Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apostila Microsoft Office Word 2016

15,386 views

Published on

Material de apoio aos alunos do curso de Office do Projeto Função. Apostila de Word desenvolvida por Cibele Kanegae.

O Projeto Função é realizado na Comunidade da Vila Prudente. Nasceu da motivação de levar cultura e educação social/profissional para dentro da comunidade.

Referências:site da Microsoft Office

Published in: Software
  • @JANI SANTOS @Izac da Mata Araujo , agradeço o retorno. O desenvolvimento desta apostila é fruto de uma ação social e voluntária. Nenhum tipo de comercialização é permitido para esta ou qq outra apostila que desenvolvi para os alunos do Projeto Função. Uma forma que encontrei de ajudar outras pessoas foi compartilhando aqui a apostila que desenvolvi. Uma vez que não saberei como será usada a apostila caso disponibilizado o download me reservei apenas ao compartilhamento pelo slideshare. Aproveite o conteúdo como referência e pesquisa. Bons estudos!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Oi Pessoal, agradeço o retorno de todos. O desenvolvimento desta apostila é fruto de uma ação social e voluntária. Nenhum tipo de comercialização é permitido para esta ou qq outra apostila que desenvolvi para os alunos do Projeto Função. Uma forma que encontrei de ajudar outras pessoas foi compartilhando aqui a apostila que desenvolvi. Uma vez que não saberei como será usada a apostila caso disponibilizado o download me reservei apenas ao compartilhamento pelo slideshare. Aproveite o conteúdo como referência e pesquisa. Bons estudos!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Pais eu trabalho com aula de computação e gostei muito da apostila e gostaria de adequar para o curso dos meus alunos
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Como faço para adquirir essa apostila do word 2016?
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Olá!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Apostila Microsoft Office Word 2016

  1. 1. Material de Apoio desenvolvido exclusivamente para os alunos do Projeto Função. Proibida a comercialização deste material.
  2. 2. 06 -Iniciando o Word 07 - Visão Geral Word 08 - Conhecendo a Interface do Word 09- Guia Página Inicial 09- Guia Inserir 10 -Guia Design 10- Guia Layout da Página 11- Guia Referências 12- Guia Correspondência 13-Guia Revisão 13-Guia Exibição 14-Primeiros Passos Word 15- Salvando Arquivo 16- Salvando Arquivo 17- Cursor de Edição 18- Editando Texto 19- Atalhos Selecionando Texto 20- Atalhos Formatando Texto 21- Atalhos Alinhar Parágrafos 22- Formatação: Alinhamento e Espaçamento 23- Tabulações do Parágrafo 24- Ortografia e Gramática 25- Quebra de Página 26- Inserindo Folha de Rosto 27- Inserindo Tabela 28- Inserindo Imagem 29- Cabeçalho e Rodapé 30- Inserindo Colunas no Texto 31- Marcadores e Numeração 32- Localizar e Substituir 33- Imprimindo um documento 34- Inserindo Formas Prontas 35- Inserindo WordArt 36|37- Criando Sumário 38|41- Formatando Sumário Sumário
  3. 3. O Microsoft Word é editor de texto mais conhecido e escolhido pelos usuários. Na versão 2016, podemos destacar duas funcionalidades que o editor de texto ganhou: a “ Pesquisa Inteligente”, que permite selecionar e pesquisar palavras na web através do Bing e o “Diga me” ou “ O que você deseja fazer”, permite o usuário pesquisar funções do próprio aplicativo. Você pode exportar texto e importar outros elementos para o Excel, o PowerPoint ou qualquer outro dos programas incluídos no Office.
  4. 4. Clique aqui para acessar o Word Online Os templates do Microsoft Word permitem criar documentos facilmente usando os formatos predefinidos (currículo, carta, etiqueta, fax, cartão de visita, calendário...). Outro recurso é a possibilidade de guardar os documentos na nuvem usando o serviço SkyDrive. Dessa forma, você pode acessar seus documentos do Office de qualquer computador e ainda compartilhá-los com outras pessoas. Aproveite este material e coloque em prática o conteúdo. Não tem o programa instalado no computador? Use o Excel Online.
