SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 8
INCLUSÃO SOCIAL Aluno: Cícero Maciel
Inclusão social: Um conjunto de meios e açõesquecombatem a exclusãoaosbenefíciosda vida em sociedade, provocadapelafalta de classe social, origemgeográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitosraciais.  Inclusão Social é ofereceraosmaisnecessitadosoportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistemaquebeneficie a todos e nãoapenasaosmaisfavorecidos no sistemameritocráticoemquevivemos.
Inclusão Social nas Escolas A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação - e assim diz a Constituição ! Inovar não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovações estão, muitas vezes na concretização do óbvio, do simples, do que é possível fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos e aceito sem outras resistências, senão aquelas que dão brilho e vigor ao debate das novidades.
Inclusão Social nas Empresas O temasobre o acesso de pessoas com necessidadesespeciaisaospostos de trabalhodesperta o interessetanto do empresariado, emvirtude das determinaçõeslegais, quanto dos própriosportadores de necessidades, pelasoportunidadesquepodemsurgir.  A lei brasileiracriouduasobrigaçõespara o empresariadoreferente a esseassunto: um porcentualmínimo de contratação de pessoas com necessidadesespeciais e a possibilidade de dispensar o trabalhadorreabilitadoaofim do contratosomentedepois de contratar um colaboradorsubstitutoemcondiçõessemelhantes à do dispensado.  Emrelação à primeiraobrigação, existeumaescalaqueregula a porcentagem de trabalhadoresportadores de necessidadesespeciaisque as empresassãoobrigadas a contratar, conforme a quantidade de colaboradoresqueelaspossuem. Assim, nasinstituições com até 200 empregados, 2% de seuquadrodeverá ser composto de beneficiáriosreabilitadosoupessoas com necessidadesespeciais. De 201 a 500 trabalhadores, esseporcentual é de 3%. De 501 a 1.000, a empresadeveráter 4% de suasvagaspreenchidasporessegrupo. E, se a organizaçãotivermais de 1.001 empregados, 5% deles deverão ser beneficiários.  Nota-se que, quando a lei tratasobreosbeneficiáriosreabilitados, estãocompreendidasnessegrupoaquelaspessoasquesofreramalgumacidente de trabalhooudesenvolveramalgumadoençaocupacional e, emfunção disso, nãopoderãomaisexercer as mesmasatividadesquedesempenhavam antes. Porisso, essestrabalhadorespoderão ser contabilizadoscomopessoas com necessidadesespeciais a fim de que a empresaatinjaosporcentuais de contrataçãodeterminadospela lei.
Inclusão Social nas Empresas Quanto à segundaobrigação, cumpreressaltarque a legislaçãonãocriaestabilidadeaotrabalhador com necessidadesespeciais, masdeterminaque, caso o empregadorqueiradispensarimotivadamente um colaboradorreabilitadoou com necessidadesespeciais – contratadoporprazoindeterminadoouaotérmino do contrato a prazocerto –, obrigatoriamentedeveráexistir a préviacontratação de outrosubstitutoemcondiçõessemelhantes. É importanteobservaraindaque, caso o empregadornãocumpraessasobrigações, suaempresaestarásujeita à aplicação de multaspeloMinistério do Trabalho, sendoque o valor dessasmultasvaria de acordo com o número de trabalhadoresreabilitadosque a companhiadeixou de contratar.  Adaptação – As empresasquepretenderemadotaressapolítica social deverãoteremmenteque, paraalgunstipos de deficiência, como a impossibilidade de andar, seránecessáriaumaadequação do espaçofísicodaempresa, comoampliação dos corredores e das rampas de acesso. Ainda é precisoanalisarquais cargos permitirão a contratação de deficientes e portadores de necessidadesespeciaissemprejuízonaprodutividade e comprometimentodasegurança do funcionário.  Todavianão é somentepormedo de sofrer a aplicação de sançõesque a empresadevecontratartrabalhadoresreabilitadosou com necessidadesespeciais. A elaboração de programasqueincentivem a inclusãodessaspessoasnosquadros das empresas é louvável e, namaioria dos casos, mostra-se vantajosaparaosdoislados do contrato de trabalho. Para o trabalhador, é umaoportunidade de se desvencilhar de preconceitos e voltaraomercado de trabalho. Para a empresa, é uma forma de diminuirosencargosfiscais e demonstrarconsciência social.
Inclusão Social na Sociedade É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como qualquer outra, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos de certa forma ser culpados por tê-las. A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relações a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando este ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos. A princípio, ganharam alguma liberdade através das rampas, que permitiram maior acesso às escolas, igrejas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, os meios de transporte, onde, aos poucos, o mundo foi se remodelando para dar-lhes maiores oportunidades.
Links´s interessantes sobre o assunto: a.    Barreiras para inclusão social http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_social#Barreiras_para_a_inclus.C3.A3o_social b.    Cultura dos Surdos http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_dos_Surdos c.    Artigo: Inclusão social, cotas e autonomia universitária http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15545.shtml d.    Portal do voluntário http://portaldovoluntario.org.br/?idmenu=2 e.    CAIS - Comunidade de Aprendizagem para a Inclusão Social http://ciaris.rits.org.br/apc-aa-ciaris/home/index.shtml f.     Rede inclusiva http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/publicacoes.php Vídeos sobre INCLUSÃO SOCIAL:  http://www.youtube.com/results?search_query=inclus%C3%A3o%20social&search=Search&sa=X&oi=spell&resnum=0&spell=1
Aluno:  Cicero Augusto Pinto MacielTema:   Inclusão SocialSite: https://sites.google.com/site/web2inclusaosocial/home/inclusao-nas-empresasBlog:http://inclusaosocial-alunocicero.blogspot.com/

