Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Correção de avaliação 2º ano eja

1,823 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Correção de avaliação 2º ano eja

  1. 1. CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO 2º ANO EJA1) O alumínio é, largamente, utilizado em indústrias que requerem material resistente, leve e facilmente moldável.Uma das aplicações do alumínio está nos meios de transporte (automóveis, aviões, barcos, bicicletas).A extração do alumínio se dá através de um mineral chamado Bauxita, onde seu principal componente é o óxidode alumínio (Al2O3). Considerando as massas atômicas dos elementos do óxido de alumínio, percebe-se que suamassa molecular corresponde aa) 43,0 ub) 75,0 uc) 70,0 ud) 102,0 ue) 129,0 u2) O ácido ascórbico, a vitamina C, muito usado como remédio na prevenção e tratamento dos resfriados maiscomuns, possui fórmula igual a C6H8O6. Em se tratando de vitamina C a acerola é 40 vezes mais concentrada doque a laranja. A quantidade total de átomos e a massa de C6H8O6 corresponde respectivamente aa) 3 e 29.b) 3 e 20; Três tipos de átomos: C, H e Oc) 20 e 176.d) 20 e 169. 6C + 8H + 6O = 20e) 3 e 1693) O gás carbônico (CO2) é um gás importante para o reino vegetal, pois é essencial na realização do processo defotossíntese das plantas (processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia química).Este gás é liberado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima doscombustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido decarbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimentoglobal. Sobre o gás carbônico (CO2), podemos dizer quea) é uma substância simples.b) é formado por dois elementos.c) é um elemento químico.d) é uma mistura homogênea.e) é uma mistura heterogênea. COMENTÁRIO:O gás carbônico não pode ser uma substância simples, pois contém mais de um tipo de elemento químico na suacomposição;O gás carbônico não é um elemento químico, mas sim uma substância;Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias. O gás carbônico é apenas uma substância.4) Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restosorgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas aolongo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que aágua. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). Agasolina, produto do refino do petróleo, é geralmente representada pela fórmula: C8H18. Temos então na fórmulada gasolinaa) oito tipos de elementos e 18 átomos no total.b) 18 tipos de elementos e oito átomos no total.c) uma substância pura e 18 átomos no total.d) dois tipos de elementos e 18 átomos.e) uma substância composta e 26 átomos no total. COMENTÁRIO:A fórmula da gasolina possui dois tipos de elementos químicos (C e H), caracterizando uma substância composta.Somando as quantidades de Carbonos e Hidrogênios (8 + 18) temos no total 26 átomos.
  2. 2. 5) A massa molecular se refere à massa em unidades de matéria dessa sustância. Como a água (H2O), quepossui em sua composição dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio: se somarmos as massas atômicasdestes elementos, encontraremos massa molecular igual a 18,0 u.Encontre a massa das substâncias abaixo:a) CuSO4.b) C9HO12.c) H2PO4.d) CuCl2.

×