  5. 5. Iniciando o Word 06 Esta é a primeira tela ao abrir o programa. No lado esquerdo dessa tela existem os documentos usados recentemente e a opção de abrir outro documento que não esteja na lista. Já do lado direito da tela inicial, existem modelos prontos que ajudam na elaboração de documentos
  6. 6. 05 Visão Geral Word Guia Rápido disponível pela Microsoft
  7. 7. Conhecendo a Interface do Word Barra de Ferramentas de Acesso Rápido - Esta barra permite acesso rápido para alguns comandos que são executados com frequência: como iniciar um novo arquivo, salvar um documento, desfazer e refazer uma ação, entre outros. É possível personalizar a barra criando atalhos dos comandos mais usados. Como na 2° imagem. 08
  8. 8. Guia Página Inicial Possui funções de formatação de um texto, formatos de fonte, tamanhos, efeitos, alinhamentos, estilos. etc. 09 Guia Inserir Esta guia permite inserir imagens, símbolos, cabeçalhos, tabelas, gráficos, número de página e algumas novidades como a de Inserir Vídeo Online.
  9. 9. Guia Design A partir dessa guia é possível escolher Temas, estilos de formatação, Marca D´água, Cor da Página, etc. 10 Guia Layout da Página São manipulados por essa guia: Configuração de Página, espaçamento, etc.
  10. 10. Guia Referências Permite inserir nota de rodapé, sumário, legendas, índices, Citações, etc. 11
  11. 11. Guia Correspodência Cria e configura envelopes, etiquetas e mala direta. 12
  12. 12. Guia Revisão Permite inserir comentários, revisões de ortografia e gramática no texto 13 Guia Exibição Através desta guia, podemos alterar e personalizar como exibir o documento.
  13. 13. Primeiros Passos Word Ao iniciarmos um documento em branco no Word 2016, você deve ter notado que no canto esquerdo da Página de Trabalho existe um cursor piscando. Este objeto é chamado de Cursor de Edição e é utilizado para determinar o ponto inicial de inserção de textos, ou seja, local onde aparecerão as letras digitadas por você. Observe o Cursor de Edição na Página de Trabalho. 14
  14. 14. Salvando Arquivo 1 -Para salvar o documento, clique na Guia Arquivo. 2 - Em seguida, clique na opção Salvar Como. 1 2 15
  15. 15. Salvando o Arquivo Agora clique duas vezes na opção Este PC. Após o clique, a caixa de diálogo Salvar Como será aberta, onde devemos informar o nome do arquivo e o local onde será salvo. Para finalizar, clique no botão Salvar. 16
  16. 16. Cursor de Edição Sempre que precisamos fazer alguma mudança no texto ou inserir um novo texto, devemos antes definir o local que será feita determinada mudança. Para isto, fazemos uso do cursor de edição que pode ser movimentado pelo texto utilizando o mouse ou as setas do seu teclado. 17
  17. 17. Editando Texto 18 Para selecionar Faça isto Qualquer quantidade de texto Clique onde deseja iniciar a seleção, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e arraste o ponteiro sobre o texto que deseja selecionar. Uma palavra Clique duas vezes em qualquer lugar na palavra. Uma linha de texto Mova o ponteiro para a esquerda da linha até que ele mude para uma seta que aponta para a direita e clique. Uma frase Mantenha pressionada a tecla CTRL e clique em qualquer lugar na frase. Um parágrafo Clique três vezes em qualquer lugar no parágrafo. Selecionando o Texto - Para aplicar certa formatação sobre um texto, ou seja, alterar o tamanho da letra, cor, etc. é preciso selecionar o trecho que será alterado. Existem várias formas de se fazer uma seleção de texto, a mais utilizada é o recurso de Arrastar e soltar. Selecionando com mouse.
  18. 18. 19 Atalhos Selecionando Texto Para selecionar Faça isto Um caractere para a direita Pressione SHIFT+SETA PARA A DIREITA. Um caractere para a esquerda Pressione SHIFT+SETA PARA A ESQUERDA. Uma palavra do início ao fim Coloque o ponto de inserção no início da palavra e pressione CTRL+SHIFT+SETA PARA A DIREITA. Uma palavra do fim ao início Mova o ponteiro para o fim da palavra e pressione CTRL+SHIFT+SETA PARA A ESQUERDA. Uma linha do início ao fim Pressione HOME e, em seguida, pressione SHIFT+END. Uma linha do fim ao início Pressione END e, em seguida, pressione SHIFT+HOME. Uma linha para baixo Pressione END e, em seguida, pressione SHIFT+SETA PARA BAIXO. Uma linha para cima Pressione HOME e, em seguida, pressione SHIFT+SETA PARA CIMA. Um parágrafo do início ao fim Mova o ponteiro até o início do parágrafo e pressione CTRL+SHIFT+SETA PARA BAIXO. Um parágrafo do fim ao início Mova o ponteiro para o fim do parágrafo e pressione CTRL+SHIFT+SETA PARA CIMA.