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Os tipos de inclusões e exclusões brasileiras
Os tipos de inclusões e exclusões brasileirasOs tipos de inclusões e exclusões brasileiras
Os tipos de inclusões e exclusões brasileirasMatheus Alves
 
Decreto De Madri - 2002
Decreto De Madri - 2002Decreto De Madri - 2002
Decreto De Madri - 2002asustecnologia
 
Aaa políticas educacionais
Aaa políticas educacionaisAaa políticas educacionais
Aaa políticas educacionaisAndré Oliveira
 
Lei brasileria de inclusao
Lei brasileria de inclusaoLei brasileria de inclusao
Lei brasileria de inclusaoDilma Franchi
 
Proposta 7 de redação enem 2017
Proposta 7 de redação enem 2017Proposta 7 de redação enem 2017
Proposta 7 de redação enem 2017ananiasdoamaral
 
PROJETO ESTELA: LIBERDADE ASSISTIDA EM CHAPADA DOS GUIMARÃES, MT
PROJETO ESTELA: LIBERDADE ASSISTIDA EM CHAPADA DOS GUIMARÃES, MTPROJETO ESTELA: LIBERDADE ASSISTIDA EM CHAPADA DOS GUIMARÃES, MT
PROJETO ESTELA: LIBERDADE ASSISTIDA EM CHAPADA DOS GUIMARÃES, MTVOLUNTÁRIA CAUSA SOCIAL
 
Ed Esp OrganizaçõEs Sociedade Civil
Ed Esp OrganizaçõEs Sociedade CivilEd Esp OrganizaçõEs Sociedade Civil
Ed Esp OrganizaçõEs Sociedade CivilProfessora Josete
 
Tema de redação
Tema de redaçãoTema de redação
Tema de redaçãoFabio Cruz
 
Direitos da Pessoa com Deficiência
Direitos da Pessoa com DeficiênciaDireitos da Pessoa com Deficiência
Direitos da Pessoa com DeficiênciaMadalena Charruadas
 
Deficiencia fisica e legislação
Deficiencia fisica e legislaçãoDeficiencia fisica e legislação
Deficiencia fisica e legislaçãosocialgeral
 
Direito das pessoas com deficiência
Direito das pessoas com deficiênciaDireito das pessoas com deficiência
Direito das pessoas com deficiênciaWildete Silva
 
Papel Do Ct Na ErradicaçãO Do Trabalho Infantil
Papel Do Ct Na ErradicaçãO Do Trabalho InfantilPapel Do Ct Na ErradicaçãO Do Trabalho Infantil
Papel Do Ct Na ErradicaçãO Do Trabalho InfantilAlex Sales
 
