Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lição 4 - ALIANÇA ABRAÂMICA

1,169 views

Published on

ALIANÇA ABRAÂMICA

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Lição 4 - ALIANÇA ABRAÂMICA

  1. 1. 03 04 2016
  2. 2. OBJETIVOS: Compreender o Objetivo e o propósito da Aliança Abraâmica. Saber sobre a descendência de Abraão. Conhecer os aspectos teológicos da Aliança Abraâmica, destacados por Paulo.
  3. 3. PALAVRA INTRODUTÓRIA: Abrão – Pai das alturas ou pai elevado. Abraão – Pai de uma multidão Nasceu em Ur dos Caldeus, descendente de Sem, um dos filhos de Noé. Em determinado momento Deus modificou seu nome. Analisaremos as bases da Aliança Abraâmica que passam por todo o Velho Testamento e vão até Cristo.
  4. 4. 1. A ALIANÇA ABRAÂMICA: Gênesis 11:27-31 mostra-nos que Tera saiu de Ur dos Caldeus com Abrão, Ló e Sarai, afim de irem para a terra de Canaã, e vieram ate Harã e ali habitaram. (Tera, pai de Abrão morreu em Harã). Abrão saiu de Harã aos setenta e cinco anos levando consigo a Sarai e Ló e todos os bens e pessoas que lhe acresceram em Harã. Gn.12:05. Peregrinaram cerca de 650km até a terra prometida
  5. 5. 1. A ALIANÇA ABRAÂMICA: Vale a pena destacar que:  Deus fez o chamado a Abrão. Gn.12:01  Deus fez Promessas. Gn.12:2-3  Abrão Obedeceu o chamado. Gn12:04  Abrão Adorava e Invocava a Deus na Caminhada (fez altares em Siquém e Betel). Gn. 12:6-8  Deus acompanhava a Peregrinação de Abrão. Gn. 12:7  Deus promete um filho. Gn.15:1-5
  6. 6. 1.1. As Promessas de Deus a Abraão:  Far-te-ei uma grande nação - Abraão é o pai das nações Árabes e Israelitas e pai de uma nação espiritual.  Abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome – Seu nome é reverenciado pelas três principais religiões monoteístas do mundo. (judaísmo, islamismo e cristianismo).  Tu serás uma bênção – Os lugares onde Abraão habitou e visitou receberam o sinal da bênção divina.
  7. 7. 1.1. As Promessas de Deus a Abraão:  Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem e em ti serão benditas todas as famílias da terra. – Esta promessa corou as demais, uma vez que aponta para o Messias, em quem todas as promessas foram confirmadas.
  8. 8. 1.2. A Resposta Divina ao Pedido de Abraão: Abraão perguntou ao Senhor, como saberei, que hei de herdar a terra de Canaã. Gn15:8. Jeová orientou o patriarca a fazer um ritual segundo o costume da antiguidade. Gn,15:7- 17. A resposta: Posto o sol houve escuridão e eis um forno de fumo e uma tocha de fogo que passou por aquelas metades. E Deus confirmou dar a terra de Canaã. Gn.15:18
  9. 9. 1.3. A Confirmação da Aliança ao Longo do Antigo Testamento: Por diversas vezes o soberano renovou sua aliança com os descendentes de Abraão. • Deus lembrou-se do concerto, quando ouviu o clamor do povo que estava no Egito. Gn.15:13 – Êx.2:24. • O salmista louvor ao Senhor porque Ele guardou a promessa. – Sl.105:8-10 • O Profeta Isaias afirmou que Deus elegeu a descendência de Abraão. – Is.41:8-9.
  10. 10. 2. A MULTIPLICAÇÃO DA SEMENTE ABRAÂMICA: Algumas metáforas foram utilizadas para descrever a grandiosidade da descendência de Abraão: Como o pó da terra – Gn. 13:16 Como as estrelas – Gn. 15:05 Como a areia da praia – Gn.22:17 E Grande foi a descendência de Abraão
  11. 11. 2.1. O Pai das Nações Árabes Deus prometeu a Abraão que lhe daria um herdeiro, com o passar dos anos, Sara não engravidava, então ela sugeriu que seu marido tomasse sua serva Hagar, por mulher. A escrava deu à luz a Ismael. Ismael gerou 12 príncipes, que formaram as nações árabes. Gn.25:13-16 Em Gn.21:17-18, Deus fez promessa de que faria de Ismael uma Grande Nação.
  12. 12. 2.2. O Pai da Nação Israelita Deus manteve a promessa. Anos mais tarde, Sara gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó e este teve 12 filhos, de onde vieram as 12 tribos que formaram a nação de Israel. A nação israelita passou por dispersões, catástrofes, massacres, porém o pacto abraâmico é a base para a existência e preservação desta nação.
  13. 13. 2.3. O Pai de uma Nação Espiritual A grande Nação Abraâmica não se limita aos descendentes de Isaque e Ismael, ele tornou-se também o pai de uma nação espiritual. Gl.3:07 O Messias prometido descende de Isaque, Lc.3:34. Deste modo cumpriu-se em Cristo a promessa feita a Abraão, esta promessa alcança a todos que recebem a Jesus, pela fé.
  14. 14. 3. ABRAÃO E A NOVA ALIANÇA A vinda do Filho de Deus, como descendente de Abraão é o marco principal da Aliança Abraâmica no Novo Testamento. Vejamos a seguir alguns aspectos tólógicos destacados pelo Apóstolo Paulo.
  15. 15. 3.1. A Graça e a Salvação O pacto de Deus com Abraão não se baseia na Lei, tampouco em méritos humanos, mas exclusivamente na graça, todos os homens podem participar, podem herdar a salvação. Nas palavras de Paulo registradas em Gálatas 3:18 diz que o Senhor deu a Abraão a herança gratuitamente, devido à promessa que fizera a ele. A Graça apresentada na promessa a Abraão estende-se a todos os homens. Quem recebe Cristo pela fé torna-se herdeiro das promessas feitas a Abraão Gl.3:26-29.
  16. 16. 3.2. A Circuncisão do Coração Mestres judaizantes achavam que a circuncisão, instituída por Deus. Gn.17:9-14 era indispensável para a salvação. Atos 15:01 Paulo sempre foi contra a este ensino equivocado, em Gálatas 6:12-15 ele disse que de nada vale ser circuncidado ou não, o que importa é ser uma nova criatura. Quando escreveu ao Romanos 2:25-29 ele disse que a verdadeira circuncisão é operada no coração, por intermédio do Espírito, não pela lei escrita.
  17. 17. CONCLUSÃO A Nação Israelita é o resultado da fidelidade e da provisão divina em relação ao concerto firmado com Abraão. As bênçãos recebidas por Abraão transpassam os limites da existência física, transbordam pela fé para a vida espiritual. Nós hoje herdamos pela fé as promessas feitas ao patriarca e recebemos a salvação por meio do sacrífico vicário na cruz do calvário. Rm.4:16

×