Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

8º Encontro Os Mandamento 4, 5 e 6

1,917 views

Published on

quarto mandamento - honrar pai e mãe; quinto mandamento - não matar; sexto mandamento - não pecar contra a castidade.

Published in: Education
  • Be the first to comment

8º Encontro Os Mandamento 4, 5 e 6

  1. 1. 7 º Encontro Os Mandamentos
  2. 2. Lembra-se de como nossos pais nos ensinam as regras em casa? Regras sobre não brincar na rua ou não mexer com fósforos À medida que crescemos, compreendemos a importância dessa regras, como poderíamos ter-nos ferido seriamente ou mesmo morrido, se não tivéssemos obedecido. Lembra-se de que às vezes as regras parecem um castigo, como se nossos pais as tivessem inventado para impedir-nos de fazer o que realmente queríemos fazer — as coisas que pensámos que nos fazem felizes?
  3. 3. Deus quer que alcancemos a felicidade eterna, então podemos estar certos de que Seus mandamentos não são regras restritivas, mas orientação divina com o intuito de proteger-nos do perigo e mostrar-nos formas melhores de viver. Como nossos pais, Deus nos dá mandamentos para que nos concentremos no que é mais importante e para que fiquemos seguros. Toda a orientação que Ele nos dá tem por objetivo manter-nos em segurança, ajudar- nos a ficar próximos a Ele e, por fim, dar-nos liberdade e felicidade. A palavra “mandamento” pode remeter-nos uma lista de “Nãos” — Deus não quer somente nos dizer o que não devemos fazer, mas também o que fazer.
  4. 4. “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Ex 20,12).
  5. 5. Nosso dever é respeitar e amar nossa família, e aceitarmos as correções ... Para não sofrermos depois ...
  6. 6. NÃO MATAR "Não matarás. Aquele que matar terá de responder ao tribunal“ Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encolerizar contra seu irmão terá de responder no tribunal (Mt 5,21-22) Não matarás (Ex 20,13)
  7. 7. Só Deus é o Senhor da vida desde o princípio até o fim... A vida humana é sagrada; desde seu início é fruto da ação criadora de Deus e sempre mantém esta especial relação com o Criador, origem e término de nossa existência.
  8. 8. A vida é o DOM mais precioso que Deus nos deu O quinto mandamento proíbe como gravemente contrários à lei moral: O homicídio direto e voluntário e a cooperação nele;
  9. 9. Devemos respeitar a NOSSA vida e a de TODAS as PESSOAS
  10. 10. Para viver o sentido positivo do quinto mandamento é necessário querer bem ao próximo, ajudando – com o exemplo e a palavra –
  11. 11. AJUDAR em suas necessidades, tanto materiais como espirituais. As obras de misericórdia recordam quais são as principais necessidades, e quando as realizamos, demonstramos de verdade nosso amor ao próximo.
  12. 12. O 5º mandamento - proíbe não só matar, mas tudo o que vá contra os demais: ódio, inveja, inimizade, discórdias, brigas, vinganças, lutas, desejar mal a alguém, alegrar-se em ver os outros sofrer, insultos...
  13. 13. Respeito à vida alheia. O respeito à convivência
  14. 14. Atentar contra a própria saúde:- é, - conduzir perigosamente, - Praticar esportes radicais, - Não se cuidar quando esta doente, etc.
  15. 15. Deixar-se levar pelo apetite desordenado de comer e beber.
  16. 16. Respeitar o idoso e todas pessoas – tios avós, professores... não ser violento ... Existe outras formas de matar, sem tirar a vida diretamente, tais como - - FALAR MAL DOS OUTROS (Calunia) A língua é um meio muito eficaz para matar, sem tirar a vida - O OLHAR - O JULGAR - evitar de freqüentar lugares perigosos – esportes radicais, shows que excitam a violencia e o estress emocional,
  17. 17. Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder
  18. 18. §2288 O RESPEITO Á SAÚDE A vida e a saúde física são bens preciosos doados por Deus. Devemos cuidar delas com equilíbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum. Devemos zelar pela nossa saúde; - quando doentes procurar tratamentos adequados - medicamentos que só devem ser sob orientação médica - não usar drogas (fumar/ bebidas alcoólicas/outros tipos de drogas que o mundo oferece) - culto do corpo e toda a espécie de excessos - Tatuagem , pircens, brincos,
  19. 19. Castidade (casto) = Integridade, pureza, auto-estima A pessoa casta respeita a si mesma, não se deixa usar pelos outros.
  20. 20. São Paulo diz: Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que está em vós e que haveis recebido de Deus e que não vos pertence? Haveis sido comprados por grande preço! Glorificai, portanto a Deus no vosso corpo. (1 Coríntios 6, 15, 19-20)
  21. 21. Para conservar a tua alma limpa, pura, como o céu sem nuvens, como a neve que ninguém pisou, tudo em ti tem que ser limpo: as tuas palavras, os teus pensamentos e as tuas ações.
