo Testamento apresenta um quadro geral de:  Como Tudo Começou (Gênesis e Êxodo)  Como Tudo Aconteceu (Livros Históricos)  Como Tudo Deve Ser (Livros da Lei)  Como Tudo Será (Proféticos e Escatológicos)  Alento e Sabedoria na Caminhada para os Céus (Poéticos e Sapienciais)
  10. 10. 2. A ALIANÇA MOSAICA A Aliança Mosaica em si é o conjunto de revelações divinas de caráter ético e moral que formou as leis, os princípios e os valores da Nação Israelita e posteriormente algumas das bases do Cristianismo. Exemplo: Dt.5:1-10. Moisés teve êxito em sua missão: ele livrou os hebreus da mão de Faraó e o povo partiu em direção à terra que mana leite e mel. Toda nação para crescer e prosperar precisa organizar-se. Com Israel não foi diferente.
  11. 11. 2.1. A Gande Questão da Nação recém-liberta do cativeiro egípcio Deus liberta o seu povo da escravidão egípcia e se revela como o Soberano Senhor. Como um povo que convivera por tantos anos com as práticas de uma nação idólatra deveria portar- se diante do Criador, dos seus compatriotas e do resto do mundo? A Aliança Mosaica explica como a nação deveria se organizar sob o governo divino. O papel da Aliança era ensinar como as pessoas redimidas deveriam viver neste mundo.
  12. 12. 2.2. A Lei Mosaíca A Lei Mosaica é composta por um código de leis, formado por cerca de 600 disposições, ordenanças e proibições. Pode ser considerado: 1. Um Código Religioso – Previa as obrigações do povo, levitas, sacerdotes e Sumo Sacerdotes em relação a Deus. 2. Normatização Sócio-Educativa – Previa as normas de convivência coletiva. Visava manter puro e incontaminado o povo por meio do qual nos seria apresentado o Salvador.
  13. 13. 2.2.1. Elementos compreendidos na Torah O que você entende por Torah? O que é o Decálogo?  Os dez mandamentos – regulamentam as relações interpessoais e com Deus.  As ordenanças civis e religiosas – explicam detalhadamente o significado dos dez mandamentos para Israel.  As leis cerimoniais – relativas ao serviço sacerdotal, e ao ministério no Tabernáculo (templo).
  14. 14. 2.2.1. Elementos compreendidos na Torah
  15. 15. 3. O DECÁLOGO Podemos dizer que a essência do Antigo Testamento reside nos dez mandamentos. Escritos pela mão de Deus. Êx.31:18;34:12
  16. 16. 3.1. A Divisão do Decálogo Os quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao relacionamento com Deus e os outros seis tratam do relacionamento com os outros indivíduos. 1) Instituição do Monoteísmo – Um Relacionamento exclusivo. 2) Proibição de dar a Deus uma representação visível. 3) Proibição ao uso incorreto do Nome de Deus para fins Ilegítimos e Egoístas.
  17. 17. 3.1. A Divisão do Decálogo 4) Santificação do sétimo dia. (Ter um momento diferenciado com Deus) 5) Honrar Pai e Mãe. 6) Proibição à Violação da Vida Humana. 7) Fidelidade no relacionamento Conjugal. 8) Proibição à violação dos direitos e exploração social. 9) Proibição ao Falso Testemunho. 10) Proibição de possuir o que não é nosso.
  18. 18. 3.1.1. O ponto central do Decálogo Os dois principais mandamentos bíblicos, tanto na Antiga como na Nova Aliança: Dt.6:05 Mc.12:28-31
  19. 19. 4. SACRIFÍCIOS E OFERTAS NO NOVO TESTAMENTO Alguns teólogos acreditam que a ideia de sacrifício surgiu a partir do socorro de Deus ao pecado do Homem, quando matou um animal para cobrir a vergonha do homem. Gn.8:20 e Jó 1:5
  20. 20. 4.1. Tipos de Sacrifícios e Ofertas na Aliança Mosaica A lei Mosaica previa sacrifícios e ofertas e estes deviam ser oferecidos exclusivamente a Deus. Êx.22:20. Estes Sacrifícios e Ofertas giravam em torno do perdão dos pecados e do retorno da comunhão com o Criador, nunca em torno da ideia de salvação eterna.
  21. 21. 4.1. Tipos de Sacrifícios e Ofertas na Aliança Mosaica
  22. 22. 4.2. A Ineficácia das Ofertas para a Salvação Eterna Os sacrifícios no Antigo Testamento eram imperfeitos e incompletos, toda vez em que alguém pecasse, deveria repetir o ritual. Hebreus 09:11-14 No Novo Testamento eles cumpriam a função de apontar para Cristo, o Redentor.
  23. 23. CONCLUSÃO No monte Sinai, Israel tornou-se uma nação eleita e santa ao entrar em um relacionamento de aliança com Deus. Israel foi colocada em uma posição privilegiada, porém tinha a missão de mediar as bênçãos de Deus às nações do mundo. Israel deveria ser santa, a busca pela santidade significa um relacionamento ininterrupto de fidelidade e confiança em Deus.

×