Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tarefa etapa1 claudine-alvarenga-silva

542 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Tarefa etapa1 claudine-alvarenga-silva

  1. 1. Disciplina – Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância Turma: Grupo 13 Tutor(a): Ciléia Fioroti do Amaral Tarefa Etapa 1 Aluno(a): Claudine Alvarenga Silva Painel de Ações do Tutor num Ambiente Interativo de Aprendizagem A EAD possui diversas especificidades que exigem mudanças no papel de cada um dosagentes do processo educativo. Nesta modalidade de ensino encontramos uma equipe multi-disciplinar composta por diversos profissionais, dentre eles o professor e o tutor. O professor na EAD é o especialista no conteúdo, quem planeja o curso, a disciplina, se-leciona os temas, prepara o material didático antecipando as dúvidas e propondo alternativas eelabora atividades e avaliações. Como normalmente o professor é responsável por diversasturmas ou disciplinas, entra em cena o tutor, o professor virtual responsável por cada turma, Otutor tem o compromisso de incentivar a aprendizagem autônoma e interativa de seus alunos,ou simplesmente “o tutor não ensina, mas ajuda os alunos a construírem, eles mesmos, suasestratégias de aprendizagem” (1). O curso a distância construído em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), devevalorizar a interatividade. Entendemos a interatividade como a possibilidade do aluno proces-sar, reelaborar e reconstruir conceitos e conteúdos do seu curso, tornando- se co-autor. O tutoré o elemento promotor da interatividade. É papel do tutor gerenciar mídias, atividades, recursose avaliações que permitam ao aluno interagir com o conteúdo, com os recursos tecnológicos ecom a turma. São vários os recursos disponíveis no AVA que estimulam a interatividade, fórum, chat,construção de texto colaborativo ( wiki), são os que mais se destacam. Para que estes recursoscumprem com seu papel, é fundamental que o tutor tenha dinamismo, visão crítica e global,responsabilidade, capacidade de lidar com situações novas e inesperadas, que saiba trabalharem equipe e, sobretudo, uma boa dose de sensibilidade. No fórum é comum alguns alunos se destacarem, enquanto outros, por dificuldade como conteúdo, a tecnologia, ou mesmo timidez, têm dificuldade em se expressar, neste caso otutor deve estimular a participação destes alunos. Deve se fazer presente nos debates, valori-zando as opiniões, sintetizando as falas e levando o aluno a refletir sobre seu posicionamento,alterando sua linha de raciocínio. Outra característica de um tutor bem preparado, é a capacidade de antecipar dúvidasque possam aparecer, apresentando materiais e/ou atividades alternativos. O tutor ainda éresponsável por prestar atendimento ao aluno, que pode acontecer de diversas formas, medi-ante fórum, e-mail, chat ou telefone.
  2. 2. Com inúmeras tarefas o tutor possui um papel de destaque na educação a distância,é o elemento responsável em intermediar as diversas relações existentes, mas acima de tudo,desenvolver a autonomia, elemento fundamental na EAD, promover a interatividade através dogerenciamento de recursos, atividades e conteúdos e promover a construção do conhecimentode forma colaborativa.NOTAS:1_ Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância – p. 7BIBLIOGRAFIA::JAEGER, Fernanda Pires; ACCORSSI, Aline. Tutoria em Educação a Distância. Disponível em<http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=86>. Acesso em: 19 out.2010.KENSKI, Vani Moreira. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. RevistaE-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006. Disponível em:<http://www.pucsp.br/ecurriculum>. Acesso em: 20 jan. 2006.LEAL, Regina Barros. A importância do tutor no processo de aprendizagem a distância. RevistaIberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653). 2007. Brasil. Disponível em:<http://www.rieoei.org/deloslectores/947Barros.PDF>. Acesso em: 19 out. 2010.MEDEIROS, Leila (et alli). Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância.SILVA, Marco. Pedagogia do parangolé - novo paradigma em educação presencial e online.Disponível em: <http://www.ensino.eb.br/artigos/parangole.pdf>. Acesso em: 19 out. 2010.

×