  19. 19. 20 Para Teclas Abre a caixa de diálogo Fonte para alterar a formatação ou caracteres. Ctrl+D Alterna as letras entre maiúsculas e minúsculas. Shift+F3 Formata todas as letras como maiúsculas. Ctrl+Shift+A Aplica negrito. Ctrl+N Aplicar sublinhado. Ctrl+U Sublinha as palavras, mas não os espaços. Ctrl+Shift+W Aplica sublinhado duplo ao texto. Ctrl+Shift+D Aplica formatação de texto oculto. Ctrl+Shift+H Aplica itálico. Ctrl+I Formata as letras com caixa alta. Ctrl+Shift+K Formata com subscrito (espaçamento automático). Ctrl+Sinal de igual Aplicar sobrescrito (espaçamento automático). Ctrl+Shift+Sinal de mais Atalhos Formatando Texto Sempre que precisamos fazer alguma mudança no texto ou inserir um novo texto, devemos antes definir o local que será feita determinada mudança. Para isto, fazemos uso do cursor de edição que pode ser movimentado pelo texto utilizando o mouse ou as setas do seu teclado.
  20. 20. 21 Atalhos Alinhar Parágrafos Para Teclas Alterna um parágrafo entre alinhamento centralizado e à esquerda. Ctrl+E Alterna um parágrafo entre alinhamento justificado e à esquerda. Ctrl+J Alterna um parágrafo entre alinhamento à direita e à esquerda. Ctrl+R Alinha o parágrafo à esquerda. Ctrl+L Recuar um parágrafo a partir da esquerda. Ctrl+M Remover um recuo de parágrafo da esquerda. Ctrl+Shift+M Cria um recuo deslocado. Ctrl+T Reduz o recuo deslocado. Ctrl+Shift+T Remover a formatação do parágrafo.
  21. 21. Formatação: Alinhamento e Espaçamento Formatação de texto é arrumar a aparência dele, tamanho da fonte, tipo de fonte, posição com que o mesmo será apresentado na página, etc. Selecionando os parágrafos que se deseja alinhar e clicando sobre um dos botões de alinhamento na guia Página Inicial, escolhendo a opção de alinhamento desejada. 22
  22. 22. Tabulações do Parágrafo É comum que as pessoas utilizem a tecla de espaço do teclado para aplicar espaços, porém, esta não é uma forma precisa de realizar esta tarefa, podendo o texto ficar formatado de forma errada. Para evitar esses erros de espaços, o Word oferece um recurso chamado de Recuo, fica localizado na régua horizontal e permite definir um espaço inicial da primeira linha ou demais linhas de cada parágrafo. 23 Caso você não encontre a Régua horizontal, ela pode estar desabilitada, para habilitá-la clique na guia Exibição e no grupo Mostrar escolha a opção Régua. 
