Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula de Dadaísmo

11,953 views

Published on

Apresentação de Artes
Tema: Dadaísmo

Published in: Education
  • Be the first to comment

Aula de Dadaísmo

  1. 1. Cinthya Marques e Indira Fernandes
  2. 2. Ao contrário de outras correntes artísticas, oDadaísmo apresenta-se como um movimento de críticacultural em relação as artes, e seus modelos culturaispassados e presentes. Trata-se de um movimento radicalde contestação de valores e utiliza variados canais deexpressão: revista, manifesto, exposição e outros. As manifestações dos grupos dada sãointencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo dochoque e do escândalo, procedimentos típicos dasvanguardas de modo geral.
  3. 3. O que é DADA? O termo dada é encontrado poracaso numa consulta a um dicionáriofrancês. "Cavalo de brinquedo",sentido original da palavra, nãoguarda relação direta, nemnecessária, daí o seu valor: sinalizauma escolha aleatória (princípiocentral da criação para os dadaístas),contrariando qualquer sentido."O termo nada significa", afirma opoeta romeno Tristan Tzara,integrante do núcleo primeiro.
  4. 4. Cabaré Voltaire A criação do Cabaré Voltaire,1916, em Zurique, inauguraoficialmente o dadaísmo. Fundadopelos escritores alemães Hugo Balle Richard Ruelsenbeck, e pelopintor e escultor Hans Arp, o clubeliterário - ao mesmo tempo galeriade exposições e sala de teatro -promove encontros dedicados amúsica, dança, poesia, artes russa efrancesa.
  5. 5. Características- Oposição a qualquer tipo deequilíbrio.- Combinação de pessimismoirônico e ingenuidade radical- Ceticismo absoluto eimprovisação.- Enfatizou o ilógico e o absurdo. Apesar da aparente falta desentido, o movimento protestavacontra a loucura da guerra. Assim,sua principal estratégia era mesmodenunciar e escandalizar.
  6. 6.  Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico; Irreverência artística; Combate às formas de arte institucionalizadas; Crítica ao capitalismo e ao consumismo; Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica; Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas; Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.
  7. 7. Ready Made – Marcel Duchamp Ao transformar qualquer objetoescolhido ao acaso em obra de arte,Duchamp realiza uma crítica radicalao sistema da arte. Assim, objetosutilitários sem nenhum valorestético em si são retirados de seucontexto original e elevados àcondição de obra de arte ao ganharuma assinatura e um espaço deexposição, museu ou galeria.
  8. 8. ExercícioFaça seu próprio poema DADA.- Em grupos de 05- Recortem palavras- Reúnam as palavras juntas emisturadas nos sacos- Agite suavemente.- Retirem as palavrasaleatoriamente- Colem como em um texto nopapel A4.- O texto se parecerá com você- Leiam o texto que se formou paraa turma.Bom Trabalho!

×