Estratégia europeia para a deficiência inês 12ºer (2)
Estratégia europeia para a deficiência   inês 12ºer (2)Estratégia europeia para a deficiência   inês 12ºer (2)
Estratégia europeia para a deficiência inês 12ºer (2)Maria Roque
 

Mais procurados (18)

Os tipos de inclusões e exclusões brasileiras
Os tipos de inclusões e exclusões brasileirasOs tipos de inclusões e exclusões brasileiras
Os tipos de inclusões e exclusões brasileiras
 
Decreto De Madri - 2002
Decreto De Madri - 2002Decreto De Madri - 2002
Decreto De Madri - 2002
 
Inclusao Social
Inclusao SocialInclusao Social
Inclusao Social
 
Educação e inclusão
Educação e inclusãoEducação e inclusão
Educação e inclusão
 
Aaa políticas educacionais
Aaa políticas educacionaisAaa políticas educacionais
Aaa políticas educacionais
 
1º aula inclusão , o que é
1º aula  inclusão , o que é1º aula  inclusão , o que é
1º aula inclusão , o que é
 
Lei brasileria de inclusao
Lei brasileria de inclusaoLei brasileria de inclusao
Lei brasileria de inclusao
 
Proposta 7 de redação enem 2017
Proposta 7 de redação enem 2017Proposta 7 de redação enem 2017
Proposta 7 de redação enem 2017
 
Inclusão Social
Inclusão SocialInclusão Social
Inclusão Social
 
PROJETO ESTELA: LIBERDADE ASSISTIDA EM CHAPADA DOS GUIMARÃES, MT
PROJETO ESTELA: LIBERDADE ASSISTIDA EM CHAPADA DOS GUIMARÃES, MTPROJETO ESTELA: LIBERDADE ASSISTIDA EM CHAPADA DOS GUIMARÃES, MT
PROJETO ESTELA: LIBERDADE ASSISTIDA EM CHAPADA DOS GUIMARÃES, MT
 
Ed Esp OrganizaçõEs Sociedade Civil
Ed Esp OrganizaçõEs Sociedade CivilEd Esp OrganizaçõEs Sociedade Civil
Ed Esp OrganizaçõEs Sociedade Civil
 
Tema de redação
Tema de redaçãoTema de redação
Tema de redação
 
Direitos da Pessoa com Deficiência
Direitos da Pessoa com DeficiênciaDireitos da Pessoa com Deficiência
Direitos da Pessoa com Deficiência
 
Deficiencia fisica e legislação
Deficiencia fisica e legislaçãoDeficiencia fisica e legislação
Deficiencia fisica e legislação
 
Inclusão social
Inclusão socialInclusão social
Inclusão social
 
Direito das pessoas com deficiência
Direito das pessoas com deficiênciaDireito das pessoas com deficiência
Direito das pessoas com deficiência
 
Papel Do Ct Na ErradicaçãO Do Trabalho Infantil
Papel Do Ct Na ErradicaçãO Do Trabalho InfantilPapel Do Ct Na ErradicaçãO Do Trabalho Infantil
Papel Do Ct Na ErradicaçãO Do Trabalho Infantil
 
Estratégia europeia para a deficiência inês 12ºer (2)
Estratégia europeia para a deficiência   inês 12ºer (2)Estratégia europeia para a deficiência   inês 12ºer (2)
Estratégia europeia para a deficiência inês 12ºer (2)
 

Destaque

Acuerdo reegional 041 2011 - GRA
Acuerdo reegional 041 2011 - GRAAcuerdo reegional 041 2011 - GRA
Acuerdo reegional 041 2011 - GRAKarla Castillo
 
Gatos na UFRN
Gatos na UFRNGatos na UFRN
Gatos na UFRNhanaad
 
Fiesta olímpica
Fiesta olímpicaFiesta olímpica
Fiesta olímpicamluzcc100
 
Mentalidade 6 com pág. 01 a 15
Mentalidade 6   com pág. 01 a 15Mentalidade 6   com pág. 01 a 15
Mentalidade 6 com pág. 01 a 15Asael Souza
 
Gerenciamento de crise
Gerenciamento de criseGerenciamento de crise
Gerenciamento de criseGlobal Map
 

Destaque (10)