  23. 23. Ortografia e Gramática É normal que durante a digitação de um texto ocorra erros de datilografia, para reduzir ao máximo esses erros o Word possui a ferramenta de verificação ortográfica e gramatical. Se o Word entender que tenha erro gramatical em um texto, este será sublinhado para que depois possa ser corrigido. O texto pode ser sublinhado de verde, quando o Word entender que houve algum erro gramatical. Exemplo: excesso de espaços em uma frase. Ou o texto será sublinhado de vermelho, caso houver um erro ortográfico, ou seja, de escrita. Exemplo: "Aprnda Mais", onde a palavra "Aprnda" na verdade deveria ser "Aprenda". Na guia Revisão, grupo Revisão de Texto, encontramos a opção Ortografia e Gramática. 24
  24. 24. Quebra de Página Muitas vezes queremos que um texto desça ou suba para um determinado ponto da página, e para realizar essa tarefa normalmente usamos a tecla ENTER para descer e a BACKSPACE para subir. O problema de se utilizar este recurso é que na verdade estamos inserindo várias linhas em branco no texto, e se forem incluídas novas linhas, aquele local que foi escolhido para pular de página poderá ser alterado automaticamente. Para que não ocorra este problema existe a Quebra de Página, pois assim definiremos onde será o final de uma página. As teclas de atalho para inserir uma quebra de página são (CTRL) + ENTER. 25
  25. 25. Inserindo Folha de Rosto 26 O Word oferece recursos muito interessantes, um deles é a inserção de uma galeria de Folha de Rosto predefinidas que sempre será inserida no início de um documento. Esta ferramenta insere uma folha de rosto completamente formatada, podendo substituir o texto existente pelo o que você desejar. Com o documento que desejar inserir uma Folha de Rosto aberto, clique na guia Inserir, opção Folha de Rosto e, em seguida irá aparecer algumas opções de folha para serem usadas, para ativar qualquer uma delas é só clicar em cima da opção desejada Depois de inserir uma folha de rosto, você pode substituir o texto de exemplo pelo seu próprio texto. Para isso, clique para selecionar uma área da folha de rosto, como o título e digite seu texto.
  26. 26. Inserindo Tabela 27 Tabela é um conjunto de linhas e colunas permitindo a inserção de textos e figuras lado a lado. Cada parte da tabela é chamada de Célula, onde cada uma poderá ter uma formatação específica, ou seja, é possível que uma célula tenha seu texto alinhado à esquerda e outra alinhada à direita. Para inserir uma tabela, guia Inserir, opção Tabela.
  27. 27. Inserindo Imagem 28 Além de inserir figuras e imagens da galeria do Word, o ClipArt, também é possível inserir a partir de imagens que estão gravadas em nosso computador. Estes arquivos podem ser fotos, imagens retiradas da internet, etc. Vamos inserir uma figura em nosso documento a partir do computador. Com o cursor posicionado onde queremos que a imagem seja inserida, clique na guia Inserir, opção Imagens.
  28. 28. Cabeçalho e Rodapé 29 Você já deve ter se perguntado como são inseridos os números das páginas em um documento ou como é inserida uma logomarca de uma empresa no topo de um texto. Imagine você digitando um documento de mais de cem páginas onde todas elas deverão ter numeração, se tiver que fazer página por página você vai perder tempo e pode não ficar bem feito. Para isso, o Word possui a ferramenta Cabeçalho e Rodapé, que são textos inseridos na parte superior e inferior da página do seu documento. Com um documento do Word aberto, clique na guia Inserir, opção Cabeçalho. Para acessar o rodapé, basta movimentar a barra de rolagem até o final da página.
  29. 29. Inserindo Colunas no Texto 30 A qualquer momento você pode dividir um documento de texto em mais de uma coluna. Para isto, clique na guia Layout da Página, opção Colunas e veja as opções mostradas, onde podemos definir a quantidade de colunas que iremos utilizar
  30. 30. Marcadores e Numeração 31 Marcadores são objetos ou figuras que podem ser inseridos ao lado de parágrafos para que o mesmo se destaque dos demais. Para inserir marcadores ou numeração, selecione o trecho que desejar, em seguida na guia Página Inicial, grupo Parágrafo, existem os dois botões.
  31. 31. Localizar e Substituir 32 Imagine que você está digitando um documento com várias folhas e precise encontrar uma palavra, se utilizar o método tradicional, lendo e buscando em todo o texto, você irá perder muito tempo e com chances de não encontrar o que procurava. Para isso, o Word possui um dos recursos mais interessantes e úteis que é a possibilidade de se localizar uma determinada palavra ou trecho de texto em um documento. Além de localizar palavras rapidamente, também podemos automaticamente substituí-la por outra. O botão Localizar se encontra na guia Página Inicial.
  32. 32. Imprimindo um documento 33 Imprimir um documento pode ser considerada uma tarefa fácil, mas se não for feita corretamente pode causar transtornos. Imprimir folha a mais, imprimir fora da margem, são alguns exemplos do que pode ocorrer durante a impressão de um documento. Antes de realizar a impressão, é possível visualizar o documento por inteiro, sabendo assim como ele está disposto na página, evitando erros. Com um documento do Word aberto, clique no botão Arquivo e depois em Imprimir. Observe que surge do lado direito uma visualização de como o documento será impresso.
