Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cherla mabene lima da silva mestrado em ciências da educacao modulo tecnologia aplicada a educacao

302 views

Published on

O slide aborda de forma sucinta a avaliacao de tecnologias em saude

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Cherla mabene lima da silva mestrado em ciências da educacao modulo tecnologia aplicada a educacao

  1. 1. Cherla Mabene Lima da Silva Mestrado em Ciências da Educação Módulo - Tecnologia Aplicada á Educação A Avaliação de Tecnologias em Saúde - ATS ASSUNÇÃO - PARAGUAY - 2015
  2. 2. Fonte: http://blog.maximaging.com.br/wp-content/uploads/2013/07/183.jpg
  3. 3. HISTÓRICO A partir da segunda metade do século XX e em velocidades crescentes, as intervenções médico-sanitárias efetivas dirigidas à saúde das pessoas estão impregnadas de quantidades cada vez maiores de conhecimento científico e de tecnologias diretamente decorrentes dele. É por essa razão que os temas vinculados à ciência e à tecnologia ocupam um espaço crescente na organização dos sistemas nacionais de saúde.
  4. 4. CONCEITO Tecnologia em saúde é definido de forma muito ampla e compreende todas as intervenções que podem ser utilizadas para promover a saúde, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar ou cuidar de doenças em longo prazo. Isto inclui medicamentos, dispositivos, procedimentos e sistemas de organização e suporte dentro dos quais se fornece o atendimento.
  5. 5. TECNOLOGIA EM SAÚDE As tecnologias constituem, atualmente, uma parte indispensável de todo sistema de saúde. No entanto, em um contexto no qual os recursos econômicos são limitados, a correta incorporação e difusão das tecnologias demonstraram ser um desafio para os sistemas de saúde no mundo inteiro.
  6. 6. TECNOLOGIA EM SAÚDE A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 50% de todos os avanços terapêuticos disponíveis hoje em dia não existiam há dez anos. Anualmente, novas tecnologias médicas são colocadas à disposição do sistema de saúde e incorporadas à prática clínica, muitas vezes sem uma avaliação sistemática sequer de sua eficácia e segurança.
  7. 7. AVALIACAO DE TECNOLOGIAS EM SAUDE ATS é a síntese do conhecimento produzido sobre as implicações da utilização das tecnologias e constitui subsídio técnico importante para a tomada de decisão sobre difusão e incorporação de tecnologias em saúde.
  8. 8. CARACTERISTICAS Caracteriza-se por ser uma área de atuação multidisciplinar, onde diferentes profissionais (como médicos, engenheiros, economistas, estatísticos, matemáticos e pesquisadores com outras formações) atuam conjuntamente para revisar as pesquisas já existentes sobre a segurança e eficácia de uma determinada tecnologia de saúde ou para produzir novos estudos, quando não houver evidências convincentes sobre o desempenho de um tratamento.
  9. 9. OBJETIVO Verificar se uma determinada tecnologia é segura, eficaz e economicamente atrativa em comparação a alternativas.
  10. 10. BIBLIOGRAFIA http://www.foa.unesp.br/include/arquivos/foa/pos/files/livro- 4-ciencia-e-tecnologia-em-saude.pdf http://www.saude.sp.gov.br/instituto-de- saude/homepage/acesso-rapido/ats/avaliacao-de- tecnologias-em-saude-ats

×