Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

APRESENTAÇÃO - ERER - 2022.pptx

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 22 Ad

More Related Content

Recently uploaded (20)

Advertisement

APRESENTAÇÃO - ERER - 2022.pptx

  1. 1. DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - DEIN EQUIPE DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E ESCOLAR QUILOMBOLA
  2. 2. TUTORIA PEDAGÓGICA “O RACISMO E O PRECONCEITO RACIAL” Montesquieu (1689-1755) foi um filósofo social e escritor francês. Foi o autor de "Espírito das Leis". Foi o grande teórico da doutrina que veio a ser mais tarde a separação dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. É considerado o autêntico precursor da Sociologia Francesa. Foi um dos grandes nomes do pensamento iluminista, junto com Voltaire, Locke e Rousseau. Voltaire, (1694-1778) foi um filósofo e escritor francês, um dos grandes representantes do Movimento Iluminista na França. Foi também ensaísta, poeta, dramaturgo e historiador. Voltaire, Montesquieu e Rousseau foram os três nomes mais significativos do Iluminismo francês.
  3. 3. TUTORIA PEDAGÓGICA “O RACISMO E O PRECONCEITO RACIAL” “Se eu tivesse que defender o direito que tivemos de escravizar os negros, eis o que diria: “Tendo os povos da Europa exterminados os da América, tiveram que escravizar os da África, a fim de utilizá-los no desbravamento de tantas terras.” “O açúcar seria muito caro se não se cultivasse a planta que o produz por intermédio de escravos”. (MONTESQUIEU, “O Espírito das Leis!”) Montesquieu em; ”O Espírito das Leis, Capítulo II afirma sobre os povos da África; “A maioria dos povos das costas da África são selvagens ou bárbaros.” Voltaire em sua obra; ”O Ensaio” sobre os costumes e o espírito das nações, nos diz que; “Os africanos não são capazes de concentrar a atenção, eles são incapazes de calcular.”
  4. 4. TUTORIA PEDAGÓGICA “O RACISMO E O PRECONCEITO RACIAL” Sociólogos, cientistas e pesquisadores europeus reproduziram para o resto do mundo que o povo africano não cooperou de forma alguma para a composição do saber universal O Continente Africano é visto a todo o momento como um lugar aonde o civilizado ainda não chegou, cujos moradores, em geral, apresentam- se como seres selvagens, repugnantes, debilitados, imorais e, por isso, incapacitados de edificar ou propagar qualquer tipo de conhecimento válido. Muitos ainda hoje, não sabem que a África é um continente antigo e muito é bem localizado geograficamente e que a população que ali vivia, e vive, tem história. Grandes reinos africanos ali imperavam com um senso de comando e organização notável; Clãs, de linhagem, por classificação de idade e ainda por unidades políticas, sob várias formas. Algumas consideradas Estados tradicionais, são conhecidas desde o século IV, como o Império de Gana e depois o Império do Mali; Império Ioruba; Império do Benin; Império Songai; Império Kanem-Bornu.
  5. 5. TUTORIA PEDAGÓGICA “O RACISMO E O PRECONCEITO RACIAL” A dificuldade em desconstruir essas inverdades a respeito dos povos africanos é complexa, pois existe uma visão, sempre de sentido pejorativo, preconceituoso, sobre o continente africano. É como se tudo de ruim estivesse lá (selvagens, escravos, doenças, fome, guerras...). O fato de a História oficial da humanidade ser baseada nos padrões europeus, ou seja, eurocêntricos, nos distancia de uma visão otimista e impede a identificação dos traços do passado intelectual e científico desses povos em nossa realidade.
  6. 6. TUTORIA PEDAGÓGICA “O RACISMO E O PRECONCEITO RACIAL” Nesses territórios, vivem mais de um bilhão de pessoas que se diferenciam étnica e culturalmente. As Nações Africanas distribuem-se em 05 grandes regiões: 1. África Central 2. África Meridional 3. África Setentrional 4. África Ocidental 5. África Oriental Juntos, esses países compreendem uma área de aproximadamente 30 milhões de km2.
  7. 7. TUTORIA PEDAGÓGICA “BRASIL COMPOSIÇÃO ÉTNICO RACIAL” O Brasil é um país Multicultural, mas os Povos Negros /as, e Indígenas são atingidos pela discriminação e ainda vivem impedidos/as de cultivar e praticar as suas crenças e costumes na nossa sociedade! A narrativa que impera é de que são povos fracos, preguiçosos e sem cultura!
  8. 8. TUTORIA PEDAGÓGICA “EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA” COMO SUPERAR? DESAFIOS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES “SOCIEDADE ANTIRRACISTA!” PESQUISA // ESTUDOS BUSCAR SUBSÍDIOS
  9. 9. TUTORIA PEDAGÓGICA “DESAFIOS” ❑ A África, os africanos e os afro-brasileiros na grade curricular das nossas escolas da rede pública estadual, nos níveis fundamental e médio ! ❑ Desenvolvimento do trabalho com enfoque na trajetória Histórica de Negros e Negras sequestrados em África e escravizados no Brasil! ❑ Movimentar o interior da escola em relação as questões que envolvem, Preconceito Racial , Racismo e Discriminação! ❑ Aplicabilidade da lei nº 10.639 e 11.645 que legitimam o trabalho que está sendo proposto!
