Slide historia

11,081 views

Published on

Published in: Education, Travel, Business
0 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,081
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Slide historia

  1. 1. Célia,Nathalya,Stéphany, Ana Carolina,Cayo,Bruno,Marianne. 2M1 O Período de Dom João VI  Vinda da família real ao Brasil
  2. 2. Ana Carolina 1. Biografia de Dom João VI
  3. 3. Dom João VI nasceu em Lisboa no dia 13 de maio de 1767 onde faleceu no dia 10 de março de 1826. Era filho de D. Pedro III e de Maria Isabel,por motivo do problema mental de sua mãe,passou a governar desde 1792, porém só se tornou Príncipe regente a partir de 1799. Em 1816,com a morte de D.Maria,sua mãe ,subiu ao trono e em 1818 foi aclamado Rei de Portugal,do Brasil e Algarves.Fundou o reino unido de Portugal,Brasil e Algarves nessa mesma época. Dom João VI era casado com D. Carlota Joaquina da Espanha,pai de 9 filhos,um deles seria Pedro que seria o imperador do Brasil.
  4. 4. Em virtude do conflito entre França e Inglaterra ,Napoleão decretou o bloqueio continental.Quando Portugal foi invadida pelas tropas de , a família real portuguesa com toda a corte embarcou para o Rio de Janeiro. Ao chegar ao Brasil,D.João declarou livres as industrias brasileiras e abriu os portos do Brasil ao comércio estrangeiro.Passou depois a residir no Rio de Janeiro,registrando-se também importantes movimentos militares que proporcionaram a ampliação de terras. Em 1821,a família real e sua corte seguiram para Portugal,deixando aqui o herdeiro do trono português, o Príncipe D.Pedro,que ficou como regente. Chegando a Portugal,D.João VI foi obrigado a assinar a Constituição,mais seu filho D.Miguel organizou um movimento absolutista,que vitorioso, repôs D.João como rei absoluto.
  5. 6. Bruno 2. Razões da fuga da Família Real portuguesa de Portugal
  6. 7. Napoleão Bonaparte foi o Imperador da França . Após ver sua frota de navios ser destruída pela frota inglesa , Napoleão criou o bloqueio continental como uma estratégia para enfraquecer a Inglaterra. O bloqueio continental proibia o comércio dos países da Europa com a Inglaterra , e os países que não se aderissem ao bloqueio seriam invadidos pelo exército Francês. Nessa época Dom João VI era o rei de Portugal e teve a importante tarefa de decidir o rumo de Portugal , tendo de escolher entre 3 alternativas : 1ª alternativa - Dom João ficar em Portugal e aceitar o bloqueio continental , mas isso iria romper tratados comerciais e militares entre Portugal e Inglaterra , e provavelmente isso faria com que  os ingleses atacassem Portugal. 2ª alternativa - Dom João ficar em Portugal e não aderir ao bloqueio continental , mas isso era uma declaração  da destruição de Portugal , porque faria com que o exército de Napoleão invadisse Portugal. 3ª alternativa - Fugir com a Família Real e a corte para o Brasil , (naquela época alguns países da Europa tinham colônias na América)
  7. 8. Dom João decidiu então fugir com a família real e a corte para o Brasil . Antes da ''fuga'' Dom João deixou uma carta explicando as razões de optar pela fuga para o Brasil e deixava claro a sua decepção por ter que abandonar o seus súditos.
  8. 9. Stéphany 3. Vinda da Família Real ao Brasil
  9. 10. Em Novembro de 1807, D.João, com sua corte, e toda sua família, fogem para o Brasil, evitando que fossem aprisionados. 15 mil pessoas, e em média 14 navios saíram de Portugal, sendo 4 dos navios apenas para a Família Real. Isso era estratégico, eles pensavam assim, caso um dos navios naufragasse, não se perdia toda a família. Com eles trouxeram, tudo que puderam, documentos, riquezas e etc. A viagem foi bastante difícil, ocorreu a epidemia do piolho, ameaças de naufrágios, a escassez de água e comida, entre outros problemas. Dia 22 de Janeiro de 1808, D.João chega ao Brasil, onde desembarca em Salvador.
  10. 11. Chegando lá ele abre os portos brasileiros para as nações amigas, isso quer dizer, que os países iam poder comercializar com o Brasil, incluindo, evidentemente a Inglaterra. Essa ação foi o motivo para o fim do pacto colonial. O pacto colonial eram leis, normas e regras metrópoles impunham às suas colônias. Estas leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias só comprassem e vendessem produtos de sua metrópole.. Em Março, D.João resolve ir para o Rio de Janeiro, chegando lá faz a sede de seu governo. 
  11. 13. Marianne 4. Mudanças na colônia com a chegada da corte portuguesa no Rio de Janeiro
  12. 14. Ainda em Salvador Dom João abriu os portos do Brasil aos países amigos, permitindo que navios estrangeiros comerciassem livremente nos portos brasileiros. Essa medida foi de grande importância para a economia brasileira. De Salvador, a comitiva partiu para o Rio de Janeiro, onde chegou em 08 de março de 1808. O Rio de Janeiro tornou-se a sede da corte Portuguesa. Com a chegada da Família Real ao Brasil, novos tempos para a colônia.
  13. 15. Célia 5. Formação do Reino Unido
  14. 16. Com a vinda da família real ao Brasil,cria-se uma situação politicamente estranha pois Dom João VI estava no Brasil,não em Portugal,pois naquela época Brasil era considerado uma Colônia. Durante a vinda da família real ao Brasil,estava acontecendo o congresso de Viena,e segundo este congresso a casa de Bragança seria restaurada.Porem Dom João VI estava no Brasil não em Portugal,e como o Brasil era considerado uma colônia não tinha o mesmo status que Portugal.
  15. 17. A solução para resolver essa controvérsia foi elevar o Brasil a condição de Reino Unido,se juntando com Portugal e Algarves. É bom vocês saberem que para Grã-Bretanha elevar o Brasil á reino unido era considerado um insulto porque na pratica o Brasil estava a um passo da independência.
  16. 18. Cayo 6. Revolução do Porto
  17. 19. <ul><ul><ul><li>Com a chegada da família real no Brasil, Portugal foi invadida pelas tropas de Napoleão, e com isso o povo português iniciou a revolução do porto em 1820, que exigia a volta da família real para Portugal. </li></ul></ul></ul>
  18. 20. Nathalya 7. Retorno de D. João VI à Europa
  19. 21. Dom. joão VI, teve voltar para Portugal ,pois em 1820, ocorreu a Revolução do Porto, sendo que os revolucionários vitoriosos passaram a exigir o retorno de D. João VI para Portugal e a aprovação de uma Constituição.Objetivando por um fim ao absolutismo da Dinastia de Bragança ,com isso Dom. João ficou com medo de perder seu trono aqui no Brasil e nomeou, seu filho Pedro Príncipe Regente do Brasil. E sendo assim em 1822 Dom. Pedro com o acontecimento do dia do &quot;FICO&quot; , condenou ao Brasil a sua Independência.

×