Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Correção de avaliação 1º ano

16,404 views

Published on

  • Be the first to comment

Correção de avaliação 1º ano

  1. 1. CORREÇÃO DE AVALIAÇÃO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO1) Unifor-CE Um material que pode ser considerado substância pura é:a) o petróleo; d) o carbono diamante;b) o querosene; e) o ar atmosférico.c) a água do mar;COMENTÁRIO: Todas as outras alternativas são misturas.2) Unifor-CE Uma amostra de material apresenta as seguintes características:• temperatura de ebulição constante à pressão atmosférica;• composição química constante;• é formada por moléculas idênticas entre si;• é formada por dois elementos químicos diferentes.Logo, tal material pode ser classificado como:a) mistura homogênea, monofásica; d) substância pura, composta;b) substância pura, simples; e) mistura heterogênea, trifásica.c) mistura heterogênea, bifásica;COMENTÁRIO: Não pode ser uma mistura uma substância que apresenta temperatura de ebulição constante àpressão atmosférica e não pode ser simples uma substância formada por dois elementos químicos diferentes.3) UEMS Aço, gás ozônio e gás carbônico são respectivamente exemplos de:a) Mistura, substância simples e substância composta.b) Mistura, substância composta e substância composta.c) Substância simples, substância simples e substância composta.d) Substância composta, mistura e substância simples.e) Mistura, substância simples e mistura.COMENTÁRIO: O aço é uma mistura de carbono e ferro – Gás ozônio é formado por um único tipo de átomo –Gás carbônico é formado por mais de um tipo de átomo.4) U.E. Londrina-PR Um termo químico, principalmente na linguagem cotidiana, pode ter significados diversos,dependendo do contexto em que se encontra. Considere as seguintes frases: I. A água é composta de hidrogênio e oxigênio; II. O hidrogênio é uma substância simples; III. O ozônio é uma das formas alotrópicas do oxigênio; IV. O gás hidrogênio reage com o gás oxigênio para formar água. V. A água é constituída por dois hidrogênios e um oxigênio;Com relação ao significado dos termos sublinhados, é incorreto afirmar:a) Água significa substância química em I e molécula de água em V;b) Hidrogênio em II significa substância química;c) Hidrogênio em IV significa substância química, e em V, átomos de hidrogênio;d) O significado de oxigênio em III e IV é o mesmo;e) Oxigênio em V significa átomo de oxigênio;COMENTÁRIO: Em III o oxigênio represesenta o elemento químico e em V representa o átomo.5) Analise a tabela abaixo: SUBSTÂNCIA PF ( °C) PE( °C) I Clorofórmio -63 61 II Éter etílico -116 34 III Etanol -117 78 IV Fenol 41 182 V Pentano -130 36Com relação ao estado de agregação (sólido, líquido, gasoso) das substâncias da tabela quando se encontramem um ambiente a 40 ° e na pressão a 1atm, a alter nativa verdadeira é: C
  2. 2. a) IV, II e III são sólidos c) II e V são vaporesb) I II e V são líquidos d) I, II, III e V são gasesCOMENTÁRIO:Qualquer temperatura abaixo do PF indica que a substância é sólida;Qualquer temperatura entre o PF e o PE indica que a substância é líquida;Qualquer temperatura acima do PE indica que a substância é gasosa.6) Unioeste-PR(modificada) As transformações da matéria podem ser classificadas em processos químicos oufísicos.Em relação a estes processos, dizemos:01. A obtenção de serragem é um exemplo de processo químico de transformação da madeira;02. Toda reação química é um processo químico;04. O derretimento do gelo, a fusão do chumbo e a queima do papel são exemplos de processos físicos;08. A equação química é uma maneira de representar um processo químico;16. O amadurecimento de uma fruta é um exemplo de processo físico, pois não há formação de novassubstâncias;32. Todos os processos de mudanças de estado físico são processos físicos;64. Apenas os materiais sintéticos são passíveis de realizar processos químicos;A soma das afirmativas corretas é igual 02 + 08 + 32 = 42COMENTÁRIO: Para ser considerada uma reação, deve haver transformação química. A serragerm não deixou deser madeira; a queima do papel é um processo químico (toda queima é um processo químico); o amadurecimentode uma fruta apresenta vários indícios de processos químicos (mudança de cor, aroma, densidade); Todos osmateriais, sintéticos ou não, são passíveis de realizar processos químicos.7) Observe os sistemas abaixo:A quantidade de átomos, tipos de elementos e tipos de substâncias são respectivamente:a) 10, 23 e 04; d) 03, 10 e 23;b) 23, 04 e 04; e) 04, 04 e 23;c) 23, 10 e 4;COMENTÁRIO: Suponha que branco é hidrogênio (H), preto e oxigênio (O), azul é sódio (Na) e vermelho énitrogênio (N). Somamos então o total de elementos químicos envolvidos, a quantidade de tipos (variedades) deátomos e os tipos de substâncias:23 no total;04 tipos de elementos: H, O, Na e N;04 tipos de substâncias:8) A Química é uma ciência experimental de grande importância para a humanidade. Responda com poucaspalavras e com coerência a seguinte pergunta:PARA QUÊ ESTUDAR QUÍMICA?Na área de medicina, por exemplo:Para se realizar um exame de sangue em um laboratório de análises clínicas eram necessários três dias.Hoje, o mesmo exame é realizado em três horas.Um teste de gravidez demorava um dia para ser feito. Hoje o resultado de teste sai em cinco minutos. Ealém de mais rápidas, as análises feitas hoje dão resultados mais confiáveis.O avanço dos meios de comunicação, a informática, os objetos de uso diário dentro de nossas casas quetambém são fruto do desenvolvimento tecnológico... Nossa vida está cheia de tecnologia.Tudo isso só se tornou possível porque foram usados novos materiais.E é aí que entra a química.Tudo que está ao nosso redor é feito de substâncias. A Química é a ciência que estuda e observa assubstâncias. E é justamente por isso que a Química é muito importante.

×