Acuerdo reegional 041 2011 - GRA
Acuerdo reegional 041 2011 - GRAAcuerdo reegional 041 2011 - GRA
Acuerdo reegional 041 2011 - GRA
 
Reunião apimec 2007
Reunião apimec 2007Reunião apimec 2007
Reunião apimec 2007
 
U_DOC
U_DOCU_DOC
U_DOC
 
Gatos na UFRN
Gatos na UFRNGatos na UFRN
Gatos na UFRN
 
Hv3114921496
Hv3114921496Hv3114921496
Hv3114921496
 
Paulinho 7 b
Paulinho 7 bPaulinho 7 b
Paulinho 7 b
 
Fiesta olímpica
Fiesta olímpicaFiesta olímpica
Fiesta olímpica
 
Mentalidade 6 com pág. 01 a 15
Mentalidade 6   com pág. 01 a 15Mentalidade 6   com pág. 01 a 15
Mentalidade 6 com pág. 01 a 15
 
Gerenciamento de crise
Gerenciamento de criseGerenciamento de crise
Gerenciamento de crise
 
EMPRESA BATX
EMPRESA BATXEMPRESA BATX
EMPRESA BATX
 

Semelhante a INCLUSÃO SOCIAL: DIREITO DE TODOS

Ações do Projeto Conecta -Inclusão Social
Ações do Projeto Conecta -Inclusão Social Ações do Projeto Conecta -Inclusão Social
Ações do Projeto Conecta -Inclusão Social Eduardo Perez
 
Estatuto do Idoso.pptx
Estatuto do Idoso.pptxEstatuto do Idoso.pptx
Estatuto do Idoso.pptxcara688242
 
Apresentação CRAS PMS.ppt
Apresentação  CRAS PMS.pptApresentação  CRAS PMS.ppt
Apresentação CRAS PMS.pptTatiana981167
 
Trabalho em reabilitação
Trabalho em reabilitaçãoTrabalho em reabilitação
Trabalho em reabilitaçãoMari Zuza
 
Cartilha direito-dos-portadores-de-tdah
Cartilha direito-dos-portadores-de-tdahCartilha direito-dos-portadores-de-tdah
Cartilha direito-dos-portadores-de-tdahSimoneHelenDrumond
 
Inclusão mercado trabalho
Inclusão mercado trabalhoInclusão mercado trabalho
Inclusão mercado trabalhoSindhotéis
 
Inclusão mercado trabalho
Inclusão mercado trabalhoInclusão mercado trabalho
Inclusão mercado trabalhoSindhotéis
 
Inclusão social
Inclusão socialInclusão social
Inclusão socialjoaninhanb
 
Sartoretto educação inclusiva
Sartoretto educação inclusivaSartoretto educação inclusiva
Sartoretto educação inclusivaGunter Martin Wust
 
ESTATUTO DO IDOSO.pptx
ESTATUTO DO IDOSO.pptxESTATUTO DO IDOSO.pptx
ESTATUTO DO IDOSO.pptxMneasEntidades
 
Inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiência
Inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiênciaInserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiência
Inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiênciaScott Rains
 
inclusão social das pessoas com deficiência
inclusão social das pessoas com deficiência inclusão social das pessoas com deficiência
inclusão social das pessoas com deficiência RenataKelly25
 
OK PARA 24_05_2022 EQUIPE 4 PROFESSOR HILDERLEY.pdf
OK PARA 24_05_2022 EQUIPE 4  PROFESSOR HILDERLEY.pdfOK PARA 24_05_2022 EQUIPE 4  PROFESSOR HILDERLEY.pdf
OK PARA 24_05_2022 EQUIPE 4 PROFESSOR HILDERLEY.pdfSimoneHelenDrumond
 

Semelhante a INCLUSÃO SOCIAL: DIREITO DE TODOS (20)

Ações do Projeto Conecta -Inclusão Social
Ações do Projeto Conecta -Inclusão Social Ações do Projeto Conecta -Inclusão Social
Ações do Projeto Conecta -Inclusão Social
 
Escola Inclusiva
Escola InclusivaEscola Inclusiva
Escola Inclusiva
 
Cartilha de inclusão
Cartilha de inclusãoCartilha de inclusão
Cartilha de inclusão
 