  10. 10. TUTORIA PEDAGÓGICA “ SUPERANDO OS DESAFIOS” “Em relação ao primeiro desafio; “A África, os africanos e os afro-brasileiros na grade curricular das nossas escolas públicas nos níveis fundamental e médio !” O improviso e a "boa intenção" não devem superar, o investimento em pesquisa, estudo e formação continuada, para o enfrentamento da questão étnico-racial. Os resultados negativos para nossos/as estudantes, não escondem a fragilidade destas iniciativas.
  11. 11. TUTORIA PEDAGÓGICA “MÃO NA MASSA 01”
  12. 12. TUTORIA PEDAGÓGICA Espaço para imagem atrás do título e acima da barra de rodapé “Em relação ao segundo desafio: Desenvolvimento do trabalho com enfoque na trajetória Histórica de Negros e Negras sequestrados em África e escravizados no Brasil!” “ SUPERANDO OS DESAFIOS” Consultar, estudar, disponibilizar para os e as estudantes, a historiografia brasileira, a qual tem produzido análises que alteram a condição inicial a que foram relegados os povos indígenas e os povos africanos transplantados para a América. Por meio dessas análises, que ressaltam a participação efetiva e decisiva desses agentes históricos na conformação de processos importantes, de modo a construir-se um saber escolar que contemple o que a legislação estabelece.
  13. 13. TUTORIA PEDAGÓGICA “ PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA ”
  14. 14. TUTORIA PEDAGÓGICA “ PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA ” Esta publicação é um marco no processo de reconhecimento da importância cultural da África para o mundo, que “permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente”, como informa o texto de divulgação da Unesco.
  15. 15. TUTORIA PEDAGÓGICA “MÃO NA MASSA 02”
  16. 16. TUTORIA PEDAGÓGICA “SUPERANDO DESAFIOS” Em relação ao Terceiro Desafio: Movimentar o interior da escola em relação as questões que envolvem, Preconceito Racial , Racismo e discriminação!” É preciso que as práticas pedagógicas sejam orientadas por princípios éticos que norteiem as relações estabelecidas entre professores, pais , estudantes, comunidade e escola, para gerar um debate sobre o tratamento que ela tem dispensado, às relações raciais. Reconhecer que o trato pedagógico da diversidade é um direito de todo cidadão pertencente a qualquer grupo étnico- racial.
  17. 17. TUTORIA PEDAGÓGICA “SUPERANDO DESAFIOS” Em relação ao Terceiro Desafio: Movimentar o interior da escola em relação as questões que envolvem, Preconceito Racial , Racismo e discriminação!” Refletir sobre quais movimentos tem sido realizado no interior da escola para que possa trabalhar com estas temáticas. Para existir mudanças é preciso que haja movimento. E movimento não combina com ações isoladas. É preciso uma organização enquanto grupo.
  18. 18. TUTORIA PEDAGÓGICA “SUPERANDO OS DESAFIOS!” Tanto a escola como os docentes que nela atuam devem ter a sua autonomia, mas autonomia não significa ser livre para fazer o que eu quero. Quando quero, de qualquer jeito. Apenas para constar no livro de chamada ou no projeto político pedagógico da escola! Em relação ao quarto desafio, a aplicabilidade da lei nº 10.639 e 11.645 que legitimam o trabalho que está sendo proposto!
  19. 19. TUTORIA PEDAGÓGICA “FORMAÇÃO CONTINUADA” Equipes Multidisciplinares são instâncias do trabalho escolar oficialmente legitimadas pelo Artigo 26A da LDB, Lei n.º 9394/96, pela Deliberação n.º 04/06 CEE/PR, pela Instrução nº. 017/06 Sued/Seed, pela Resolução n.º 3399/10 Sued/Seed e a Instrução n.º 010/10 Sued/Seed. “EQUIPES MULTIDISCIPLINARES!” DEFINIÇÃO “EQUIPES MULTIDISCIPLINARES”
  20. 20. TUTORIA PEDAGÓGICA “EQUIPES MULTIDISCIPLINARES” São espaços de debates, estratégias e de ações pedagógicas que fortaleçam a implementação da Lei n.º 10.639/03 e da Lei nº 11.645/08, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar das instituições de ensino da rede pública estadual e escolas conveniadas do Paraná. “FORMAÇÃO CONTINUADA”
  21. 21. TUTORIA PEDAGÓGICA Na perspectiva da construção de uma educação de qualidade, da consolidação da política educacional e da construção de uma cultura escolar que conhece, reconhece, valoriza e respeita a diversidade étnico- racial, as Equipes Multidisciplinares tem como prerrogativa articular os segmentos profissionais da educação, instâncias colegiadas e comunidade escolar. “FORMAÇÃO CONTINUADA” “EQUIPES MULTIDISCIPLINARES”
  22. 22. TUTORIA PEDAGÓGICA EQUIPE DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E ESCOLAR QUILOMBOLA CONTATOS Telefones: Geral SEED :-3340 - 1500 ClemildaSantiago Neto :- 3340 - 5787 Galindo Pedro Ramos;- 3340 - 1711 Ivan:- 3340 - 5793 Email:- etnicoracialquilombola@escola.pr.gov.br Avenida Água Verde – 2140 – Térreo - Sala 21

×