  22. 22. Não só o cristão, mas o homem, como tal, deve respeitar o seu corpo - e o dos outros - cuidando com esmero a castidade, em pensamentos, palavras, obras e desejos.
  23. 23. e a no vestir e no falar.
  24. 24. A pureza está defendida pelo pudor, virtude que é parte potencial da temperança. O pudor recusa mostrar o que deve permanecer coberto, conduz à modéstia, que regula gestos corporais, e mantém a reserva. O pudor guarda a intimidade da pessoa e ensina, sobretudo, delicadeza. O modo de vestir nos ajuda a viver na pureza e também aos outros que nos olharem, roupas extravagantes provocantes e exploram a sensualidade. Deve-se cuidar a imaginação e a vista, para afastar qualquer complacência nos pensamentos impuros.
  25. 25. 5. Dizer não ao que nos possa levar a pecar. 3. Fugir das ocasiões que possam fazer-nos pecar. Evitar as más amizades. fugir não significa covardia, mas prudência
  26. 26. Cultivar um grande amor a Cristo e a Maria. Os que os amam, amam o que eles nos deram como exemplo Pedir ajuda a Deus e à Virgem: e rezar ao deitar-se. Imitar a Jesus, que viveu a castidade sem manchar o seu corpo com a impureza.
  27. 27. 6. Cultivar um grande amor a Cristo e a Maria. Os que os amam, amam o que eles nos deram como exemplo: a pureza. 8. Imitar a Jesus, que viveu a castidade sem manchar o seu corpo com a impureza. 7. Pedir ajuda a Deus e à Virgem: e rezar ao deitar-se.
  28. 28. Finalizando - Os mandamentos da lei de Deus 4º 5º 6º 4º Honra Pai e Mãe: “Honrar significa respeitar, estimar, obedecer e amar” é o que devemos ter para com os nossos pais. Eles formam a família. E na família que você nasce cresce e aprende a se relacionar com os outros. A família e nosso primeiro mundo. Devemos também ter carinho com as pessoas mais idosas, os doentes, os vizinhos, os professores, os amigos, por que todos eles, e nos também, fazemos parte da grande família de Deus. 5º Não Matar: Devemos respeitar a vida porque ela e a melhor coisa que existe. Deus pede que cuidemos de nossa vida e que respeitemos a vida dos outros, como uma coisa mais importante. Há vida é o dom mais precioso que Deus nos deu. Devemos respeitar a vida de todos os seres vivos. Há neste mandamento outras forma de matar, sem tiara a vida diretamente, tais como; falar mal dos outros, julgar, levar a pessoa a tristeza. E também devemos zelar por nossa vidas; indo ao médico quando doente, não frequentar lugares perigosos, não usar drogas, bebidas, tatuagens, direção perigosa, etc. 6º Não Pecar Contra a Castidade: Este mandamento nos diz que as pessoas precisam se fazer respeitar. Isso e muito importante, pois só através deste respeito nasce o amor de verdade. O amor entre o homem e a mulher deve ser igual ao amor de Jesus por todos nos.
  29. 29. Assinale as afirmativas com (V) se forem verdadeiras e com (F) se forem falsas. ( ) Não matar é respeitar a vida ( ) Honrar pai e mãe é desobedecer fazer o que não pode ( ) Guardar meu corpo contra a exposição exagerada ( ) Vestir-me com modéstia para ir a igreja (roupas discretas) ( ) Devo ajudar e respeitar aos meus pais ( ) Preservar a vida do perigo (drogas, fumo, bebidas, esportes radicais, etc) ( ) Falar mal de uma pessoa (julgar, difamar, olhar) e bom
  30. 30. Assinale as frases de qual mandamento pertencem. ( ) Devo participar dos dias Santos? ( ) Devo honrar e obedecer meus avôs, tios e professores ( ) Podemos dizer o nome de Deus em vão ( ) Devo jurar em falso? ( ) Devo guardar meu corpo contra a exposição exagerada ( ) Devo falar mau das pessoas como julgar, difamar? ( ) Devo preservar a minha vida do perigo? ( ) Vestir-me com modéstia para ir a igreja (roupas discretas) ( ) Vou primeira a missa e depois vou passear aos domingos. ( ) Deixo me levar pelo apetite desordenado de comer e beber. ( ) Falar mal de uma pessoa (julgar, difamar, olhar) e bom ( ) Ajudo meus pais nas tarefas de casa ( ) Devo evitar de frequentar lugares perigosos – esportes radicais, shows que excitam a violência e o estresses emocional.
  31. 31. AVISO: Prezados alunos, todos nós devemos participar das missas, pois nelas nos encontramos com Jesus. Para receber os sacramentos, como Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma, entre outros é preciso está em comunhão com a Igreja, participando das Santas Missas e das festividades, pois elas nos fortalece e nos aproxima de Deus. Fiquem com Deus e até o próximo encontro!!! Missas: segunda a domingo: 7h (manhã) segunda a sábado: às 19h (noite) domingo: 7h; 8:30h; 10h; 15h e às 18h. Quarta-Feira e Sábado: 19h - Missa por Cura e Libertação. http://catequesesantuariosjt.blogspot.com.br/

×