Estatuto do Idoso.pptx
Estatuto do Idoso.pptxEstatuto do Idoso.pptx
Estatuto do Idoso.pptx
 
Apresentação CRAS PMS.ppt
Apresentação  CRAS PMS.pptApresentação  CRAS PMS.ppt
Apresentação CRAS PMS.ppt
 
Trabalho em reabilitação
Trabalho em reabilitaçãoTrabalho em reabilitação
Trabalho em reabilitação
 
Cartilha direito-dos-portadores-de-tdah
Cartilha direito-dos-portadores-de-tdahCartilha direito-dos-portadores-de-tdah
Cartilha direito-dos-portadores-de-tdah
 
Inclusão mercado trabalho
Inclusão mercado trabalhoInclusão mercado trabalho
Inclusão mercado trabalho
 
Inclusão mercado trabalho
Inclusão mercado trabalhoInclusão mercado trabalho
Inclusão mercado trabalho
 
Mercado
MercadoMercado
Mercado
 
52356417 assistencia-social
52356417 assistencia-social52356417 assistencia-social
52356417 assistencia-social
 
Direito das Crianças
Direito das CriançasDireito das Crianças
Direito das Crianças
 
Inclusão social
Inclusão socialInclusão social
Inclusão social
 
Sartoretto educação inclusiva
Sartoretto educação inclusivaSartoretto educação inclusiva
Sartoretto educação inclusiva
 
Slide Def[1]..
Slide Def[1]..Slide Def[1]..
Slide Def[1]..
 
ESTATUTO DO IDOSO.pptx
ESTATUTO DO IDOSO.pptxESTATUTO DO IDOSO.pptx
ESTATUTO DO IDOSO.pptx
 
Inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiência
Inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiênciaInserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiência
Inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiência
 
inclusão social das pessoas com deficiência
inclusão social das pessoas com deficiência inclusão social das pessoas com deficiência
inclusão social das pessoas com deficiência
 
OK PARA 24_05_2022 EQUIPE 4 PROFESSOR HILDERLEY.pdf
OK PARA 24_05_2022 EQUIPE 4  PROFESSOR HILDERLEY.pdfOK PARA 24_05_2022 EQUIPE 4  PROFESSOR HILDERLEY.pdf
OK PARA 24_05_2022 EQUIPE 4 PROFESSOR HILDERLEY.pdf
 
Projeto de pesquisa Inclusão social na educação.
Projeto de pesquisa Inclusão social na educação.Projeto de pesquisa Inclusão social na educação.
Projeto de pesquisa Inclusão social na educação.
 

