Cultura e folclore do Rio Grande do Sul

19,760 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
  • Recomendo esse excelente site vagasriograndedosul.blogspot.com.br
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
19,760
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
92
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cultura e folclore do Rio Grande do Sul

  1. 1.  O gaúcho é o tipo característico da Campanha. Ele cuida do gado e da agricultura. Hoje, gaúcho é como se chama quem nasce no Rio Grande do Sul.
  2. 2.  O gaúcho, quando se veste a rigor, costuma usar as seguintes vestimentas:1. Chapéu de abas largas: normalmente preso pelo barbicacho de couro para ligar o chapéu ao pescoço.2. Barbicacho: cordão cujas pontas prendem-se ao chapéu,uma de cada lado. Passa por baixo do queixo, afim de manter o chapéu firme na cabeça
  3. 3. nos dias de vento ou durante os trabalhos no campo.3. Camisa de pano: de preferência branca e com as mangas arregaçadas, para não atrapalhar o serviço no campo.4. Lenço de pescoço: dobrado na forma de triângulo e atado com nó especial. Sua origem é indígena( das tribos Charruas e Minuanos) e servia para prender o cabelo.
  4. 4. 5. Guaiaca: cinto largo de couro macio, normalmente enfeitado com bordados ou com moedas de ouro e prata, com bolsos para guardar dinheiro e pequenos objetos.6. Chiripá: semelhante a uma calça, fica amarrada na cintura. Antigamente era usada pelos homens do campo,mas hoje em dia apenas por conjuntos folclóricos nos CTGs.
  5. 5.  7. Botas com esporas: calçado especial para andar a cavalo, feito de couro, que envolve o pé e a perna. 8. Tirador: espécie de avental de couro macio usado na cintura, do lado esquerdo, para proteger a bombacha nos trabalhos do campo. 9. Bombacha: peça mais importante da roupa masculina gaúcha. Segundo alguns autores sua origem é turca. Pode ser definida como uma calça larga, fofa, presa por botões acima dos tornozelos.
  6. 6.  10. Poncho: capa de lã com uma abertura no centro,por onde passa a cabeça. Geralmente é azul com forro avermelhado. Serve de abrigo para o frio. 11. Pala: é o poncho leve, com franjas nas pontas.É usado como espécie de capa.Quando o gaúcho se veste com seus trajes típicos, diz-se que ele está “pilchado”
  7. 7. Além dos índios, vários povosinfluenciaram a cultura rio-grandense:osespanhóis,os portugueses, osafricanos,os italianos e os alemães.Consequentemente, as dançasgaúchas incorporaram toda essavariedade cultural. As danças gaúchasmais importantes são:
  8. 8.  Fandango: antiga dança sapateada,executada ao som da viola. Anu: de origem portuguesa,é dançada com pares soltos ou abraçados. Às vezes ocorrem sapateados durante as cantigas. Balaio: dança antiga, introduzida pelos açorianos, executada em círculo.A música deve ser acompanhada de versos.
  9. 9.  Tirana: de origem espanhola, também é dançada com pares soltos ou abraçados.Existem vários tipos de tiranas. Dança dos facões: cada dançarino movimenta-se com dois facões afiados. As evoluções exigem força e agilidade dos peões.
  10. 10.  Chimarrita: de origem açoriana,é dançada em roda, com pares soltos e depois abraçados. Também é conhecida por chamarrita. Bugio: ritmo musical nascido e desenvolvido no Rio Grande do Sul. Seu criador, Neneco Gomes,pretendeu imitar com sua gaita de 48 baixos o ronco do bugio.

×