  33. 33. Inserindo Formas Prontas 34 Vamos supor que em seu documento você queira inserir um círculo, um retângulo, ou até setas. Procurando pelo Clip-Art, que nós já aprendemos anteriormente, pode dar certo, porém, ficaremos dependentes das imagens já formatadas, não podendo assim fazer muitas modificações. No Word existe a opção Formas, que fornece uma paleta de ferramentas e recursos que podem ser utilizados em seus trabalhos. São formas prontas que incluem retângulos, círculos, além de uma variedade de linhas e conectores, setas, símbolos de fluxograma, estrelas, faixas, etc. Para inserir uma forma, ative a guia Inserir e escolha a opção Formas.
  34. 34. Inserindo WordArt 35 No Word é possível inserir textos decorativos com a ferramenta WordArt. Podemos criar textos sombreados, inclinados, girados, alongados e ajustados. Ative a guia Inserir, opção WordArt e observe os vários modelos que são exibidos.
  35. 35. Criando Sumário 36 Para criar um sumário que seja fácil de atualizar, aplique estilos de título ao texto que deseja incluir no sumário. Depois disso, o Word vai compilá-lo automaticamente a partir desses títulos. Aplicar estilos de título Escolha o texto que você deseja incluir no sumário e, em seguida, na guia Página Inicial, clique em um estilo do título, como Título 1. Faça isso para todo o texto que você deseja exibir no sumário
  36. 36. Criando Sumário 37 O Word usa os títulos no documento para construir um sumário automático que pode ser atualizado quando você altera o texto do título, sequência ou nível. Clique no local que deseja inserir o índice analítico, normalmente perto do início de um documento. Clique em Referências > Sumário e escolha um estilo de Sumário Automático na lista. OBSERVAÇÃO : Se você usar um estilo de Sumário Manual, o Word não utilizará os títulos para criar um sumário e não será possível atualizá-lo automaticamente. Em vez disso, o Word usará o texto do espaço reservado para criar um sumário fictício, e você deverá preencher as entradas manualmente.
  37. 37. Formatando Sumário 38 Após a criação de um sumário, é possível modificar a aparência dele. Por exemplo, você pode selecionar quantos níveis de título serão incluídos e se haverá linhas pontilhadas entre as entradas e os números da página. Também é possível alterar a formatação do texto, e o Word a manterá independentemente de quantas vezes o sumário for atualizado. 1-Clique em Referências > Sumário > Sumário Personalizado.
  38. 38. Formatando Sumário 39 2 - Na caixa de diálogo Sumário, faça suas alterações. Uma visualização das alterações é exibida na caixa à direita. 3 - Clique em OK.  Para adicionar linhas tracejadas ou pontilhadas entre as entradas e os números de página, na lista Preenchimento de tabulação, escolha um estilo de linha. Para remover as linhas, clique em (nenhum).  Para alterar a aparência geral do sumário, na lista Formatos, clique no formato desejado para aplicá-lo.  Para alterar o número de níveis exibidos no sumário, clique nas setas para cima e para baixo ao lado de Mostrar níveis.
  39. 39. Formatando Texto Sumário 40 Você pode alterar a aparência do texto em cada nível de um sumário. 1 - Clique em Referências > Sumário > Sumário Personalizado
  40. 40. Formatando Texto Sumário 41 2 - Na caixa de diálogo Sumário, em Formatos, clique em Do modelo. 3 - Na parte inferior da caixa de diálogo, clique em Modificar. 4 - Na caixa de diálogo Estilo, na lista Estilos, clique no nível que você deseja alterar e clique em Modificar. 5 - Na caixa de diálogo Modificar Estilo, faça as alterações de formatação que você deseja e clique em OK. 6 - Repita as etapas 4 e 5 para todos os níveis que você deseja exibir no sumário.
  41. 41. A MELHOR MANEIRA DE APRENDER É FAZENDO. BORA PRATICAR! ;) “DISSERAM E EU ESQUECI, VI E COMPREENDI, FIZ E APRENDI “ - Confúcio
  42. 42. Não encontrou o que estava procurando? Tem dúvidas? Use o Grupo de Estudos que temos no Facebook. Ou pesquise no site da Microsoft. Gratidão

×