INCLUSÃO SOCIAL: DIREITO DE TODOS

  • 1. INCLUSÃO SOCIAL Aluno: Cícero Maciel
  • 2. Inclusão social: Um conjunto de meios e açõesquecombatem a exclusãoaosbenefíciosda vida em sociedade, provocadapelafalta de classe social, origemgeográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitosraciais.  Inclusão Social é ofereceraosmaisnecessitadosoportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistemaquebeneficie a todos e nãoapenasaosmaisfavorecidos no sistemameritocráticoemquevivemos.
  • 3. Inclusão Social nas Escolas A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação - e assim diz a Constituição ! Inovar não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovações estão, muitas vezes na concretização do óbvio, do simples, do que é possível fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos e aceito sem outras resistências, senão aquelas que dão brilho e vigor ao debate das novidades.
  • 4. Inclusão Social nas Empresas O temasobre o acesso de pessoas com necessidadesespeciaisaospostos de trabalhodesperta o interessetanto do empresariado, emvirtude das determinaçõeslegais, quanto dos própriosportadores de necessidades, pelasoportunidadesquepodemsurgir.  A lei brasileiracriouduasobrigaçõespara o empresariadoreferente a esseassunto: um porcentualmínimo de contratação de pessoas com necessidadesespeciais e a possibilidade de dispensar o trabalhadorreabilitadoaofim do contratosomentedepois de contratar um colaboradorsubstitutoemcondiçõessemelhantes à do dispensado.  Emrelação à primeiraobrigação, existeumaescalaqueregula a porcentagem de trabalhadoresportadores de necessidadesespeciaisque as empresassãoobrigadas a contratar, conforme a quantidade de colaboradoresqueelaspossuem. Assim, nasinstituições com até 200 empregados, 2% de seuquadrodeverá ser composto de beneficiáriosreabilitadosoupessoas com necessidadesespeciais. De 201 a 500 trabalhadores, esseporcentual é de 3%. De 501 a 1.000, a empresadeveráter 4% de suasvagaspreenchidasporessegrupo. E, se a organizaçãotivermais de 1.001 empregados, 5% deles deverão ser beneficiários.  Nota-se que, quando a lei tratasobreosbeneficiáriosreabilitados, estãocompreendidasnessegrupoaquelaspessoasquesofreramalgumacidente de trabalhooudesenvolveramalgumadoençaocupacional e, emfunção disso, nãopoderãomaisexercer as mesmasatividadesquedesempenhavam antes. Porisso, essestrabalhadorespoderão ser contabilizadoscomopessoas com necessidadesespeciais a fim de que a empresaatinjaosporcentuais de contrataçãodeterminadospela lei.
  • 5. Inclusão Social nas Empresas Quanto à segundaobrigação, cumpreressaltarque a legislaçãonãocriaestabilidadeaotrabalhador com necessidadesespeciais, masdeterminaque, caso o empregadorqueiradispensarimotivadamente um colaboradorreabilitadoou com necessidadesespeciais – contratadoporprazoindeterminadoouaotérmino do contrato a prazocerto –, obrigatoriamentedeveráexistir a préviacontratação de outrosubstitutoemcondiçõessemelhantes. É importanteobservaraindaque, caso o empregadornãocumpraessasobrigações, suaempresaestarásujeita à aplicação de multaspeloMinistério do Trabalho, sendoque o valor dessasmultasvaria de acordo com o número de trabalhadoresreabilitadosque a companhiadeixou de contratar.  Adaptação – As empresasquepretenderemadotaressapolítica social deverãoteremmenteque, paraalgunstipos de deficiência, como a impossibilidade de andar, seránecessáriaumaadequação do espaçofísicodaempresa, comoampliação dos corredores e das rampas de acesso. Ainda é precisoanalisarquais cargos permitirão a contratação de deficientes e portadores de necessidadesespeciaissemprejuízonaprodutividade e comprometimentodasegurança do funcionário.  Todavianão é somentepormedo de sofrer a aplicação de sançõesque a empresadevecontratartrabalhadoresreabilitadosou com necessidadesespeciais. A elaboração de programasqueincentivem a inclusãodessaspessoasnosquadros das empresas é louvável e, namaioria dos casos, mostra-se vantajosaparaosdoislados do contrato de trabalho. Para o trabalhador, é umaoportunidade de se desvencilhar de preconceitos e voltaraomercado de trabalho. Para a empresa, é uma forma de diminuirosencargosfiscais e demonstrarconsciência social.
  • 6. Inclusão Social na Sociedade É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como qualquer outra, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos de certa forma ser culpados por tê-las. A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relações a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando este ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos. A princípio, ganharam alguma liberdade através das rampas, que permitiram maior acesso às escolas, igrejas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, os meios de transporte, onde, aos poucos, o mundo foi se remodelando para dar-lhes maiores oportunidades.
  • 7. Links´s interessantes sobre o assunto: a.    Barreiras para inclusão social http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_social#Barreiras_para_a_inclus.C3.A3o_social b.    Cultura dos Surdos http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_dos_Surdos c.    Artigo: Inclusão social, cotas e autonomia universitária http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15545.shtml d.    Portal do voluntário http://portaldovoluntario.org.br/?idmenu=2 e.    CAIS - Comunidade de Aprendizagem para a Inclusão Social http://ciaris.rits.org.br/apc-aa-ciaris/home/index.shtml f.     Rede inclusiva http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/publicacoes.php Vídeos sobre INCLUSÃO SOCIAL:  http://www.youtube.com/results?search_query=inclus%C3%A3o%20social&search=Search&sa=X&oi=spell&resnum=0&spell=1
  • 8. Aluno:  Cicero Augusto Pinto MacielTema:   Inclusão SocialSite: https://sites.google.com/site/web2inclusaosocial/home/inclusao-nas-empresasBlog:http://inclusaosocial-alunocicero.blogspot.com/